Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Saiba quantos CLIENTES um Rádio suporta!

    Para conhecimento de todos.


    Muitos fóruns e listas de discussões apontam um e outro equipamento como tendo maior capacidade para
    receber conexões simultâneas na interface sem fio.

    A realidade é que a marca e modelo do equipamento não devem ser os primeiros a serem analizados, tendo
    em vista que fatores como capacidade de processamento e quantidade de memória RAM não são, na maioria dos casos, o que deine quantos clientes o equipamento suporta.

    Então, como saber quantos clientes um rádio suporta?

    De modo geral provedores de acesso a internet via rádio utilizam em seus pontos de acessos equipamentos que trabalham com o padrão IEEE 802.11b na freqüência de 2,4GHz.

    Este padrão, em sua especiicação, suporta velocidades de 1, 2, 5,5 e 11Mbps, porém considerando informações de controle que também trafegam na rede, obtemos uma taxa efetiva de transferência de aproximadamente 4Mbps, desta forma o interessante é fazer um teste de taxa de tranferência de dados (throughput) para aferir qual a real taxa de transmissão de dados.

    Sabendo qual a taxa de transferência do equipamento, o próximo passo é saber qual é a banda que se preten-
    de disponibilizar para cada cliente.

    Supondo uma taxa de 682kbps para cada cliente, uma conta bem simples pode mostrar a quantidade de
    clientes que podem transmitir dados simultaneamente neste equipamento: throughput / taxa desejada
    para cada cliente.

    Admitindo-se a taxa máxima de transmissão de um equipamento como sendo 4096kbps (4Mbps) dividida
    por 682kbps, obtém-se o número de clientes transmitindo simultaneamente neste este equipamento: 6 clientes.

    Grande parte dos provedores oferece um valor de banda contratada, mas garante somente de 20 a 25%
    do valor contratado. Nesses casos o cálculo deve ser feito com base no valor de banda garantida (CIR).

    Essas instruções podem ser utilizadas com qualquer equipamento de rede sem io, como equipamentos de
    3,5GHz, 5,8GHz ou qualquer outro.

    Deve-se observar também que, se a taxa de transmissão escolhida para cada cliente for pequena, por
    exemplo, 20kbps, a quantidade de clientes suportados será grande (duzentos clientes a 20kbps em um total
    de banda de 4096Kbps).

    Nesse caso os fatores citados anteriormente, processador e memória RAM, são extremamente importantes para um bom funcionamento da rede.


    Dica: Se a quantidade de clientes transmitindo ao
    mesmo tempo estiver dentro do cálculo apresentado
    anteriormente, e mesmo assim observar-se instabilidade na rede, o aumento da capacidade de processamento
    e memória RAM do “Access Point”, ou mesmo a troca deste, devem ser considerados para solução
    do problema.

    Fonte: Revista American Imports - Edição 7
    Escrito por: Leandro Faria
    Última edição por Gustavinho; 09-10-2008 às 01:03.

  2. #2

    Padrão

    Se eu pendurar 253 clientes a 16kbps num radio de 16mB de memoria ele vai aguentar? Duvido.

    E fatores como distancia, potencia do sinal, firmware, chipset e cartao de RF?

    Tenta usar 6 clientes pendurados num radio Encore a 600k pra ver se ele funciona sem travar.

  3. #3

    Padrão

    nao é so isto que implica não..

    tem a qualidade do sinal... quanto MAIS clientes, menor o troughput.. lembrando que o wireless trabalha com CSMA/CA !!! entao.. quanto mais clientes, mais o protocolo "trabalha" mais tempo se espera para enviar...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Para conhecimento de todos.
    Escrito por: Leandro Faria
    Excelente contribuição, parabéns.

  5. #5

    Padrão

    Ótima contribuição, mas isso varia muito também com relação a sinal e qualidade do equipamento. Se você tiver um bom equipamento com muitos clientes com pouca banda vai funcionar pois o throughput apesar de mais baixo ainda vai suportar a banda alocada. Aumente a banda e pronto: pau no rádio.

  6. #6

    Padrão

    Meu deus! Que besterada!

    Coloca um cliente só com controle de banda a 256Kbit/s e deixa um virus rodando na maquina dele para voce ver.

    É completamente diferente voce colocar 10 pacotes de 1500bytes do que colocar 100 pacotes de 150 bytes.

    Pacote com payload cheio lota rapido a banda do radio, mas se voce colocar pacote um pouco mais "vazio", o processador vai pensar mais, vai precisar de mais memoria ram para fazer buffer.

    Só para deixar registrado, achei ridiculo esse "artigo".

    Saudações,

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Meu deus! Que besterada!

    Coloca um cliente só com controle de banda a 256Kbit/s e deixa um virus rodando na maquina dele para voce ver.

    É completamente diferente voce colocar 10 pacotes de 1500bytes do que colocar 100 pacotes de 150 bytes.

    Pacote com payload cheio lota rapido a banda do radio, mas se voce colocar pacote um pouco mais "vazio", o processador vai pensar mais, vai precisar de mais memoria ram para fazer buffer.

    Só para deixar registrado, achei ridiculo esse "artigo".

    Saudações,
    ah GrayFox, tá dando até canseira ler o forum atualmente, só esse tipo de perolas aparecem... sinceramente, o que o cidadão espera com isso? Ser reconhecido como "o cara"?

    Mas é aquela história: "em terra de cego, caolho é rei"....

  8. #8

    Padrão

    Poisé Sergio, assim não tem condições, vou ter que chamar um adEvogado. hahaha
    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    ah GrayFox, tá dando até canseira ler o forum atualmente, só esse tipo de perolas aparecem... sinceramente, o que o cidadão espera com isso? Ser reconhecido como "o cara"?

    Mas é aquela história: "em terra de cego, caolho é rei"....

  9. #9

    Padrão

    Pelo que eu entendi, o autor do tópico não afirmou categoricamente o número máximo de usuários, mas usou o cálculo que não é dele mas até citou a fonte, como uma referência.
    E como está nas últimas frases do post, e também reforçado por outros participantes, existem outros fatores que podem contribuir ou prejudicar o desempenho.
    Mas fica aí então uma oportunidade para trazer a atenção outros fatores a serem levados em conta, com as respectivas explicações técnicas para enriquecer o fórum.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    ah GrayFox, tá dando até canseira ler o forum atualmente, só esse tipo de perolas aparecem... sinceramente, o que o cidadão espera com isso? Ser reconhecido como "o cara"?

    Mas é aquela história: "em terra de cego, caolho é rei"....

    Sérgio pelo que li no seu post você foi bem ironico ao se referir a este post......ja que você esta cansado de entrar no forum e ver os chamados "PEROLA" como você mencionou, é simples não entre e se entrar evite cliclar nestes tipos de post.

    No meu ponto de vista este tópico traria conhecimento de diversos ponto de vista e experiencia dos usuarios.

    Pois tenho certeza que existem tópicos aqui que são até vergonhoso de se ler, mais que mesmo assim todos contribuem com ajuda e exclarecimento de dúvidas.

    Mais como você deve ser um extremo profissional Wireless, isso pra você vira piada, e ainda consegue trazer puxa sacos.

    Mais tudo bem, só para deixar claro como nosso amigo de cima falou, a matéria foi publicada na revista da empresa que mencionei.

    Você sendo SUPER-MODERADOR deveria rever seus conceitos em postar comentários deste tipo.

    Agradeço até então o post dos outros usuarios, isso fez muitos aqui entenderem melhor esta teoria.
    Vlw

  11. #11

    Padrão

    Amiguinho, nao to vendo nenhum puxa saco no post, to vendo só baboseira, e falta de qualidade no post.
    Nao digo nem por quem publicou a materia, pois achou ter veracidade no que dizia, mas por quem escreveu o artigo.

    Vá estudar.

    Saudações,

  12. #12

    Padrão

    Opa pode ter certeza que vou estudar......

    E você brother, continua puxando saco que você vira super moderador blza?!?!?

  13. #13

    Padrão

    haha.... Acha realmente estou preocupado em adquirir super moderacao?


    Se voce acreditou nesse textinho que voce trouxe, voce nao vai precisar só de estudo, vai precisar é de sorte para conseguir entender os materiais.

    Como eu disse, vá estudar...

  14. #14

    Padrão

    HAhuaHU Looser, se eu postei a materia foi para que leiam e façam suas criticas e sugestoes. agora se eu realmente tivesse certeza no que diz a matéria, não faria um post e sim um tutorial...

    Detalhe, se todas essas suas 800 msgs são iguais a que você escreve aqui, com certeza deve ter muita merda espalhada no forum...

    hahaha abraço meu querido.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    haha.... Acha realmente estou preocupado em adquirir super moderacao?


    Se voce acreditou nesse textinho que voce trouxe, voce nao vai precisar só de estudo, vai precisar é de sorte para conseguir entender os materiais.

    Como eu disse, vá estudar...

    Quando muito vc vai virar burro de cocheira com esta falta de educação.

    Se vc não percebeu, ele colocou uma informação "genérica" (será que vc sabe o que é isso?) informando QUE outros fatores devem ser analisados.

    Se não te serviu, não escreva nada.

  16. #16

    Padrão

    Nunca mais tinha visto ninguem "sair na mão virtualmente" hauhauhauhauhauhau...

    To me divertindo não pela materia do post, mas so de ver a discurssão.

    Huahuahuahuahuahuahuahuhau.

  17. #17

    Padrão

    Esse topico perdeu o foco...

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    Quando muito vc vai virar burro de cocheira com esta falta de educação.

    Se vc não percebeu, ele colocou uma informação "genérica" (será que vc sabe o que é isso?) informando QUE outros fatores devem ser analisados.

    Se não te serviu, não escreva nada.
    Logico que outros fatores devem ser analisados, completamente diferentes do que esse artigo diz.

    O que nao me canso de ver é gente ajudando errado, só escrevendo porcaria.

    Vou até ficar quieto, acho que quem está nesse tópico nao precisa saber do meu ponto de vista, entao, com toda a certeza, menos informacoes.

    E pro outro que falou das 800 mensagens, pesquise e veja se realmente sao besteiras.

    Sem mais.

  19. #19

    Padrão

    Como o próprio gustavo disse, isso aqui é um post e não um tutorial, então não é necessário gente criticando sem dar opinião construtiva pra coisa crescer. Se não tem nada de útil a acrescentar, não tem porque perder seu tempo arranjando confusão aqui. Estamos todos aqui para chegar a uma conclusão e incluir conhecimento na idéia principal, então por favor, podemos retomar a discussão sem gente criticando?

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Logico que outros fatores devem ser analisados, completamente diferentes do que esse artigo diz.
    Não querendo aumentar a briga (na verdade, quero esclarecer), mas o artigo diz no final que outros fatores devem ser sim analisados. Acho que você não leu ele por completo.

    E dando minha opinião, acho que esse cálculo do total de banda disponível que o artigo trata é a premissa básica pra saber quantos clientes seu POP vai suportar. Porém, esse cálculo não basta, precisamos analisar também a qualidade dos equipamentos que nem sempre cumprem com o prometido.