+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Enlace de 63 km em 5,8ghz


    Imagem em Anexo:


    https://under-linux.org/fotos/delega...234-enlace.jpgOlá Amigos gostaria que vcs me ajudassem nesse enlace:

    Distancia: 63 km

    Visada: Sim, de Acordo com Radio Mobile com o Mapa SRTM e cordenadas Retiradas do Google Earth ( A altidute dos pontos tanto no google earth como no radio mobile foram as mesmas o que ao meu ver estão precisas)

    Equipamentos:

    2 Ubiquiti XR5 600mw 5,8ghz

    2 Antenas de 90cm 33dbi de aluminio fechadas da GEenGE

    Sei que com antenas hyperlink conseguiria um desempenho melhor e um trafego maior, mais no momento não disponho de recursos financeiros suficientes, e já tenho essas antenas aqui, vale a pena tentar.

    Precido passar um trafego de inícil em torno de 2MB full (depois posso melhor)

    Gostaria de saber a opinão de vcs...

    Duvída: em qual Canais deixar os cartoes? canais de 5mhz 10mhz ou 20mhz (qual seria melhor para essa distancia?)

    E a Potencia do Cartao deixar em Defaut ou Modificar.

    Poderiamos testar com pluton de 37 dbi que tem preço mais em conta.

    Conheço enlace de 50km com airaya e pluton de 38dbi, por isso acredido que com os equipamentos mencionados a cima seria possível.

  2. #2
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Delegato;
    Cara, realmente seus calculos estão corretos...porém:
    1- Aumente a altura da Torre Mexico em 8metros, e aumente a torre 2 mais 10 metros.
    Acredito que somente assim terás uma ótima linha de visada e zona de fresnell mais limpa do que a atual.
    os cartoes deixa em 20mhz,ok. a potencia testa em default.
    Para apontamento , nesse caso indico uso do GPS, com certeza irás fechar o link 100%.
    Abraço.

    Leandro

  3. #3

    Padrão

    Meus amigos, boa noite...
    Eu estou tentando fechar um enlace de 54 km, segundo o Radio Mobile, Google Earth e GPS Garmin (Etrex) tenho 100% de visão e estou usando 2 pluton de 80 cm e 36 dbi com RB 433A com cartão XR5 de 600Ghz e cabo RGC 213, ja estou a 8 dias na luta tentando fechar esse enlace, porem fiz um teste com um cartão Senao Plus 8602 em 2.4Ghz com uma PTX 36 e consegui encontrar o sinal da minha setorial de 14 dbi e da omni do meu concorrente...
    Não quero te desanimar, mas uma coisa eu descobri é sofrido, ainda mais que eu confiava na orientação do GPS, mas a margem de erro era tão grande que eu não conseguia encontrar sinal algum na direção em que ele me apontava, amanhã estarei substituindo o enlace 2.4 pelo 5.8, se tiver sucesso postarei aki...

  4. #4

    Arrow gps facilita não faz tudo

    Amigo o Gps Ele e pra facilitar sua direção pois vc não tem visão do outro lado onde esta a sua segunda torre

    tenho um amigo que fechou um enlance de 72 Km com RB600 e XR5 e Antenas ideal de 1 metro e 20 cm ele usou o gps so pra dar direção em que lado estava a outra torre dele pois quando se olhava para o orizonte so montanhas e matas na sua frente ai fica dificil ele gastou dois dias um dia para montar as estruturas de um lado e do outro depois no outro dia ele fez o apontamento fino nas antenas hoje ele ja ta com o elenace funcinando ha 6 meses pasando 19Mb full 5Ghz 20Mhz

  5. #5

    Padrão Cálculo

    Olá amigo,

    Vc já fez o cálculo da potência necessária para este enlace ?

    Após o cálculo o ideal é avaliar a configuração destes equipamentos.

    Em nossos cursos damos todos estes cálculos pois eles são fundamentais ao processo de dimensionamento, só acho que está indo pelo cominho errado.

    Tente recalcular o circuito pela base da frequência que está utilizando pois pelo visto seu problema não é visada e apenas configuração.


    Se precisar de algo avise.

    Abraços

    Rogério Barion
    ENTELCO TELECOM
    *** www.entelco.com.br ***

  6. #6
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dbenedito Ver Post
    Amigo o Gps Ele e pra facilitar sua direção pois vc não tem visão do outro lado onde esta a sua segunda torre

    tenho um amigo que fechou um enlance de 72 Km com RB600 e XR5 e Antenas ideal de 1 metro e 20 cm ele usou o gps so pra dar direção em que lado estava a outra torre dele pois quando se olhava para o orizonte so montanhas e matas na sua frente ai fica dificil ele gastou dois dias um dia para montar as estruturas de um lado e do outro depois no outro dia ele fez o apontamento fino nas antenas hoje ele ja ta com o elenace funcinando ha 6 meses pasando 19Mb full 5Ghz 20Mhz

    Certissimo !!!com GPS alinhando fica show! todo e qualquer enlace de lonfga distancia tem que ser alinhado por GPS, pois a certeza que o equipamento te dá é muito maior que qualquer projeçao feita pelo radio mobile. uso os dois, mas sempre confio no GPS.

  7. #7

    Padrão Enlace

    Legal Leandro acho que a dica tem validade tb é claro.

    Mas cuidado ao definir a antena apenas pela distancia, mas deve calcular efetivamente o ganho necessário nesta faixa pois pode ter ganho de mais ou de menos mesmo funcionando bem e não estando com problemas atualmente.

    a soma do ERP deve ser atribuida a atenuação do cabo ( com conector, metragem, sensibilidade e potência dos rádio )


    Abraços

  8. #8

    Padrão

    Olá
    Faça um bom acoplamento rádio/cabo/antena, para que a potência do rádio não se transforme em calor. Isso se faz variando a impedância do cabo coaxial. Tal procedimento, diminui o ruido presente. As consequencias serão menor perda de pacotes e maior velocidade de processamento.
    Última edição por sergio; 02-01-2009 às 23:05. Razão: Publicidade

  9. #9

    Padrão

    Isso ai em cima é algum bot??

  10. #10

    Padrão

    ctz q eh bot, ja vi uns 4 topicos respondidos por ele e eh a mesma frase! oo modera da um jeito no cara ae!!!
    Última edição por braw; 11-12-2008 às 22:49.

  11. #11
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    outra dica....se conheces algum topógrafo ae na tua região,. ve com ele as coordenadas exatas dos locais. tive um problema com um link aqui esse ano, pelo gps tudo fechava, mas nada...ae falei com um amigo e o cara fez o mapa topográfico pra mim, e fechou 100%!era um problema de alinhamento apenas.
    abraço.