+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Servidor internet via rádio gratuito.

    Muitas prefeituras e associações de moradores ja disponibilizam sinal de internet via rádio gratuita para suas comunidades, minha dúvida é a seguinte;
    Será que seria possível ganhar dinheiro distribuindo ADSL gratuitamente para um bairro ou região que possua um bom público-alvo? Exemplo;

    Uma pequena empresa que sobrevive de assistência técnica e venda de micros ofereceria aos moradores da região acesso gratuito à internet via rádio.

    Para poder participar o usuário deveria pagar uma taxa de adesão (ex. 50,00) e adquirir, caso não tenha, o equipamento necessário para acessar a rede (antena, cabos...).

    Lógicamente tudo poderá, mas não obrigatóriamente, ser adquirido na propria empresa, além de uma taxa de instalação, caso seja necessário.

    Será que com um bom marketing de vendas, e com o aumento dos serviços de manutenção provindos do grande impacto com o nome da empresa, que certamente virá, já que se trataria de um serviço inédito, seria possível cobrir os custos de implementação e manutenção da estrutura necessária para disponibilizar o serviço???

    Quais seriam as consequencias para o mercado de via rádio ja existente, será que aconteceria o mesmo que aconteceu com o IG, quando usávamos intenet discada, surgindo outros provedores no mesmo estilo (pop,itelefonica,ibest...)?

    Ou simplesmente tentariam matar o dono do novo empreendimento??

    Será que esse tipo de negócio teria futuro???


    Quem se habilita???


    Abraços!!


    Patrick

    [email protected]

  2. #2

    Padrão

    Cara a ideia não e de toda ruim, mas eu acho que nao seria viavel, visto o custo dos equipamentos necessarios e link para oferecer o serviço.

  3. #3

    Padrão

    Boa tarde


    Amigo a ideia realmente é muito interessante sim, ja que o futuro da internet é a gratuidade (espero que demore um pouco) ou à um custo muito proximo do 0, apenas procure se informar sobre as questoes legais do seu provimento de internet junto ao portal da anatel, para que voce nao tenha complicações no futuro, acredito eu que pelo fato de voce nao cobrar uma mensalidade de seus clientes, isso nao obriga voce a pagar a licença como um provedor comum (9.000,00) porem mesmo assim deverá utilizar equipamentos homologados, e veja tambem junto à uma boa acessoria se voce tem que se licenciar junto à anatel de qualquer maneira, pois pode ter certeza que se em seu bairro tiver algum provedor de internet via radio ja trabalhando alguem vai te denunciar, por isso previnasse.


    Abraços


    Marcelo
    ...::::: PROVEDOR FÁCIL :::::...
    msn [email protected]

  4. #4

    Padrão

    No contrato da ADSL diz:

    "É proibido vender, locar, sublocar, ceder, alugar..."

    No meu entender, mesmo de graça, precisa ser link dedicado..

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por netosdr Ver Post
    No contrato da ADSL diz:

    "É proibido vender, locar, sublocar, ceder, alugar..."

    No meu entender, mesmo de graça, precisa ser link dedicado..


    Correto! Não pode ser ADSL

  6. #6

    Padrão

    Amigo

    Realmente atraves de adsl voce ja vai começar da maneira errada e vai ficar sujeito a sansoes do contrato da operadora do adsl, como voce mesmo citou no inicio do texto talvez a prefeitura de sua localidade se interesse pelo assunto, por que nao tentar fazer uma parceria ou algo do tipo, ja que sua intenção e ganhar com a manutenção mesmo



    Abraços



    Marcelo
    ...::::: PROVEDOR FÁCIL :::::...
    msn [email protected]

  7. #7

    Padrão

    O que vc está pensando em fazer já deve existir em muitos lugares.

    Inclusive, um candidato a prefeito de uma cidade próxima da que eu moro usou essa idéia como campanha política.

    Disse que se fosse eleito, ofereceria INTERNET DE GRAÇA PRA TODOS!! Provavelmente ele iria trabalhar com um projeto parecido com o que vc está pensando.

    Eu tenho a impressão que essa é uma tendência bem próxima de começar a acontecer.

    Talvez isso só não tenha crescido mais devido ao alto custo do link dedicado.

  8. #8

    Padrão

    Pros proximos 2 pleitos, no máximo, 90% dos candidatos à prefeito deverão estar prometendo internet via rádio free, em nome da inclusão digital...

    escreva o que digo...

  9. #9
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão Internet Free

    Pessoal quanto a orgãos publicos distribuirem internet de graça ai não tem problemas, mas tipo prefeituras distribuirem internet de graças pra quem está com impostos em dia tb pode desde que ñ tenha nenhum provedor totalmente homologado (SCM e equipamentos) até a data da 1 tranmissão, pois caso tenha é incontitucional. O serviço publico não pode concorrer com o privado. Já existe jurisprudencia a respeito. Inclusive um provedor ñ me lembro de onde ganhou em ultima instancia contra uma prefeitura e a mesma teve de parar o serviço e pagar um multa de 2Milhões ao provedor.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Pessoal quanto a orgãos publicos distribuirem internet de graça ai não tem problemas, mas tipo prefeituras distribuirem internet de graças pra quem está com impostos em dia tb pode desde que ñ tenha nenhum provedor totalmente homologado (SCM e equipamentos) até a data da 1 tranmissão, pois caso tenha é incontitucional. O serviço publico não pode concorrer com o privado. Já existe jurisprudencia a respeito. Inclusive um provedor ñ me lembro de onde ganhou em ultima instancia contra uma prefeitura e a mesma teve de parar o serviço e pagar um multa de 2Milhões ao provedor.
    Mas a prefeitura DAR internet ela não vai concorrer com o provedor, seria uma situação diferente e não de concorrência...

  11. #11
    Moderador Avatar de minelli
    Ingresso
    Aug 2006
    Localização
    Pres. Venceslau - SP | Pres. Prudente - SP
    Posts
    1.412
    Posts de Blog
    10

    Padrão NetFree

    Bom não foi assim que a justiça entendeu.... pelo que fiquei sabendo... e um dos juizes que julgaram é meu conhecido...., e ele alertou já firou jurisprudencia... mais de 8 cidades já foram condenadas.,......

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Bom não foi assim que a justiça entendeu.... pelo que fiquei sabendo... e um dos juizes que julgaram é meu conhecido...., e ele alertou já firou jurisprudencia... mais de 8 cidades já foram condenadas.,......
    Da mais detalhes deste caso pra gente ficar por dentro...