+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Exclamation Provedor novo na area(e administrador tambem) ;P

    Galera, Sou novo aqui no forum, mas tenho um bom tempo de informatica e algums diversos cursos, que não chegam aos pés do conhecimento de voces é logico, e por isso que venho aqui pedir ajuda dos vossos gurus em linux:
    tenho uma empresa de telecon, e vendo banda larga via radio como diversos de voces, começei com um routerzinho com firmware ap router, andei pesquisando e começei a ouvir falar de microtik, então resolvi montar todo o provedor encima de uma RB600, pelo o que eu pesquisei é a melhor solução para esse tipo de serviço, mas o que gostaria de saber de voces é qual a sugestão em relação a estrutura para montar a solução?
    tenho disponivel 2 RB411, 1RB600, 5 paineis setoriais, 1 servidor xeon com 4gb de ddr ecc,1 tera em raido 0+1 com 2 saidas gigabit,
    o que voces sugerem para divisão de serviços? digo no sentido de não sobrecarregar nenhum dos 2, sou novo na area de provider, então tô meio perdido,
    por enquanto o que fiz foi configurar as 4 saidas do router, fazer o hotspot, DHCP, o resto vi por alto, mas acho que é o suficiente para ter um sistema bom, pelo menos na cabeada funciona assim, quanto a encriptação, andei lendo sobre radius, mas nunca utilizei, outra coisa o que voces sugerem de serviços pra cima do servidor? porem em windows, nada em linux(não tenho experiencias em servidores em linux e não pretendo ter por enquanto)
    aguardo sugestões creio eu ter comprado bons equipamentos para a minha rede espero sugestões do que fazer

  2. #2

    Padrão

    Amigo bom dia

    Passe mais detalhes de seu funcionamento, tipo quantos clientes pretende atingir, quantos megas de link full voce ja tem ou pretende contratar, que tipo de equipamento pretende usar nos clientes, qual a potencia que vai trabalhar, neste xeon voce vai instalar o que? o mikrotik, se for é muita maquina para ele, ele nem vai reconhecer os 4gb no maximo 2gb.

    Quanto a sistema bom de gerenciamento em windows, eu desaconselho, estude um pouco e veja as possibilidades de se fazer isso com linux mesmo, por causa de estabilidade, desempenho, virus, e ajuda aqui do forum tambem (rsrs)


    Abraços




    marcelo
    www.provedorfacil.com.br
    msn [email protected]

  3. #3
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Equipamentos:
    torre triangular 35m
    1 RB600 Microtik
    2 Rb411R Microtik
    4 Paineis setoriais 24dbi
    1 Servidor XEON, 4core 4gb ecc,2 teras de disco
    LINK 1mb embratel
    Router cisco 2811
    sistema em PPP
    8 ips dedicados
    Ideia:
    A ideia é forneçer o maior quantidade de clientes possiveis, creio que com esse equipamento consiga atingir ums 200 clientes?!
    creio que apartir de ums 100 clientes, começo a ficar sossegado, vendo velocidades de 256k/ 512/ e 1mb(raro)
    por isso estou aqui procurando sugestoes da estrutura que devo montar.
    aguardo sugestões e criticas quanto aos equipamentos

  4. #4

    Padrão

    Amigo acredito eu que de Equipamentos voce esteja bem suprido, porem para um mk central (caso voce venha a usar) nao precisa ser tanta maquina assim, pode usar uma menor que vai aguentar o tranco com tranquilidade, talvez um Core2duo 2,2 , 2gb memoria ddr2, 160gb hd sata, este xeon voce poderia usar para fins mais nobres como o servidor Radius que comentou anteriormente, ou até mesmo um financeiro + radius que vai agilizar muito a tua vida, porem a quantidade de ips dedicados que voce tem é muito pouca praticamente voce vai acabar gastando eles no nucleo do teu servidor (mk central + server radius + talvez dns + servidor de email só aqui voce ja perde no minimo 5 ips) voce tem que ja deixar previsto que alguma empresa ou outro cliente seu vai querer um ip dedicado para interligar filiais ou algo deste tipo, quanto ao ponto de equilibrio entre os teus custos e voce se estabilizar vai depender muito do que voce paga pelo link, valor que voce ja investiu, se pretende tirar licença scm ou entrar em alguma parceria (desaconselho), se vai disponibilizar equipe tecnica, enfirm tudo...

    Mas do modo geral acredito que voce ja esteja no caminho certo, ja tem equipamentos que vao garantir algum tempo sem ter que por a mao do bolso para fazer um upgrade, apenas como eu disse anteriormente procure analisar a possibilidade de sistemas de controles (radius, financeiro, dns, servidor de email) baseados no bom e velho pinguim, pois voce achara tutoriais com mais facilidade e com certeza terá uma solução mais robusta do que as que existem para windows, sem contar que na maioria das vezes é de "gratis", mais uma coisa ja veja a possibilidade de um breve upgrade no teu link, pois se voce alcançar os 100 clientes e tiver 30% deles simultaneos voca vai ter problemas.

    Do mais acredito que outros usuarios aqui do forum terao outras informações e opnioes sobre o assunto e tudo será de grande ajuda para voce, afinal conhecimento nunca é de mais.



    Abraços



    Marcelo
    ...::::: PROVEDOR FÁCIL :::::...
    msn [email protected]
    Última edição por mgn5005; 07-10-2008 às 10:17.

  5. #5

    Padrão

    Bem pra começar se vc vende velocidade de no minimo 256k, este seu 1 MB, não vai dar nem pra começar pois 35 clientes on line, pela media de meu consumo, já estaria no gargalo.

    Para 200 clientes você necessitaria de aproximadamente 4 MB full.

    Eu utilizaria 6 cartões interligados a 6 setoriais de 60º em modo ap bridge.

    Com a finalidade de não ter problemas futuros, utilizaria a autenticação via radius de meus clientes através de hotspot ou pppoe.

    Servidor radius em windows existe e funciona, mas tem que estar disposto a pagar.

  6. #6

    Padrão

    amigo.. apanhei 4 anos da minha vida por causa de link dedicado.. meus lucro so ficava na merda da telefonica 2600,00 por mega.. tinha 2..
    pra uma cidade pequena tava me matando..
    hj investi em um ponto a ponto de 30km 5.8.. e pega link a 1 mil reias por mega.. ja deu pra mim respirar.
    hj to correndo atras de preço.. o pessoal por ai coloca adsl e ganha grana.. mas sou um kara que gosta de preservar qualidade.. e vai me disculpar adsl ja em casa é uma bosta.. pensa nun provedor..rsrs..
    entao.. pesquisa bem.. na sua regiao .. fala com outros provedores.. e tentar pegar o link dedicado com melhor preço pq isso no final das contas e que vai fazer vc espandir.... elogico ter qualidade no que vai oferecer.

    em relacao a servidores.. usa linux amigo.. tudo na faixa.. um pouco de leitura e vontade.. eu fiz servidore de dns, email , web e proxy... tudo lendo e pesquisando..

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jdmano Ver Post
    amigo.. apanhei 4 anos da minha vida por causa de link dedicado.. meus lucro so ficava na merda da telefonica 2600,00 por mega.. tinha 2..
    pra uma cidade pequena tava me matando..
    hj investi em um ponto a ponto de 30km 5.8.. e pega link a 1 mil reias por mega.. ja deu pra mim respirar.
    hj to correndo atras de preço.. o pessoal por ai coloca adsl e ganha grana.. mas sou um kara que gosta de preservar qualidade.. e vai me disculpar adsl ja em casa é uma bosta.. pensa nun provedor..rsrs..
    entao.. pesquisa bem.. na sua regiao .. fala com outros provedores.. e tentar pegar o link dedicado com melhor preço pq isso no final das contas e que vai fazer vc espandir.... elogico ter qualidade no que vai oferecer.

    em relacao a servidores.. usa linux amigo.. tudo na faixa.. um pouco de leitura e vontade.. eu fiz servidore de dns, email , web e proxy... tudo lendo e pesquisando..
    Você está pegando link neste preço com a Unotel, ou com operadora?

  8. #8
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    pago na embratel 1950,00 pelo link de 1mb, conhece alguem em santa catarina ou no sul que tenha links com preços acessiveis?
    eu to quase mudando de ideia e pegando adsl

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    pago na embratel 1950,00 pelo link de 1mb, conhece alguem em santa catarina ou no sul que tenha links com preços acessiveis?
    eu to quase mudando de ideia e pegando adsl
    Nesse preço vai quebrar.

    A BrasilTelecom tem link de 1 mega full ( 100% de garantia) por 1400,00. E já acho muito.
    Procura pelo consultor da tua região e pede pelo link Corporate (100% de garantia) ou então o Diamante pela metado do preço. (50% de garantia, mas não baixa de 70%).

  10. #10
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Fato, eu ficar apertado todos os meses tendo de pagar 2pau por mes por 1 mega que nada mais nada menos que um velox de 1mb custa 65 reais...e pra compartilhamento está mais do que bom concordam?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    pago na embratel 1950,00 pelo link de 1mb, conhece alguem em santa catarina ou no sul que tenha links com preços acessiveis?
    eu to quase mudando de ideia e pegando adsl
    Em Caxias do Sul tem a MTVASUL (54) 3211-8000 c/ Telma ou Angela. ou (54) 8401-6088

  12. #12
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    eles atendem em santa catarina?
    Caxias do sul é RS correto?

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vagnerricardo Ver Post
    eles atendem em santa catarina?
    Caxias do sul é RS correto?
    Correto.

    Entra em contato, porque se eles não puderem atender por motivo de divisão de regiões eles te passam o consultor da tua região.

    Mas o preço que me passaram foi de 1350,00 um mega full ( com 100% de garantia)

  14. #14

    Padrão entre em contato comigo

    amigo, em relação a licença da anatel, configuração de rede e equipamentos para clientes, tenho tudo aqui, so me diz onde vc mora? entre em contato comigo que te ajudo....

  15. #15
    Avatar de vagnerricardo
    Ingresso
    Sep 2008
    Localização
    São Gonçalo - RJ
    Posts
    411
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    me manda seu msn que agente troca uma ideia