+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão WDS + BRIDGE = Ping Alto

    E a pessoal tudo na paz? aki não hehehe!


    seguinte:

    tenho uma base onde estou concentro todos os clientes, dessa base faço um wds com outra base (central), e dessa base por sua vez interliga mas 4 bases tudo em bridger + wds.

    o que ocorre é que a latencia está muito alta 600,800,1900.

    quando reinicio a base central tudo volta ao normal latencia em 2, 4, 10. apos 5 minutos tudo piora novamente.

    obs.: quando todas as estações estava sobre NAT, nunca tive esse problema, agora que coloquei em bridge e concentrei o acesso começarao os problemas.

    veja o esquema na imagem abaixo:

    http://www.netws.com.br/esquema.JPG



    quem puder me da uma luz ficarei muito grato!

  2. #2

    Padrão

    Olha,

    eu não recomendo WDS na rede, pois acontece justamente o que você relatou. Ponha as outras estações como clientes e/ou brigde.

  3. #3

    Padrão

    Eu faria enlaces ponto a ponto para essas "Bases 1, 2, 3 e 4".

    Além disso também não deixaria essa rede em bridge. Faça roteamento. Uma rede distinta para cada "Base". Caso contrário, a medida que a sua rede vai crescendo a sua latência vai aumentando.

    Bridge é bom em pequenas redes, com o aumento do numero de clientes e pontos é necessário rotear!

  4. #4

    Padrão

    mas se eu utilizar roteamento não irei me enquadrar como repetidor, pela legislação da anatel.

    percebi que a limitação de banda é feita apenas na interface link. então se um cliente estiver com virus ele irá gerar um grande trafego na rede e será limitado apenas na interface de saida.

    sendo assim pensei em utilizar PPPoE pois se criará um tunel e esse tunel certamente será limitado.

    me corrija se eu estiver errado por favor.

    tbm pensei em limitar em "access list -> AP Tx Limit e Client Tx Limit"

    o que vcs acham?

    obrigado pela força.

  5. #5

    Padrão

    É verdade, para que possa ser repetidora, o tráfego tem que ser limpo, transparente, sem NAT e a interconexão com a internet tem que ser somente em um lugar, onde está o registro da SCM.

    Fala ae quais equipamentos vc está usando e quantos clients em cada pop desse ok? assim poderemos te ajudar a dimensionar sua rede.

    Nao entendo o que alguns dizem, como por exemplo não usar o WDS, e usar AP/Cliente nos enlaces. o WDS é mais seguro e mais indicado, visto que opera 100% transparente. Eu uso aqui e jamais tive problema.

    Tenho um enlace com 2 aprouter em 2,4 que tá passando uns 7mb direto e nunca deu problema.

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    opa!,

    na base Central tenho uma rb433 com 3 cartoes sendo eles:

    01 - antena direcional excluisa para a base principal - touchput: ~10Mb
    01 - um painel setorial para interligar as bases 1, 2, 3 e 4 - todas as bases com touchput: ~8Mb
    01 - um cartao para os clientes.

    todas as interfaces acima em bridge. obs.: todos os cartoes engenius 8602 plus


    e nas outras estaçoes todos com 2 placas atheros: sendo uma recebendo em wds e outra para clientes. tudo em bridge tbm.


    no total de todas as bases sao aproximadamente 160 clientes.
    Última edição por daniloacr; 13-10-2008 às 11:03.

  7. #7

    Padrão

    Sei,

    você deve estar usando 811.g. Não use. Use 811.b
    G para uso externo dá latência alta.

  8. #8

    Padrão

    mas o estranho é que antes quando tava tudo em nat isso não acontecia!

    será que é o modo g que esta causando isso mesmo?

    de qualquer forma vou testar aki o mobo b.



    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sei,

    você deve estar usando 811.g. Não use. Use 811.b
    G para uso externo dá latência alta.

  9. #9

    Padrão

    cara tem outra coisa, aqui no provedor ja liguei clientes a uma distancia de 25KM com duas router board 333, fica show de bola, e todos os nossos pops sao em wds nunca tive problemas, temos mais de 1mil clientes. O que vc precisa ajustar é o seguinte para cada pop vc tem que fechar links de 5.8GHZ com antenas de disco e canais e ssid diferente. Outro ponto importante vc tem que ajustar nos links o ACK para vc conseguir um troupoght maior (não sei se é assim que escreve) tenho uma calculadora de ACK aqui no meu site (www.brasconect.com.br/calculadora) e outra coisa, nunca utiliza-se banda G para provedor sempre usa B, salvos no caso de PTP. Ok

    T+

  10. #10

    Padrão

    essa latencia alta, ou é interferencia de canal, ou tem uma placa mandando broadcast pra tudo q é lado..
    para mim dava problema em uma torre, ate verificar q uma placa dum cliente tava com problema..
    o correto seria vc ter um servidor central controlando o trafego das suas torres, e nas torres controlar a banda de cada cliente, assim evita essas dorde cabeça d brigde.....

  11. #11

    Padrão

    Amigo os seus WDS são em 2.4GHz? Caso seja é só mudar todos para 5.8GHz que não vai ter problemas com latências altas, não precisar fazer roteamento nas torres caso estejas usando PPPOE, pois como sabemos não a broadcast na rede, no meu caso utilizo a mascara /30, ou seja, cada cliente tem uma rede, um gateway e um broadcast e o trafego vai direto para o servidor não fica rodando na rede. Tenho varias repetidoras na minha rede todas em WDS, mas em 5.8 e nunca tive problemas com latências, Já fiz alguns wds em 2.4GHz funciona, mas não tem estabilidade.

  12. #12
    deniss
    Visitante

    Padrão talves seja seus equipamentos

    boa noite meu caro esse seu problema ja tive parecido resovi baixando a potencia do enlace e trocando a fonte por uma de 600w




    abracos