+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida boba sobre WDS

    Quando se configura um AP para WDS somente receberão o acesso outros APs em WDS ou placas e adaptadores recebem também? E se for em WDS+AP?
    É só cadastrar o MAC deles no AP e pronto? Oo

    Perguntas bobas xD
    Obrigado!
    Última edição por Xororo; 07-10-2008 às 16:53.

  2. #2

    Padrão

    Vou ver se consigo te explicar de uma forma clara.

    Se for AP+WDS, ele vai "receber", melhor dito, aceitar conexões de clientes normalmente ok ? daí vc decide se vai ter controle de MAC ou não para seus clientes.
    Mas... como ele está também como WDS, esta parte deve estar com o MAC do outro AP em wds tbm e vice-versa.

    É como se você quisesse aproveitar um ap com uma OMNI, para fazer juntamente seu enlace, se for perto e o sinal bom.

    Não aconselho esta prática por causa de processamento e tráfego.

    Mas se seu rádio estiver como WDS, somente rádios em WDS com os MAC´s cadastrados se conectarão.

    O WDS é uma forma segura e transparente (repasse de MACS) para fazer pontes (enlaces) visto que não "propagam" o SSID.

    Existem vários outro cenários, depende de rádio pra rádio.. mas nao vem ao caso.

    Abraços e espero que tenha entendido.

    Alam Dias

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Quando se configura um AP para WDS somente receberão o acesso outros APs em WDS ou placas e adaptadores recebem também? E se for em WDS+AP?
    É só cadastrar o MAC deles no AP e pronto? Oo

    Perguntas bobas xD
    Obrigado!
    O WDS é usado para levar a um ponto mais distante, como repetidora de sinal, como o Alan falou.
    Se quer levar mais longe e ao mesmo tempo distribuir em volta da torre, usa AP+WDS, senão só o WDS.

    Não tem nada a ver com as placas pci ou adaptadores. Estes não tem configuração de WDS. Lembrando que estes só vão se conectar se os APs estiverem como AP+WDS.

  4. #4

    Padrão

    Acho que entendi mais ou menos.
    Por exemplo..
    Se eu colocar o AP dentro de uma casa jogando sinal pra casa toda eu colocaria ele em WDS+AP e um pc e um notebook se conectariam via wireless nele? Não estou usando APs em modo cliente e sim placas pci e usb, então no caso eu coloco o MAC da placa e do usb no AP?
    Obrigado aos dois!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Acho que entendi mais ou menos.
    Por exemplo..
    Se eu colocar o AP dentro de uma casa jogando sinal pra casa toda eu colocaria ele em WDS+AP e um pc e um notebook se conectariam via wireless nele? Não estou usando APs em modo cliente e sim placas pci e usb, então no caso eu coloco o MAC da placa e do usb no AP?
    Obrigado aos dois!
    SE este AP dentro de casa está recebendo de outro AP mais distante, ele deve estar como AP+WDS e na aba WDS cadastrar o MAC do AP distante.
    Pelo fato dele estar como AP+ WDS ele vai funcionar como uma repetidora do sinal do AP distante e ao mesmo tempo como um ponto de acesso.
    Aí voce configura a placa pci ou o adaptador usb para reconhecer o perfil da rede do AP. Vai configurar na placa o nome da rede, o SSID, e se tiver criptografia, a chave correspondente. Os softs das pci e dos adaptadores não tem muito o que configurar não.
    Só vai cadastrar o mac da placa pci no AP se tiver controle de MAC no AP. Mas aí não tem nada a ver com o WDS.
    Os macs dos APS que estão em WDS é para que eles se comuniquem como se fossem um só AP.
    E o Mac da placa pci cadastrada no AP é para evitar que pci não autorizadas trafeguem na rede.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    SE este AP dentro de casa está recebendo de outro AP mais distante, ele deve estar como AP+WDS e na aba WDS cadastrar o MAC do AP distante.
    Pelo fato dele estar como AP+ WDS ele vai funcionar como uma repetidora do sinal do AP distante e ao mesmo tempo como um ponto de acesso.
    Aí voce configura a placa pci ou o adaptador usb para reconhecer o perfil da rede do AP. Vai configurar na placa o nome da rede, o SSID, e se tiver criptografia, a chave correspondente. Os softs das pci e dos adaptadores não tem muito o que configurar não.
    Só vai cadastrar o mac da placa pci no AP se tiver controle de MAC no AP. Mas aí não tem nada a ver com o WDS.
    Os macs dos APS que estão em WDS é para que eles se comuniquem como se fossem um só AP.
    E o Mac da placa pci cadastrada no AP é para evitar que pci não autorizadas trafeguem na rede.
    Hum.. como eu imaginei.. mas esse AP recebe do pop que tem MK. Dá na mesma? Dexa em WDS+AP mesmo então? OBS: Não tem criptografia.

    Valeu de novo!

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Hum.. como eu imaginei.. mas esse AP recebe do pop que tem MK. Dá na mesma? Dexa em WDS+AP mesmo então? OBS: Não tem criptografia.

    Valeu de novo!
    Sim, mas voce cadastra neste AP o MAC do AP que está lá no POP e no Ap do POP voce cadastra o mac deste AP que recebe. E no modo de operação deixa como bridge e não como gateway.
    E não esquece de cadastrar o gateway do servidor MK.

  8. #8

    Padrão

    Agora tá tudo esclarecido, muito obrigado mesmo!
    Abraços!

  9. #9

    Padrão

    Não se esqueça que cada vez que repete o sinal usando o WDS, dentro de casa por exemplo, você perde desempenho.

    O correto é que os ap´s estejam ligado por cabo de rede, daí funcionam melhor.

    Em caso de provedor, POP´s, deve ser usado um par de ap exclusivo para o enlace..

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Não se esqueça que cada vez que repete o sinal usando o WDS, dentro de casa por exemplo, você perde desempenho.

    O correto é que os ap´s estejam ligado por cabo de rede, daí funcionam melhor.

    Em caso de provedor, POP´s, deve ser usado um par de ap exclusivo para o enlace..

    Abraços
    Alam, neste caso, ligando os aps por cabo de rede, eles tem que continuar configurados como WDS?

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Alam, neste caso, ligando os aps por cabo de rede, eles tem que continuar configurados como WDS?

    Precisa não amigo, basta que eles estejam como AP ou AP-bridge.

    Por exemplo, atendo alguns clientes que tem 2 ou mais andares, daí vou ligando ap por ap via cabo de rede e em alguns andares coloco até uma setorial indoor para melhorar o sinal, e faço com que todos os rádios tenha o mesmo WEP ou WPA e o mesmo SSID, assim, em caso de notebooks, o ROAMING fica mais fácil.

    Abraços