+ Responder ao Tópico



  1. #1
    salckware11
    Visitante

    Padrão 2 omnis na mesma torre mt interferencia?

    Se eu colocar duas omnis na mesma torre em canais distantes ir dar mt interferencia ? , o motivo é quero dividir os clientes 30 em cada AP
    Ex:

    omni1 omni2
    -----______------___________________________________________solo !!

    essa distancia aqui de 1 metro! obrigado

  2. #2

    Padrão

    acho que como solução provisoria nao ficaria ruim nao..... dependendo a poluição em sua regiao....


    conheço um amigo que tem uma torre com 4 omnis... uma esta desativada... e devido a queda de uma torre de um conhecido..... e emprestou por alguns meses a torre.... mas esta normal ateh agora....

  3. #3

    Padrão

    Tbem estou pensando em colocar 2 omni em minha torre, hoje em dia utilizo uma omni de 15 dbi da aquario modelo novo, está perfeita, só que para clientes pertos, perde um pouco, queria coloca uma de 8dbi da hyperlink bem mais pra baixo, uns 5 metros pra baixo da de 15, mais estou meio com receio de dar muita interferência, aqui na minha cidade tem um pessoal usando antenas de grade de 25 dbi da aquario para distrubuir o sinal, não sei se fika bom isso, se caso alguem já utilizou antenas de grades para distribuir da umas dicas ae, pq qualquer coisa eu coloco de grade mesmo, não preciso de 360 graus para clientes pertos.

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Olha não é indicado não, pois essas antenas pode acabar com sua própria rede.
    Agora antena Aquario para destribuição de Sinal, eu nunca ouvir falar disso viu, pois ela é direcional, tem um angulo de abertura muito pequeno se eu não me engano 8º (preciso confirmar), mas é por ai.

  5. #5

    Padrão

    Realmente a abertura de uma antena de grade é muito pequena. Não foi projetada para fazer distribuição de sinal. No site da Aquarius tem acesso aos lóbulos de irradiação das antenas.

    Quanto a utilizar duas omni´s, não é aconselhavel, mas é possivel sim.
    Tente deixar elas mais afastadas, e use uma separação de no mínimo 3 canais para diminuir a interferencia entre elas.

    O ideal seria separar a sua rede usando antenas setorias: Ao invés de usar duas omni´s, use 3 setoriais de 120º. A incidencia de ruído será bem menor, melhorando significativamente a qualidade de sinal nos teus clientes!

  6. #6
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    Eu ja tenho uma de 18 dbi na ponta da torre eu tava pensando em colocar uma de 15 ou 12 dbi no meio para os clientes mas proximos será que a rede vai funcionar nomal ?? sem interferencia pq cada antena ficaria com 20 clientes cada !!!

  7. #7
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    eu tenho um Ap Super GTS mas a font queimou e eu coloquei uma font de camelo, mas qualquer pico na energia eletrica ele desliga onde eu posso comprar a font original para ele ?

  8. #8

    Padrão

    Amigo, posso te sugerir uma solucao bastante pratica e interessante...

    Ao invés de 2 omnis, coloque uma no topo da torre e um painel de 120º logo abaixo, 1 ou 2 metros em um canal que nao interfira na omni (ex. omni no 1 e o painel no 6 ou 11). vai ficar bom.

    Não nunca jamais coloque uma omni perto da outra pois é poluicao e interferencia na certa, se por outra, sempre ponha abaixo distante pelo menos 3 metros. Os paineis setoriais ficam perto porque as costas deles nao irradiam tanta poluicao quanto uma omni.

    Pense na ideia do painel.

  9. #9
    salckware11
    Visitante

    Padrão

    Mas a questão que os clientes proximos tem em todos os lados, se eu colocar um painel vou pegar apenas uma parte se eu colocar uma antena 3 metros mas alto da outra mais ou menos assim


    omni1 3 metros omni2
    ===== ----------------======-------------------------------------------------() solo

    como vc disse a partir dos 3 metros nao ira dar prolema !!!!!!


    mas uma duvida uma omni de 15 dbi aguenta mas de 40 clientes simultaneamente ??

    obrigado !!!!!

  10. #10

    Padrão

    Cara, vc coloca as Omini com distância de 1m da torre(faz um suporte), e coloca uma abaixo da outra com uma distância de uns 5 a 8 metros, colocando em canais diferentes. Agora isso só vai ficar bom por um tempo, quando vc estiver com mais cliente vai precisar colocar paineis. Experiência propria, tbm trabalhava no início com Ominis

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    mas uma duvida uma omni de 15 dbi aguenta mas de 40 clientes simultaneamente ??
    Quem diz a quantidade que uma antena aguenta é o radio... uma antena aguenta 1.000 clientes pendurados nela ou ate 10.000.

    O radio é quem pode nao aguentar, no seu caso um GTS com APRouter pode aguentar ate uns 15 simultaneos. Se eu fosse voce investiria em uma RB ou PC-AP com Mikrotik que é melhor.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    eu tenho um Ap Super GTS mas a font queimou e eu coloquei uma font de camelo, mas qualquer pico na energia eletrica ele desliga onde eu posso comprar a font original para ele ?
    Eu consegui em www.cibelytecnologia.com.br

    Preço é bom. E já pedi com mais amperagem

  13. #13

    Padrão

    Nossa 2 ominis na mesma torre, como o amigo Pedro0278 disse nao é indicado a usar, mas pra atender poucos clientes, o povo faz isso, so q quem quer investir num equipamento, estrutura, instação de um serviço q depois de 20 clientes a mais, teria q trocar tudo, isso é gasto desnecessario, se vcs querem atender mais clientes com a mesma torre, troque a omini por Setorial... e um Radio bom... quem vai atenter os clientes é o RAdio... uma RB 133, com setoriais de 14 funcionaria blz.
    Apanhei muito com omini, por nao procurar conhecimento, por tentar montar uma em cima da outra, hj uso ominis pra lugars onde atendo ate 30 ou 40 clientes soh... acima disso so setorial.

  14. #14

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por salckware11 Ver Post
    Se eu colocar duas omnis na mesma torre em canais distantes ir dar mt interferencia ? , o motivo é quero dividir os clientes 30 em cada AP
    Ex:

    omni1 omni2
    -----______------___________________________________________solo !!

    essa distancia aqui de 1 metro! obrigado
    Acredito que eu possa opinar, pois eu tenho uma torre de 22m de altura, utilizo ezatamente como você esta pensando, tenho 30 clientes em um ap da aprouter, e em outro ap tenho mais 18, utilizo duas antenas omini's da aquario de 15db aquela grossa, onde copiaram o projeto da hyperlink, utilizo os canais 1, e na outra antena 6, mas vc pode usar com intervalos de 5 em 5, por exemplo 1,6 e 12 ou no caso para 2 antenas, 2 e 7, 3 e , 4 e 9, 5 e 10, 6 e 11, ou 7 e 12, assim um não da muita interferencia no outro nao, mas eu ja estou migrando para um servidor embaixo e vou botar 4 paines hyperlink, a cobertura é maior, tem menor interferencias e o resultado é bastante satisfatorio, vamos trocando ideias, assim um ajuda o outro, se prescizarem de mim, pode pedir ajuda que se eu souber ajudo na maior ta?
    Abraços a todos

  15. #15

    Padrão

    Na minha opinião o melhor a fazer é partir para as setoriais e eu poderis te indicar uma boa, mesmo porque seu interesse é atingir clientes mais pertos.

    TSM 9dbi 120° - São antenas muito boas que tem um angulo de abertura excelente.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Na minha opinião o melhor a fazer é partir para as setoriais e eu poderis te indicar uma boa, mesmo porque seu interesse é atingir clientes mais pertos.

    TSM 9dbi 120° - São antenas muito boas que tem um angulo de abertura excelente.
    Amigo 9 Dbi eu acho muito pouca potencia, utilize uma Hyperlink 14 dbi 120º que vai ter um ótimo resultado!

  17. #17

    Padrão

    Só ressaltando. uma antena painel setorial de 9Db é melhor que uma omni de 15Dbi, pelo fato dela concentrar mais energia numa direção.

    Se voce dividir 15Db em 3 direções, terá 5Db pra cada lado, enquanto 3 antenas de 9Dbi cobrindo 120º vai mandar 27Db, fora o fator ruido que as antenas omni sofrem terminantemente.

  18. #18

    Padrão

    Oi caro amigo.
    Segundo os cursos que tive isso nao ajuda muito
    alguns palestrantes até me diseram ser uma pessima ideia mas cada um pensa de um geito
    talves se vc usasse uns paineis setoriais resolveria seu problema

  19. #19

    Padrão

    O correto é usar omini com poucos clientes, quando aumentar é certo usar setoriais, mas somos brasileiros e gostamos de coisas baratas entao é onde o povo erra, funciona 2 ominis ate 3 numa mesma torre vai funga.... so q mais pra frente havera problemas. Vai de cada um evita-los antes ou nao.

  20. #20
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Uma omni já não é bom, duas na mesma torre é problemático.

    Omni deve ser usada em parques industriais e similares, o conceito de uso desta antena para provedores já não existe mais.