Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por jpatrinicola Ver Post
    Muito obrigado pela ajuda. Atualmente trabalho com iptables, mas a empresa onde presto serviço esta querendo me jogar para um outro cliente, onde a estrutura de firewalls é pf. Vou dar uma pesquisada.

Vlw
    Ah cara, acho que o "processo de migração" de iptables pra pf deve ser muito mais suave que o seu inverso... Aqui no under você não vê muitas pessoas falando de pf, mas existêm vários foruns especializados em pf. Acho que ajuda não vai te faltar!

Boa sorte...

2. voces estao falando do pf (packet filter) do OpenBSD ou do PFsense (SO com gerencia via web)?

eu particulamente nao gosto de sistemas tipo o PFsense, prefiro fazer as coisas na mao mesmo. mas voltando ao assunto...
    o melhor sistema é aquele que voce sabe mexer. isso se aplica a qualquer coisa em TI, se voce sabe mexer com iptables entao implemente um firewall com iptables, se voce sabe mexer com pf, vá de pf.

agora se te jogaram pra administrar um pf e voce nao sabe nada, se prepara para ler bastante e fazer laboratorio, pq pra aprender só assim mesmo =)

se for mesmo o pf do OpenBSD que voce está falando recomendo voce comer a pagina do OpenBSD (OpenBSD) tem MUITA coisa la, inclusive em portugues. Fazer muito lab, pq a logica do pf nao tem nada a ver com a logica do iptables, e por isso voce deve apanhar um pouco pra aprender legal, mas depois que aprende acaba gostando =)

eu implementei e administro firewalls em iptables e pf, os 2 sao muito bons, mas acho iptables melhor para administrar e resolver problemas =)

3. Citação Postado originalmente por Patrick Ver Post
    voces estao falando do pf (packet filter) do OpenBSD ou do PFsense (SO com gerencia via web)?

eu particulamente nao gosto de sistemas tipo o PFsense, prefiro fazer as coisas na mao mesmo. mas voltando ao assunto...
    o melhor sistema é aquele que voce sabe mexer. isso se aplica a qualquer coisa em TI, se voce sabe mexer com iptables entao implemente um firewall com iptables, se voce sabe mexer com pf, vá de pf.

agora se te jogaram pra administrar um pf e voce nao sabe nada, se prepara para ler bastante e fazer laboratorio, pq pra aprender só assim mesmo =)

se for mesmo o pf do OpenBSD que voce está falando recomendo voce comer a pagina do OpenBSD (OpenBSD) tem MUITA coisa la, inclusive em portugues. Fazer muito lab, pq a logica do pf nao tem nada a ver com a logica do iptables, e por isso voce deve apanhar um pouco pra aprender legal, mas depois que aprende acaba gostando =)

eu implementei e administro firewalls em iptables e pf, os 2 sao muito bons, mas acho iptables melhor para administrar e resolver problemas =)
    Cara, nem tinha me tocado da possibilidade de ser o pf do freebsd!

4. Citação Postado originalmente por Magnun Ver Post
    Cara, nem tinha me tocado da possibilidade de ser o pf do freebsd!
    estava falando do pf do OpenBSD =)
    FreeBSD usa ipfw, mas não está errado nao, da pra usar pf com FreeBSD tb

olha esse pdf:
    http://www.ataliba.eti.br/files/txts/freebsd-pf.pdf

5. Citação Postado originalmente por Patrick Ver Post
    estava falando do pf do OpenBSD =)
    FreeBSD usa ipfw, mas não está errado nao, da pra usar pf com FreeBSD tb

olha esse pdf:
    http://www.ataliba.eti.br/files/txts/freebsd-pf.pdf

massa... mas escrevi errado! era OpenBSD...

Tópicos Similares

1. Dúvida firewall bridge mikrotik
    Por Nightwolf no fórum Redes
    Respostas: 4
    Último Post: 15-04-2016, 14:51
  2. Duvida, Firewall E Rede Interna!!! Help!!! Pc E Udp!!
    Por fabianotecnico no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 23-10-2006, 07:48
  3. Duvida firewall linux
    Por Bravo no fórum Segurança
    Respostas: 4
    Último Post: 04-01-2006, 15:53
  4. Duvida Firewall
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 19-10-2005, 20:33
  5. DUVIDA FIREWALL DNS