+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Switch Wireless e Rádios Sincronizados

    Pessoal,

    Estou pensando em instalar em um grande hotel da minha cidade uma rede sem fio com switch wireless gerenciável e rádios sincronizados (todos com o mesmo SSID e roaming ativo). Com o roaming ativo funcionará igual à torres de celular, em que vc passa de uma localidade para outra sem perda de sinal. Com isso facilitaria bastante o problema de interferência entre os rádios. Os equipamentos que estou pensando em colocar são:

    Switch 3Com - X- Switch Gigabit Wireless 24 Portas 3Com® com PoE Integrado 3CRUS2475 - Recursos e Benefícios

    Rádios 3Com - X- 3Com® Wireless 7760 11a/b/g PoE Access Point 3CRWE776075 - Recursos e Benefícios

    Só tem um problema, que é o maior de todos: o valor deles!!! O switch custa em torno de quase 4.000,00 dólares e os rádios na faixa de 350,00 dólares cada um.

    Alguém conhece outra solução que custe menos? Alguém já utilizou redes wireless assim? Se já usou, vale esse investimento todo ou coloco AP's normais mesmos (Edimax, Ovislink, Kodama, etc.)?

    Serão ao todo uns 15 rádios. Devido a isso pensei nessa solução, já que 15 rádios distribuídos em um prédio de 7 andares, com certeza geraria uma interferência muito grande.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Usei rádios Ovislink e Mikrotik controlando.

  4. #4

    Padrão

    Não entendi, ijr.

    Como o Mikrotik controlará o roaming entre os rádios e todos os rádios com o mesmo SSID?

  5. #5

    Padrão

    radios com mesmo SSID, porém com canais diferentes;
    todos os rádios em BRIDGE;
    mikortik fazendo o nat.

    tem uns switchs-não gerenciavel de 16 portas da 3com que são muito bons, você pode usar para interligar os rádios. o preço é atraente.

  6. #6

    Padrão

    ijr,

    Com essa grande quantidade de rádios é impossível não haver interferência entre eles, então o Mikrotik torna-se inviável. O que poderia solucionar o problema de interferência são os equipamentos que mencionei.

  7. #7

    Padrão

    Oi respondendo sua dúvida use radios extricom Extricom são exelentes para fazer roaming.

    use mikrotik para fazer o gerenciamento da rede.

    Extricom é perfeito para ser usado em wireless indoor, pois ele isola cada radio usando um concetrador para fazer o gerenciamento contra interferencias co-canais.

    Sds

  8. #8

    Padrão

    Obrigado, leomeissner.

    Vc sabe me informar o valor desses rádios? E uma revendedora no Brasil?

    Valeu pela dica.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    ijr,

    Com essa grande quantidade de rádios é impossível não haver interferência entre eles, então o Mikrotik torna-se inviável. O que poderia solucionar o problema de interferência são os equipamentos que mencionei.

    Lembre-se, temos 03 canais que não se sobrepoe!

    você precisa fazer um estudo de campo e verificar onde vão ficar os rádios, e alternar os canais

    Tenho várias casos funcionando nessa situação.

  10. #10

    Padrão

    O preço não me recordo porem a distribuidora autorizada é em São Paulo.

    Agora Telecom

    www.agoratelecom.com.br

    sds

  11. #11

    Padrão

    os rádios vão ter os pisos do predio os separando, e ainda tem o range de canais pra trabalhar. vc nao vai ter interferencia digna de preocupaçao.

  12. #12

    Padrão

    Amigo,

    Estou fazendo um projeto similar ao teu numa Faculdade aqui da cidade.

    Serao utilizados 21 AP e 2 Wireless Switch.

    A implantacao e o gerenciamento atraves desse wireless switch é complexo, estou esperando os produtos, mas com receio de "apanhar" desses AP e do Switch Wireless, afinal ele oferece uma série de recursos.

    Achei estremamente caro, mas acredito na marca e vou investir os esforcos. Alguem sabe qual empresa vende equipamentos Wireless 3COM com precos baixos?

    Att,

    Alpine.

  13. #13

    Padrão

    Bom eu compro na dexcom mas nao sei se o preço, se tu quiser dar uma pesquizada entre no site deles.

    Sds