+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão Ponto a ponto com rádios 5.8 - como interligo com os 2.4

    Olá pessoal,, desculpe a minha ignorancia,, mas sou novo no assunto e estou iniciando meu provedor, que tem ainda em torno de apenas 50 clientes e por isso minha dúvida.
    Atualmente eu tenho um ponto a ponto em wds utilizando rádios APROUTER WR254 e na torre tenho mais 3 rádios distribuindo aos clientes com 3 antenas setorias.
    Estou querendo mudar meu ponto a ponto para 5.8 mhz,, mas dai como que vou interligar o rádio 5.8 na torre com os rádios 2.4 terei que mexer nas configurações, colocar mais algum equipamento ou eles conversam automáticamente.

    Aguardo ajuda..

    Almir

  2. #2
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    você não vai interligar o rádio de 5.8GHz com os rádios de 2.4GHz.

    O link de 5.8 deve ser feito com rádios de 5.8

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Olá pessoal,, desculpe a minha ignorancia,, mas sou novo no assunto e estou iniciando meu provedor, que tem ainda em torno de apenas 50 clientes e por isso minha dúvida.
    Atualmente eu tenho um ponto a ponto em wds utilizando rádios APROUTER WR254 e na torre tenho mais 3 rádios distribuindo aos clientes com 3 antenas setorias.
    Estou querendo mudar meu ponto a ponto para 5.8 mhz,, mas dai como que vou interligar o rádio 5.8 na torre com os rádios 2.4 terei que mexer nas configurações, colocar mais algum equipamento ou eles conversam automáticamente.

    Aguardo ajuda..

    Almir

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Almirgas Ver Post
    Olá pessoal,, desculpe a minha ignorancia,, mas sou novo no assunto e estou iniciando meu provedor, que tem ainda em torno de apenas 50 clientes e por isso minha dúvida.
    Atualmente eu tenho um ponto a ponto em wds utilizando rádios APROUTER WR254 e na torre tenho mais 3 rádios distribuindo aos clientes com 3 antenas setorias.
    Estou querendo mudar meu ponto a ponto para 5.8 mhz,, mas dai como que vou interligar o rádio 5.8 na torre com os rádios 2.4 terei que mexer nas configurações, colocar mais algum equipamento ou eles conversam automáticamente.

    Aguardo ajuda..

    Almir
    como os clientes se conectam?
    IP fixo? DHCP?
    Mais pela minha experiencia, basta apenas subistituir os radios mesmo, pq seguinte, vamos ver se esta assim....


    Link---> Radio WR254 envia0 ---> Radio WR254 recebendo---> depois via cabo de rede vai para os 3 radios que mandam para as setorias? se sim, pode mudar os radios tranquilamente, tambem deve mudar as antenas do ponto a ponto, nao pode apenas trocar os radios rs.....


    mais funciona sim, pode ir na fé rs...

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    como os clientes se conectam?
    IP fixo? DHCP?
    Mais pela minha experiencia, basta apenas subistituir os radios mesmo, pq seguinte, vamos ver se esta assim....


    Link---> Radio WR254 envia0 ---> Radio WR254 recebendo---> depois via cabo de rede vai para os 3 radios que mandam para as setorias? se sim, pode mudar os radios tranquilamente, tambem deve mudar as antenas do ponto a ponto, nao pode apenas trocar os radios rs.....


    mais funciona sim, pode ir na fé rs...
    Exatamente dessa forma funciona sim, porém tem que estar antena e rádio na mesmo frequencia né!!!!!

    RSRS..

  5. #5
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    como os clientes se conectam?
    IP fixo? DHCP?
    Mais pela minha experiencia, basta apenas subistituir os radios mesmo, pq seguinte, vamos ver se esta assim....


    Link---> Radio WR254 envia0 ---> Radio WR254 recebendo---> depois via cabo de rede vai para os 3 radios que mandam para as setorias? se sim, pode mudar os radios tranquilamente, tambem deve mudar as antenas do ponto a ponto, nao pode apenas trocar os radios rs.....


    mais funciona sim, pode ir na fé rs...
    Ok,, agradeço sua ajuda,, é assim mesmo,, então já posso trocar meu ponto a ponto.

    Att.

    Almir

  6. #6

    Padrão

    Amigos aproveitando o tópico

    "Link---> Radio WR254 envia0 ---> Radio WR254 recebendo---> depois via cabo de rede vai para os 3 radios que mandam para as setorias"

    Qual o melhor hub switch a se usar na hora de mandar para os paineis setoriais?

    Vocês tem alguma sugestão?

    vlww

  7. #7
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Amigos aproveitando o tópico

    "Link---> Radio WR254 envia0 ---> Radio WR254 recebendo---> depois via cabo de rede vai para os 3 radios que mandam para as setorias"

    Qual o melhor hub switch a se usar na hora de mandar para os paineis setoriais?

    Vocês tem alguma sugestão?

    vlww
    Porque vc quer usar um hub switch,, se o WR254 que está recebendo o sinal tem 5 portas uma wan e 4 lans,, então vc utiliza essas portas e não usa um switch,, que é o que eu faço atualmente.

    Att.
    Almir

  8. #8

    Padrão

    Então mais este trafego da antenas nao irao sobrecarregar seu WR254?

    Mesmo ele enviando através da lan para os radios.

  9. #9

    Smile Ptp 5.8

    Olá amigo , não vai congestionar não viu pois sua LAN 10/100 Mbps aguenta bem mais que esta trafegando na sua rede .
    Aqui no provedor onde trabalho utilizamos assim tambem , sem problema nenhum .

  10. #10
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Então mais este trafego da antenas nao irao sobrecarregar seu WR254?

    Mesmo ele enviando através da lan para os radios.
    Não amigo, não sobrecarrega, pois como já foi dito as lan são /100 mbps, com certeza teu link não é isso,, rss. mas o rádio ap que tá recebendo e distribuindo ele só tá fazendo um roteamento dos teus clientes, lógico que com o tempo vc vai ter que mudar para algo mais robusto,, eu por exemplo já estou mudando pra rádios 5.8 no meu ponto a ponto,, mesmo porque não adianta ter um link grande se está utilizando ponto a ponto 2.4 . Boa sorte, tambem estou aprendendo agora, mas de tanto quebrar a cabeça a gente aprende e a ajuda do pessoal aki do forum é muito importante, pois aki tá cheio de fera em wirelles.

    Att.

    Almir

  11. #11

    Padrão

    Ahhh entendi, então eu perguntei isso pq eu tinha visto em um outro forum um cara dizer que a rede dele estava sobrecarregada por fazer algo mais ou menos assim.

    Então achei que isso poderia sobrecarregar, pois no meu caso eu estou montando um wds em 5,8 e minha intenção era de colocar um hub switch na caixa hermetica entregando o sinal para cada AP conectado.

    Mais vendo isso eu poderia entao utlizar um ap que fica dentro da caixa hermetica recebendo o link e repassar então para os outros APs?!?!

    O trecho que o cara dizia eh este.

    1- No segundo predio onde eu distribuo, eu tenho 9 radios, o primeiro era o 5,8 , dele saia pra um ovislink(coitadinho), desse ovislink descia pro resto, ia passando assim de um pro outro, quase perdi o cliente que recebia a internet desse ovislink, eu troquei ele cinco vezes, e sempre que dava um uso normal da rede ele fica ruim, pra terminar de acabar coloquei um HUB ENCORE aqui tambem, afff.
    2- todo o link distribuido pra quatro bases passavam por um unico radio 5.8 .



    Vlw ae pessoal pela ajuda....uma mão lava a outra....abraçaooo

  12. #12
    Batalhamos todos os dias Avatar de Almirgas
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Santa Catarina
    Posts
    722

    Padrão

    Exatamente isso que eu faço aki, hj eu tenho um ponto a ponto em wds 2.4 utilizando rádios APROUTER WR254, não são grande coisa mas são homologados, dentro da mesma caixa o que recebe manda pra outros 3 wr254 que distribuim aos clientes através de antenas setoriais. Vou trocar apenas o meu ponto a ponto de 2.4 para 5.8, o resto por enquanto não vou mudar nada.
    Almir.

  13. #13

    Padrão

    Ahhh entendi....bom se voce esta usando assim e nao deu problemas...vou fazer o mesmo por aqui....pelo menos consigo economizar no switch aqui.

    Vlww mesmo Almir....abração