+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link Dedicado, Full e CIR

    Comecei a pouco tempo na area de provedor de internet banda larga, venho estudando bastante para ficar melhor entendido do assunto. Mas procuro algumas informações concretas.
    São coisas simples ao olhar de alguem que já esteja na area, ai vai...

    Mi expliquem o é Link Dedicado? Já li bastante, mas sempre falta algo,,, o que seria o termo de link 100% full, ou CIR.
    Taxa real de trafego Ex: Link de 2 Mb.

    Pesso desculpa se causei algum constrangimento e espero que com meus estudos, eu possa uma dia ajudar alguem tbm q precise.

  2. #2

    Padrão

    link dedicado é um termo usado para link de dados de maior qualidade, geralmente é full duplex com cir de 50% ou 100%, cir é a garantia de banda, se você contrata um link de 50% de garantia a telecom só garante isso, caso fique lento e você consiga fazer download com velocidade de 50% do total do link é problema seu, se você contrata 100% de garantia o link terá performance de 100%.

    outra coisa é que além de full duplex é simétrico e síncrono.

    você tem a velocidade de up e down iguais, e pode enviar e receber ao mesmo tempo.

    não confunda Mbits com MBytes, um link dedicado de 2mb terá velocidade máxima de download igual a um adsl de 2mb.

    por contrato, não pode-se revender adsl, link dedicado sim.

    até onde sei, não sei se procede a informação, a anatel exige que provedores tenham link dedicado.

    valeu

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post

    até onde sei, não sei se procede a informação, a anatel exige que provedores tenham link dedicado.

    valeu
    Cacique, você tocou num ponto importantíssimo agora. Esta questão do link dedicado.
    A legislação prevê a contratação do link, mas não entra no mérito.

    Em contato com a Anatel, para dirimr outras dúvidas, foi-me colocado esta questão do link, não como exigência legal, mas como prova de que a estação é de quem tem a SCM ou não.

    Por ex. se está tudo certinho no papel, mas o link estiver no nome do parceiro, já era. A orientação que os fiscais estão recebendo é procurar qualquer coisa que prove a parceria.
    Link tem que ser no nome da SCM, contrato c/ clientes idem, equipamentos c/ nota fiscal idem, funcionários e tudo o mais. O contrato de parceria só é aceito se o parceiro prestar o serviço para a SCM e receber da SCM, nos mesmos moldes que as teles e as de energia fazem com seus parceiros. Ele ainda me citou um exemplo. Quando você aciona o suporte da empresa telefônica, quem vai na sua casa resolver o problema é uma terceirizada. É isso que eles querem.

    Desculpem os companheiros, eu ter fugido um pouco do foco do tópico, mas como você tocou na questão do link e como eu recebi esta informação na sexta-feira, ainda estou tentando digerir este assunto. Minha preocupação ficou grande.
    Mas por via das dúvidas vou atrás deste objetivo.

  4. #4

    Talking

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    link dedicado é um termo usado para link de dados de maior qualidade, geralmente é full duplex com cir de 50% ou 100%, cir é a garantia de banda, se você contrata um link de 50% de garantia a telecom só garante isso, caso fique lento e você consiga fazer download com velocidade de 50% do total do link é problema seu, se você contrata 100% de garantia o link terá performance de 100%.

    outra coisa é que além de full duplex é simétrico e síncrono.

    você tem a velocidade de up e down iguais, e pode enviar e receber ao mesmo tempo.


    valeu

    Certo, valeu pela informação.

    Posso ter entendido mal, mas ai vai,,,,

    quando é Sincrono e Simetrico, a taxa de Up e Sown são iguais, entendi correto???


    Abração a todos e fiquem com DEUS

  5. #5

    Padrão

    Bom somente uma correção o CIR se trata da garantia de banda e disponibilidade não somente a garantia de banda a e outra coisa não existe e jamais vai existir um link de CIR de 100% o maximo eh 99,9...........

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por trdnet Ver Post
    Certo, valeu pela informação.

    Posso ter entendido mal, mas ai vai,,,,

    quando é Sincrono e Simetrico, a taxa de Up e Sown são iguais, entendi correto???


    Abração a todos e fiquem com DEUS
    sincrono e simétrico são coisas diferentes.

    já lhe dei o caminho das pedras, faça um pequeno esforço agora e procure o que é cada um deles.

  7. #7

    Padrão

    Interessante, essa questão de no maximo CIR 99,9...


    Lendo um topico sobre link dedicado tbm;
    O dono do topico sitou:: ("tenho um link dedicado full de 2MB e a taxa de Down só alcança 200K, não deveria ser 250K??" perguntou ele )

    Agora pergunto eu: Se é um Link dedicado 2MB com garantia de banda total, (cir 99,9), a taxa de down não seria algo que gira-se em torno dos 1.9 MB real??? porq então ele falou taxa de down 200K??? isso seria assim se fosce uma Adsl comum não??

    Pessoal pesso desculpa pela minha leigui-se no assunto, mas se eu não tentar entender será pior!!

    Agradeço a todos que estão postando,
    fiquem com DEUS

  8. #8

    Padrão

    existe o overhead que não deixa o link chegar a 100%.

    acredito que em casos como este o negócio é reclamar com a operadora, se não resolver tem que reclamar na anatel.

    pois se em contrato a garantia é de 100% então o link deve chegar a 100%!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por trdnet Ver Post
    Interessante, essa questão de no maximo CIR 99,9...


    Lendo um topico sobre link dedicado tbm;
    O dono do topico sitou:: ("tenho um link dedicado full de 2MB e a taxa de Down só alcança 200K, não deveria ser 250K??" perguntou ele )

    Agora pergunto eu: Se é um Link dedicado 2MB com garantia de banda total, (cir 99,9), a taxa de down não seria algo que gira-se em torno dos 1.9 MB real??? porq então ele falou taxa de down 200K??? isso seria assim se fosce uma Adsl comum não??

    Pessoal pesso desculpa pela minha leigui-se no assunto, mas se eu não tentar entender será pior!!

    Agradeço a todos que estão postando,
    fiquem com DEUS
    Amigo os links são medidos em mbps bits por segundo e não em Bytes.

    Um Mbps não é a mesma coisa que MBps.


    De uma olhada em: Megabit por segundo - Wikipédia, a enciclopédia livre


    Abraço