+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor de Internet

    Boa Tarde,

    Estou fazendo um servidor de internet! peguei aquela apostila q tem no forum e fiz os procedimentos. Estou tentando acessar internet com um micro com vista. Eu consigo acessar as pastas do servidor pela rede normalmente mas nao consigo navegar. o que pode ser isso?

    Bruno

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Brunordp Ver Post
    Boa Tarde,

    Estou fazendo um servidor de internet! peguei aquela apostila q tem no forum e fiz os procedimentos. Estou tentando acessar internet com um micro com vista. Eu consigo acessar as pastas do servidor pela rede normalmente mas nao consigo navegar. o que pode ser isso?

    Bruno

    Cara, passa mais informações da sua rede. Que serviços você implementou? qual a configuração no Linux? qual a topologia da rede? o Linux é seu gateway? caso não, quem é o gateway da sua rede?

    Até mais...

  3. #3

    Padrão

    Vai ser um servidor de internet apenas com firewal. Ele esta sendo usado como gateway. Estou usando o suse 10. Estes computadores estao ligados em estrela. Agradeço! Não se tem que liberar algum serviço! pois a rede interna esta ok estou acessando o servidor normalmente!

    Obrigado

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Brunordp Ver Post
    Vai ser um servidor de internet apenas com firewal. Ele esta sendo usado como gateway. Estou usando o suse 10. Estes computadores estao ligados em estrela. Agradeço! Não se tem que liberar algum serviço! pois a rede interna esta ok estou acessando o servidor normalmente!

    Obrigado
    Cara, tenta ser um pouco mais específico. Tipo sua rede é assim:

    rede_interna-----Linux---Modem_ADSL

    Qual os endereços da rede interna e das interfaces do Linux? Como está a tabela de rotas do seu Linux?

  5. #5

    Padrão

    esta com endereço 10.1.2.... e esta com dhcp. mascara 255.0.0.0. ele esta pegando os enderecos por dhcp certinho! e a outra interface esta em 10.1.1... com gateway do router 10.1.1.1.

  6. #6

    Padrão

    A rede e assim mesmo! rede interne com windows q acessa o servidor para ter acesso a internet! rede interna- linux - modem adsl.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Brunordp Ver Post
    esta com endereço 10.1.2.... e esta com dhcp. mascara 255.0.0.0. ele esta pegando os enderecos por dhcp certinho! e a outra interface esta em 10.1.1... com gateway do router 10.1.1.1.
    Desse jeito com certeza não vai funcionar. Eles precisam estar em redes diferentes. Quando você põe o Linux no meio assim ele vai rotear sua rede. Mas pre ele rotear precisam ser redes diferentes. Dessa forma ele não sabe em qual interface está a rede 10.0.0.0/8.

    quem está distribuindo o DHCP? O modem?? Como que esse DHCP ta chegando na rede interna??

    Você vai ter que criar uma rede entre o modem e o linux...
    Dá uma olhada nisso aqui:
    https://under-linux.org/forums/redes...tml#post308561

    Qualquer dúvida posta ai...
    Última edição por Magnun; 03-10-2008 às 10:51.

  8. #8

    Cool

    Amigo esta faltando fazer o NAT

    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 10.1.1.0/24 -j MASQUERADE

    não esta conseguindo acessar a internet devido a falta de NAT para a rede que esta atraz do

    seu servidor Linux.


    Att Andrei Scaratti

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andreiscaratti Ver Post
    Amigo esta faltando fazer o NAT

    iptables -t nat -A POSTROUTING -s 10.1.1.0/24 -j MASQUERADE

    não esta conseguindo acessar a internet devido a falta de NAT para a rede que esta atraz do

    seu servidor Linux.


    Att Andrei Scaratti
    Como ele tem um modem ADSL é muito provável que o modem já esteja fazendo nat. Dessa forma não é necessário que o Linux faça NAT, apenas o roteamento...

  10. #10

    Padrão

    cara deixa eu ver c entendi vc nao ta conseguindo navega do console do servidor?
    se for isso tenta da um ping pra qualquer site e ve c da certo provavelmente vai dar erro ai tenta pinga por IP por exemplo o site do terra k e o seguinte 200.176.3.142 c pinga vc ta com problema de DNS ai me avisa k eu t dou mais dicas.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
    Como ele tem um modem ADSL é muito provável que o modem já esteja fazendo nat. Dessa forma não é necessário que o Linux faça NAT, apenas o roteamento...
    Magnun, por o que entendi, do modem ao linux é uma rede 10.x.x.x/24 e do linux para a rede lan é outra rede 10.y.y.y/24, se for desta forma provavelmente precisa fazer NAT... eu sempre utilizo desta forma fazendo um NAT...

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por andreiscaratti Ver Post
    Magnun, por o que entendi, do modem ao linux é uma rede 10.x.x.x/24 e do linux para a rede lan é outra rede 10.y.y.y/24, se for desta forma provavelmente precisa fazer NAT... eu sempre utilizo desta forma fazendo um NAT...
    Não é necessário o nat. As duas redes podem co-existir perfeitamente. O NAT só é necessário quando precisamos traduzir um (ou um range de) IP privado para um (ou um range de) IP público (ou válido na internet) ou seu você quer que o acesso a uma parte STUB da sua rede seja unidirecional, o que eu não imagino que seja esse o caso (geralmente utilizado em serverfarms para balanceamento de cargas entre servidores - SLB). Como o caso é acesso a internet, o nat só se faz necessário na borda da rede, antes do modem eu posso ter 100 redes diferentes sem ter nenhum problema.

    Outra coisa, a rede dele é mascara 255.0.0.0, 10.0.0.0/8, e não /24. Ou seja ela ta colocando do lado da eth0 a rede 10.0.0.0/8 e do lado da eth1 a rede 10.0.0.0/8. O que impossibilita o seu funcionamento.

    Qualquer dúvida postar ai...
    Até mais...
    Última edição por Magnun; 03-10-2008 às 22:22.