+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão (duvida) limitar conexoes no MK

    alguém ai pode esclarecer uma duvuda minha?

    tenho um link de 20 megas da embratel, meu servidor não é mikrotik uso um servidor que roda em cima de um BSD que só tenho acesso a interface web para cadastrar entidade, IP, velocidade, ver graficos e tal, mas uso MIKROTIK (Routerbord) para distribuir o link, ele sai do meu servidor e cai em uma torre com uma MIKRITIK (routerboard com 3 interfaces wireless), em uma delas tenho um lance em 5.8 de 24 km até a outra routerboard com 4 interfaces wireless, em duas delas eu repito o sinal em 2.4 para os clientes com APROUTERS, nos momentos de pico quando sei que os clientes ficam pendurados na internet tudo fica muito lento e não é por falta de banda pois banda sobra, vi vários artigos sobre isso aqui mas a duvida é a seguinte:

    1- isso pode ser em função das conexãoes simultaneas?
    2- tem como fazer esse controle disso nas proprias routerboards? ou é um servidor mikrotik que faz isso?
    3- tem como dar prioridade para os clientes navegarem mais rápido e baixarem um pouco menos no emule por exemplo?

    tenho 3 servidores de IP, em um deles eu ainda uso Terabean para fechar o backbone 5.8 na mesma distância (20 km) que os Mikrotik e distribui o sinal em 2.4 com YDI e não tenho tanto esse problema de lentidão mas são bem menos clientes pendurados. mas já to comprando mais routerboads para fazer tudo com mikrotik.

    alguém pode me dar uma dica? Obrigado.
    Última edição por piu12; 11-10-2008 às 12:13.

  2. #2

    Padrão

    Cara este problema de lentidão qndo mtos clientes estão conectados jah é antigo viu.. aki tbm varias vezes passamos por este problema. Até onde realizamos estudos e pesquisas sobre este problema de fato não é banda e sim mta das vezes processamento mto alto de nossas RB's, ou seja, ela esta lotada de processamento. Uma das coisas que pode ser realizada para liberar um pouco o seu processamento é rever os roteamentos nela existentes. E tenha a ciencia que em várias pesquisas sobre isto ainda continuamos a achar que o MKT tem um limite "x" de clientes conectados, ou seja um limite "x" de conexoes simultaneas.

    O fato de estar limitando a conexao p2p é mais pelo fato de estar s/ banda no momento, é bom realizar isto tbm.

    ok..flw

  3. #3

    Padrão

    Amigos,
    sempre que existe um tipo de questionamento desse aki na lista eu falo com vocês. É fator limitante do protocolo 802.11 2,4Ghz a taxa máxima de pacotes por segundo é de 200; e quanto maior a banda liberada pro cliente no ponto de acesso, mais rápido isso é consumido. Pode-se ter 300 clientes num só cartão, desde que a banda liberada pra eles, o tipo de de consumo de cada cliente, o horário de funcionamento desses clientes seja fator relevante. Um bom projeto requer, antes de liberar um cliente na rede, verificar esse fatores todos.
    Ter 20MB é muito bom, na saída. Se sua rede de (entrada) não consegue atender às demandas dos clientes, não resolve nada ter banda de saída alta.
    O Mikrotik trás nas Interfaces Wireless e Wired a informação na aba TRAFFIC os PACKETS PER SECOND ou p/s tanto de TX quanto de RX. Verifique essa informação e veja se suas interfaces 2,4 Ghz estão com tráfego de pacotes por segundo acima do limite.

    []'s
    Última edição por brenovale; 13-10-2008 às 12:37.