+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor configuração para paineis Setoriais EMC TEST.

    Olá,

    Estou montando um pop e gostaria da ajuda do pessoal do forum no seguinte:

    quero um pop para cerca de 100 clientes, estou pensando em comprar 4 paineis setoriais EMC WF-15 - 15Dbi - 90 graus.

    Vou colocar duas Rb 433 com emp-8602. canais separados pois vou concentrar os clientes por cartão.

    Ai que surge a duvida pois, as EMC tem o lobulo bem grande ultrapassando os 90 graus. como podemos ver na imagem que simulei.

    http://br.geocities.com/sk8assis/Pro..._EMC_WF-15.gif


    Nesta imagem minha rede estaria toda detonada pela sobreposição correto?

    qual seria a melhor configuração?

    4 x 90? com maior espaçamento entre elas? ( qual seria o espaçamento ideal? 1m, 2m?)

    http://br.geocities.com/sk8assis/Pro...paineis_90.gif

    Ou seria melhor usar 3 x 90? ( não sei se na minha simulação o angulo esta correto)

    http://br.geocities.com/sk8assis/Pro...paineis_90.gif


    Galera, me ajudem ai, qual seria a melhor solução um alcance de 3, 4 km está otimo. Creio que nen de isso pois a cidade e bem acidentada.

    Todas as sugestões são bem vindas. (outras marcas, outros paineis, etc etc).


    Um abraço,


    Rogério

  2. #2

    Padrão

    Rogério,

    Tenho RB 333 com tres cartões EMP-8602 com paineis hyperlink de 120 graus, funcionando normal, tem pico de até 30 clientes e ficou numa boa... a unica particularidade é que um cartão ta no canal 1 o outro no 6 e o outro no 11.


    Valeu

  3. #3
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Caro Rogério, todas as antenas setoriais sejam Hyperlink ou qq outra, ultrapassam em média 25% o lóbulo determinado em graus. (algumas marcas chegam a 40%, logicamente com nível de ruído elevado)

    Nos meus projetos eu costumo usar as seguinte opções:
    a) 2 de 120 graus + 1 de 90 graus;
    b) 1 de 120 graus + 2 de 90 graus;
    c) Distância de 2 metros entre os paineis.

    Obs: Se possível não utilize o EMP 8602, pois ele gera muito ruído em 2.4 (em 5.8 trabalha razoável)

    Da uma olhada nesse tópico sobre o EMP8602:https://under-linux.org/forums/wirel...-polemico.html

    Abs

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Olá,


    Estou montando um pop e gostaria da ajuda do pessoal do forum no seguinte:

    quero um pop para cerca de 100 clientes, estou pensando em comprar 4 paineis setoriais EMC WF-15 - 15Dbi - 90 graus.

    Vou colocar duas Rb 433 com emp-8602. canais separados pois vou concentrar os clientes por cartão.

    Ai que surge a duvida pois, as EMC tem o lobulo bem grande ultrapassando os 90 graus. como podemos ver na imagem que simulei.



    Nesta imagem minha rede estaria toda detonada pela sobreposição correto?

    qual seria a melhor configuração?

    4 x 90? com maior espaçamento entre elas? ( qual seria o espaçamento ideal? 1m, 2m?)


    Ou seria melhor usar 3 x 90? ( não sei se na minha simulação o angulo esta correto)



    Galera, me ajudem ai, qual seria a melhor solução um alcance de 3, 4 km está otimo. Creio que nen de isso pois a cidade e bem acidentada.

    Todas as sugestões são bem vindas. (outras marcas, outros paineis, etc etc).


    Um abraço,


    Rogério

  4. #4

    Padrão

    Respondendo a PM:


    Coloca mais detalhes:


    Onde se posiciona o ponto de acesso
    Diferenca de altura do ponto de acesso
    A cidade ja tem 1 ou mais concorrentes
    Bota ai o arquivo exportado do googlemaps

    OBS NAO USE ESTE CARTAO emp-8602

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Olá,


    Estou montando um pop e gostaria da ajuda do pessoal do forum no seguinte:

    quero um pop para cerca de 100 clientes, estou pensando em comprar 4 paineis setoriais EMC WF-15 - 15Dbi - 90 graus.

    Vou colocar duas Rb 433 com emp-8602. canais separados pois vou concentrar os clientes por cartão.

    Ai que surge a duvida pois, as EMC tem o lobulo bem grande ultrapassando os 90 graus. como podemos ver na imagem que simulei.



    Nesta imagem minha rede estaria toda detonada pela sobreposição correto?

    qual seria a melhor configuração?

    4 x 90? com maior espaçamento entre elas? ( qual seria o espaçamento ideal? 1m, 2m?)


    Ou seria melhor usar 3 x 90? ( não sei se na minha simulação o angulo esta correto)



    Galera, me ajudem ai, qual seria a melhor solução um alcance de 3, 4 km está otimo. Creio que nen de isso pois a cidade e bem acidentada.

    Todas as sugestões são bem vindas. (outras marcas, outros paineis, etc etc).


    Um abraço,


    Rogério
    Ja comprou as antenas amigo se decidiu por qual modelo, se precisar de algo posso te ajudar pois trabalho com essas antenas tambem.

    Fabio

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por geba3uer Ver Post
    Ja comprou as antenas amigo se decidiu por qual modelo, se precisar de algo posso te ajudar pois trabalho com essas antenas tambem.

    Fabio
    Olá Fabio,

    Ainda não adquiri as antenas, você usa elas? com é a sua configuração? Elas são realmente boas? posta um review delas ai pois aqui no forum é bem carente de informações sobre elas.

    Abraço

  7. #7

    Padrão

    Pessoal,
    Não sei responder a pergunta, Antenas setoriais e Omni, não temos ainda, mas teremos breve, mas antenas de grade já temos a muitos anos., peço licença para sair um pouco do assunto e postar algumas informações.
    Sou da Proeletronic e fabricamos antenas de Internet, as mesmas que são utilizadas pelas operadoras de TV por Assinatura, a mais de 17 anos, nossas antenas são homologadas pela Anatel, e tem ganhos de 25 / 19 e 17 dBi, pintura eletrostática, tinta de poliester que resiste mais ao tempo, temos os modelos também galvanizadas a fogo, e nosso preço é excelente. Convido vc a entrar no nosso site, procurar um distribuidor mais próximo, ou solicitar informações.
    www.proeletronic.com.br

    Abs a todos e bons negócios

    Laila

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Olá Fabio,

    Ainda não adquiri as antenas, você usa elas? com é a sua configuração? Elas são realmente boas? posta um review delas ai pois aqui no forum é bem carente de informações sobre elas.

    Abraço
    Olá amigo desculpe a demora, eu uso e vendo as mesmas, hoje estou usando duas numa praia em SC uma de 20 dbi e outra de 15 dbi, uma de costas para a outra separadas 1 metro cada uma, o alcance é bom como naquela região não tem muitas pessoas longe e tem muito mato eu não passei muito de 3 km de instalação mas uma das coisas que eu gostei dela e que o sinal dela não oscila é o mesmo do inicio ao fim, antes eu usava uma omni mas a qualidade mudou da agua pro vinho, uma grande vantagem é o fato de elas serem de inox ou seja ferrujem zero ocidação zero, vida util dela é maior que 10 anos.

    Eu ate o momento estou gostando muito delas se precisar de alguma coisa pode perguntar ok

  9. #9

    Padrão

    Muito Obrigado Geba3uer!

    Eu vou comprar delas mesmo. como é esse esquema você ta pegando direto pra revender? me da um toque ai dos preços etc. Já estou concluindo o projeto, logo logo vou passar as compras.

    Abraço

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Muito Obrigado Geba3uer!

    Eu vou comprar delas mesmo. como é esse esquema você ta pegando direto pra revender? me da um toque ai dos preços etc. Já estou concluindo o projeto, logo logo vou passar as compras.

    Abraço

    Na verdade o que eu fiz com o representante aqui no Brasil é uma parceria porque ele somente sabe fabrica ele não tem conhecimento na area de infra na pratica, ou seja ele entende somente da antena o restante não é area dele, então ai entra a minha parte como eu tenho provedor e presto suporte para varios colegas caso vc precise de ajuda pode perguntar, os preços são exatamente os mesmos praticados por ele, na verdade a mercadoria sai direto da fabrica vc so me avisa que vai comprar ai passo os contatos e ele finaliza e dai o suporte é comigo.

    Se precisar de alguma coisa na area de mikrotik tbem posso te ajudar eu não sou muito ativo no site mas sempre que preciso estou aqui.

    no mais obrigado