+ Responder ao Tópico



  1. #1
    gsteixei
    Visitante

    Padrão Serviço de hospedagem, é viavel?

    Saudações libertarias!

    Estou pensando em criar um serviço de hospedagem. Como nao tenho muito dinheiro, pensei em começar devagar..

    Minha duvida é:

    Da pra fazer com isso?
    Quantos clientes vou poder pendurar???
    Quanto da pra cobrar????

    Hardware:
    Dual Core 2.6Ghz, 2 Gb RAM, hd sata
    Upload: 512k (adsl)
    Nobreak
    para a redundancia, outra maquina igual.
    Servicos prestados:
    Apache, php, python, mysql, postgres e webmail

    Como eu disse, é pra comecar devagar...

    É viavel??


    Desde ja agradeço a ajuda!!

  2. #2

    Padrão

    adsl pra hospedar isso eh um tiro no pé...

    nao pode esquecer que, dados de clientes sao importantes.. qulquer parada.. ou problema.. queima seu filme..

    porque nao aluga uma revenda de hospedagem, sao baratas e ja tem painel de controle.. voce nao precisa configurar nada.. apenas VENDER

  3. #3
    gsteixei
    Visitante

    Padrão

    Obrigado, alexandre..

    Pois é, adsl, é complicado mesmo...

    Mas tirando o link, quantos clientes uma maquina destas aguentaria???

    Vou dar uma olhada nessas revendas...
    Pena que nao tem que configurar nada, é a parte mais divertida!!! ahuahuahu :P


    Obridado, abração!

  4. #4

    Padrão

    Divertido é ganhar dinheiro!

    Mas já que você quer meter a mão na massa...

    Essas máquinas tem fonte redundante?
    Imagina ter que parar o serviço por causa de fonte e acredite, em uma queda de energia várias fontes podem ir para o beleléu.

    Você algum outro link de redundância?
    Se der algum problema na rede do seu provedor, já era. E para seu cliente você não pode simplesmente jogar a responsabilidade para cima de outra empresa.
    Lembrando que os teus links devem ter uma banda de upload boa, geralmente aDSL, como o próprio nome diz, o upload é menor que o download.

    Já pensou em ter pelo menos RAID 1 nas máquinas?
    Seus dados tem que estar espelhados, vai que teu hd vai pro saco e você não consegue mais acessá-lo? Imagina o tempo para subir um backup.

    Esse nobreak segura por quanto tempo?
    Quedas de energia podem durar 1 minuto quanto podem durar mais de 24 horas.


    Você tem que pensar nessas e em outras questões para manter seu SLA alto, cliente jamais irá te elogiar por nunca ter tido uma queda na conexão, mas se ficar um dia inteiro fora ele vai lembrar isso pro resto da vida e é aí que você se queima!

  5. #5
    gsteixei
    Visitante

    Padrão

    Obrigado pelas dicas, Favro. Entendo que a redundancia é fundamental.
    Mas minha duvida é:

    Suponhando que eu tenha tudo isto que tu falou, e ainda um link dedicado (com redundancia).
    Quantos clientes uma maquina destas aguenta???
    Quanto de banda precisa reservar pra cada um???

    Obrigado

  6. #6

    Padrão

    Boa tarde a todos,

    Bom parece que o cerne da questão se engloba em quantos clientes o servidor aguentaria. A reposta é "depende". A mais ou menos um ano, no grupo da empresa tínhamos operando no mesmo servidor web (acredite se quiser, isso foi loucura) 10 domínios virtuais e mais o servidor de e-mail, que com ele servia a outros 10 domínios virtuais de e-mail. A pergunta: Houve garagalo? Não, pois a quantidade de conexões simultâneas foram bem distribuídas no cache do APACHE, além de regras de firewall bem definidas para acesso ao servidor e políticas muito restritivas de acesso ao e-mail. Resultado: Para prosseguimento no projeto foi necessário mudar toda a parte de definição para que pudéssemos dividir os serviços em máquinas distintas, já que uma aplicação web que todos os domínios e terceiros iriam utilizar iria trazer um tráfego ainda maior. Detalhe, estavamos usando um link digital da EMBRATEL de 1 MB Full. Realmente é um custo que talvez não seja viável (principalmente em se tratando de servidor de e-mail), pois as empresas de hosting deixaram o mercado de tal forma que não há como ser "pequeno" neste ramo. Hospedar um servidores para empresas cuja a quantidade de funcionários seja menor ou igual a 10, para compensar o custo (para você e para os seus clientes) só a partir da 6 empresa, pois menos que isso é muito desperdício (na minha concepção). E de 60 para frente, vais ter que pensar seriamente no seu hardware bem como em conexão, e tudo mais dito anteriormente...
    Espero ter auxíliado.

  7. #7

    Padrão

    Isso é uma questão meio complicada.
    Existem até métricas para isso, mas depende muito do tipo de serviço que você quer fornecer.

    Uma coisa eu te garanto, se você for prover banco de dados, você deve ter um servidor dedicado a isso, pois o hardware para um database é diferente de um hardware para servidor web.

    Fora que se alguém fizer uma query muito grande (leia-se errada) pode sobrecarregar seu servidor, deixando lento o serviço para quem não tem nada a ver com banco de dados.

  8. #8

    Padrão

    Meu caro,

    seria melhor então começar revendendo hospedagem de alguma grande empresa americana. Conheço algumas pessoas que fazem isso. Quando você atingir determinada quantidade de clientes (que possam sustentar a sua própria hospedagem) peça um link de 1 Mbps (ou mesmo 512Kbps) e você conseguirá fazer o seu negócio deslanchar.

    ADSL!!!???
    Você precisa de pelo menos dois IPs fixos/válidos (DNS1 e DNS2/E-mail). O ADSL empresarial só fornece um e é relativamente caro para quem não tem estrutura e está começando. Caso queira realmente montar estrutura própria peça alguma coisa como "IP light" (ou IP Turbo) que as operadoras disponibilizam para o mercado com 8 IPs. Vai precisar de um roteador com serial V35, um bom switch e de pelo menos dois servidores: DNS1 (principal), DNS2 (secundário e cópia do primeiro e também servidor de e-mail).

    Qualquer coisa entra em contato.