+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Radio mal configurado, voltando ip pela rede. como resolver?

    Boa Tarde pessoal,
    a um tempo atras passei por um problema,
    aqui an rede todos os clientes pegam ip via dhcp,
    certo. certa vez um instalador instalou um radio em bridge em um cliente, com dhcp ativado, e o q acontecia, alguns clientes pegavam o ip deste radio mal configurado, e nao navegavam, tem alguma regra q pode bloquear esse radio de volta ip para a rede?
    alguma ideia de resolver ate alguem ir la e reconfigurar o radio? sem atrapalhar os outros clientes?

    obrigado pessoal.

  2. #2

    Padrão

    la no ap desse cliente, ao inves de por em brigde, coloca em cliente isp
    e faz um nat entre a wan e lan. resolvido.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederjohann Ver Post
    la no ap desse cliente, ao inves de por em brigde, coloca em cliente isp
    e faz um nat entre a wan e lan. resolvido.
    desta ja sei, alguns clientes e configurado assim.
    mais se for predio e mais de um cliente? nao pode ficar configurado assim entendeu...
    tem uma regra q faz esse procedimento de "evitar" que o radio espalhe o ip pela rede, mais nao lembro onde vi...

  4. #4

    Padrão

    Seu AP recebe o sinal Wireless e vai pros clientes via cabo? Se sim, é so desativar o DHCP no AP, e colocar como WDS-Bridge, q seu MK controla tudo.
    Agora se vc controla o AP como se fosse um cliente, e oq vier depois desse AP não lhe interessar, ao menos nos APs Zinwell, q uso aqui, tem uma opção de rotear sem ter d colocar em bridge, ai o DHCP do AP so vai pra rede local e não volta pro MK.

  5. #5

    Padrão

    claro que da, vc conf. o dhcp dentro do ap, para distribuir na lan do predio, e a banda vc controla no proprio ap.


    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    desta ja sei, alguns clientes e configurado assim.
    mais se for predio e mais de um cliente? nao pode ficar configurado assim entendeu...
    tem uma regra q faz esse procedimento de "evitar" que o radio espalhe o ip pela rede, mais nao lembro onde vi...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriodj Ver Post
    Seu AP recebe o sinal Wireless e vai pros clientes via cabo? Se sim, é so desativar o DHCP no AP, e colocar como WDS-Bridge, q seu MK controla tudo.
    Agora se vc controla o AP como se fosse um cliente, e oq vier depois desse AP não lhe interessar, ao menos nos APs Zinwell, q uso aqui, tem uma opção de rotear sem ter d colocar em bridge, ai o DHCP do AP so vai pra rede local e não volta pro MK.

    sim sim, e isso q faço, mais acho q ninguem intendeu a duvida, isso e se algum instalador banana aqui, esquecer de desativar o DHCP, esse e o problema q quero resolver, se tem alguma regra dentro do mk q bloquea, qt ao resto eu sei como funciona, e como autentica essas coisas.. tipo edimax com ap router, coloca ele em bridge na sua dere de deixa o dhcp ativado, retorna ip para a rede toda....

    eu sei q tem q ficar desativado, mais queria saber se existe alguma regra de mk q bloqueia o radiod e retorna ip... somente isso....

  7. #7

  8. #8

    Padrão

    Amigo
    Se entendi sua pergunrta, a configuracao no mikrotik q vc esta procurando eh a opcao de servidor autoritativo ( authoritative), baixe o manual no site do mikrotik, as informacoes q vc precisa estao na pagina 356.

    Grande abraco

  9. #9

    Padrão

    penso que se vc tirar a seleção defalt foward na configuração do cartão os clientes desta interface não poderão se comunicar e assim o dhcp não tem como se espalhar pela rede e crie uma regra de firewall bloqueando
    comunicações vindas desta interface a outras deixando-a se comunicar somente com o mk.