+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por Xororo Ver Post
    Perdão, pelo jeito me enganei.

Nos EUA e na Europa, a faixa de frequência do Wimax é 2400 a 2483,5Ghz. No Japão é 2400 a 2500.
    Aqui no Brasil foram feitos testes com equipamentos na frequência de 3,5Ghz, considerada pré-Wimax. Estava previsto pra operar em Ouro Preto na frequência de 5,8Ghz.

Eu achava que Wimax era só em 3,5Ghz. Isso aí foi retirado do Wikipedia.
    Me parece que o wimax está mais relacionado com o protocolo utilizado.
    Usamos o 802.11 a/b/g/n

No wimax é o protocolo 802.16. Quanto a frequencia pode variar. Mas tem uma regulamentação quanto a quais estão ou estarão disponíveis a preços de leilão ( caríssimos )

Levando isso em conta, podemos chegar a conclusão que wimax não é para nós mortais. Mas quando estiver totalmente regulamentado, vai fazer muito estrago na nossa seara.

2. Enquanto isso no palacio da Justica ... eu vou usando cabo utp .... ahiaHIUAHUAUHai ...

3. Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Me parece que o wimax está mais relacionado com o protocolo utilizado.
    Usamos o 802.11 a/b/g/n

No wimax é o protocolo 802.16. Quanto a frequencia pode variar. Mas tem uma regulamentação quanto a quais estão ou estarão disponíveis a preços de leilão ( caríssimos )

Levando isso em conta, podemos chegar a conclusão que wimax não é para nós mortais. Mas quando estiver totalmente regulamentado, vai fazer muito estrago na nossa seara.
    Pelo contrario 1929,

O WiMax, ou o padrão 802.16, estabelece frequencias de 2 até 11 GHz sendo que as principais frequencias comerciais são 2.5, 3.5, 5.8 e 10.5 GHz e a de 3.5 GHz é licenciada pela ANATEL (licitação e custo).

O WiMax também usa a faixa 2.4 GHz com frequencia centrada em 2,45 GHz e a de 5,8 GHz que são livres e podem ser adotadas pelos pobres mortais, mas lembre-se que quanto maior a frequencia utilizada menor a cobertura.

O WiMax seria a solução de baixo custo para as redes sem fio, utilizando OFDM. Existiram promessas de que uma estação com 6 setoriais poderia fornecer uma banda de 84 Mbps para 300 usuários com taxa garantida de 256 kbps, ou seja, uma loucura de coisa boa.

Algumas operadoras, com exceção da Embratel hoje, iniciaram os testes com freqs não regulamentadas, o que frustou um pouco as engenharias das empresas pelo desempenho do sistema.

A Aperto Networks foi uma das empresas que incentivou o WiMax e chegou a instalar sistemas no México e EUA.

Já participei de projetos com WiMax em 2005/2006 e até hoje esta tecnologia não emplacou a contento frente ao WiFi e Wi-Mesh.

Agora o que pode de fato arrebentar com os provedores wireless é o fato da banda larga em mobilidade previsto no padrão WiMax.

Imagine a cena, você saindo de casa com o seu note embaixo do braço e chegando no "botequim" você saca ele e começa a acessar internet para poder ler emails.

Bem difícil né, pode ser que para empresas ou executivos em transito isso seja algo notável, mas para os clientes residenciais habituais dos provedores wireless não é um cenário realistico, inclusive sair com o note embaixo do braço, rs.

Na europa e estados unidos isto pode ser uma realidade devido a cultura tecnologica, mas aqui tenho minhas muitas dúvidas disso.

Um grande abraço,

4. Esqueci de citar:

O pré-wimax é a denominação para os equipamentos que foram fabricados antes da homologação definitiva do padrão 802.16x pelo WiMax FORUM, ou seja, tem algumas funcionalidades do padrão onde nem todas estão ainda implementadas pois foram fabricados antes da homologação final.

Possivelmente dois equipamentos WiMax não conseguirao interoperar plenamente entre sí se ambos não estiverem com todas as funcionalidades do padrão implementadas em seu firmware.

Uma outra coisa que esqueci de citar sobre o WiMax é que as telecoms, principalmente aquelas que não possuem capilaridade metálica em algumas regiões é que farão uso extensivo desta tecnologia. Afinal o custo de implantar redes metálicas ou ópticas ainda é extremamente elevado.

Além do que as empresas SCM podem, via umbundling, contratar pares metálicos com garantia de qualidade de outras operadoras o que também afasta um pouco os olhares desta nova tecnologia.

Equipamentos WiMax da Aperto (não é propaganda).

http://www.apertonet.com/docs/16e_solutionbrief.pdf

http://www.apertonet.com/docs/Licens...on%20Brief.pdf

A INTEL é uma grande fabricante de chipset para WiMax e seus chips equiparam as BS (Base Stations) da Alcatel, Siemens, Alvarion, Aperto e Proxim.

Espero ter ajudado.

Abraços,

5. Uma verdadeira aula.

Então o negócio e ficar atento mesmo. Apesar de que estes equipamentos que voce citou serem o olho da cara.

A Mude.com.br tem alguma coisa oferecida em 5.8 e que eles chamam de pré-wimax. Eu achava que era só marketing. Em torno de R$ 2.500,00 Mas parece que eles indicam só para ponto a ponto. E teria ainda a questão de que equipamento usar no cliente para haver compatibilidade, né?
    O melhor seria então usar estes para os ponto a ponto e fazer células em wi-fi no bairro para atender aquela comunidade específica.

As redes Mesh, não sei como se comportariam para uso em um provedor, visto que tudo vai ser canalizado diretamento no link na base. O caminho sempre vai ser estabelecido o mais curto ou melhor, e isso não poderia sobrecarregar os rádios, já que o acesso seria quase que aleatório.
    Eu vi um artigo sobre mesh, onde cada AP instalado vai cobrir uma área, mas o acesso é feito por vários links espalhados por toda a área e não um central.

Quanto a mobilidade, pode ser que hoje não, mas logo logo o pessoal do notebook vai querer visitar seus amigos e levar um note embaixo do braço para lá na casa dele demonstrar seu acesso a internet.

Citação Postado originalmente por wagnerb Ver Post
    Pelo contrario 1929,

O WiMax também usa a faixa 2.4 GHz com frequencia centrada em 2,45 GHz e a de 5,8 GHz que são livres e podem ser adotadas pelos pobres mortais, mas lembre-se que quanto maior a frequencia utilizada menor a cobertura.

O WiMax seria a solução de baixo custo para as redes sem fio, utilizando OFDM. Existiram promessas de que uma estação com 6 setoriais poderia fornecer uma banda de 84 Mbps para 300 usuários com taxa garantida de 256 kbps, ou seja, uma loucura de coisa boa.
    ...
    ...
    Já participei de projetos com WiMax em 2005/2006 e até hoje esta tecnologia não emplacou a contento frente ao WiFi e Wi-Mesh.

Agora o que pode de fato arrebentar com os provedores wireless é o fato da banda larga em mobilidade previsto no padrão WiMax.
    ...
    Bem difícil né, pode ser que para empresas ou executivos em transito isso seja algo notável, mas para os clientes residenciais habituais dos provedores wireless não é um cenário realistico, inclusive sair com o note embaixo do braço, rs.

Tópicos Similares

1. Acho que estou sendo Monitorado!!!!!!!!!!
    Por MarceloRibeiro no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 7
    Último Post: 29-07-2004, 06:28
  2. Eu acho que named
    Por doidoht no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 15
    Último Post: 23-05-2004, 15:43
  3. Uplink Wirelles (AD-HOC) acho que é isso :)
    Por clistenis no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 30-04-2004, 17:27
  4. eu acho que nao
    Por bouncer no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 02-01-2004, 17:31
  5. acho que está infectado.
    Por vandemberg no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 3
    Último Post: 23-12-2002, 12:11

Visite: BR-Linux ·  VivaOLinux ·  Dicas-L