Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão NanoStation5 para distribuição

    Alguém está usando o NanoStation5 para distribuição de sinal usando somente a antena integrada dele?
    Ela tem 14 dbi e 55º. Tem tudo para dar uma boa cobertura, mas fico na dúvida entre usar a integrada ou externa, já que meu campo de cobertura não passa de 3km.

  2. #2

    Padrão

    pois é amigo estou com duvida parecida com a sua, eu estou distribuindo sinal hoje com ap edimax 7209 ligado a antena aquario 12 dbi de 60º, tenho um otimo custo x beneficio com este kit, coloco no maximo 15 clientes por ap, tambem tem a powerstation no meu caso estou olhando as nano e power 2.4 para fazer isso, mas estou interesado será que suportaria pelo menos uns 25 clientes em cada ? alguem já tenha testado para isso da uma dica ai.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JAMFS Ver Post
    pois é amigo estou com duvida parecida com a sua, eu estou distribuindo sinal hoje com ap edimax 7209 ligado a antena aquario 12 dbi de 60º, tenho um otimo custo x beneficio com este kit, coloco no maximo 15 clientes por ap, tambem tem a powerstation no meu caso estou olhando as nano e power 2.4 para fazer isso, mas estou interesado será que suportaria pelo menos uns 25 clientes em cada ? alguem já tenha testado para isso da uma dica ai.
    Os Nanostation são relativamente novos. Então não tem muito relato. Mas quem postou aqui, é só elogios.
    No forum da Ubiquit tem mais relatos e encontrei lá uma montagem com 6 NS5 na torre, só com a antena externa e o cara tem cerca de 10 usuários, mas ele acha que vai até 25 pelo tráfego que está passando. Ele está dando 512/128 de banda. Ísto fecha com o data sheet da Ubiquit que fala numa média de 25mbps. Não sei como ficaria o processamento.

    Mas a minha dúvida maior era mesmo com relação ao uso só da antena integrada dele, sem colocar setorial

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JAMFS Ver Post
    pois é amigo estou com duvida parecida com a sua, eu estou distribuindo sinal hoje com ap edimax 7209 ligado a antena aquario 12 dbi de 60º, tenho um otimo custo x beneficio com este kit, coloco no maximo 15 clientes por ap, tambem tem a powerstation no meu caso estou olhando as nano e power 2.4 para fazer isso, mas estou interesado será que suportaria pelo menos uns 25 clientes em cada ? alguem já tenha testado para isso da uma dica ai.

    Teste que fiz com Power station 2 PTP em bancada ele da um trougput muito bom o melhor do mercado cerca de 40mb com 80% de sinal mas para multiponto ele não tem memória nem processador bom testei com 15clientes simultâneos mas não agüentou nem 5 e trava lembrando que todos em 300k e todos com sinal bom na faixa de 50% ou seja trougput não faltou maquina para processar isso coloquei minha RB com os XR2 de volta e funcionando 100%

  5. #5

    Padrão

    Como pode um NS5 nao aguentar 5 ou 10 users ?

    Tenho alguns APROUTER ainda, alguns deles com 20, vendo planos de 150k e agora que o povo descobriu o donwload, tá dando umas latências.. mas ninguem reclama ?

    Será que não é um problema parecido com as fontes do aprouter ? os meus rodam com fonte AT e é uma maravilha.

    Tbm quero saber, pq to pensando em usar os Nano.

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    Olá amigo, o NS5 e o PS2, suportar somente até 10 clientes, eu acho muito pouco cara, pois equipamento da Ubiquit tem mais processamento que um radinho qualquer com ap router né.
    Pelo menos é meu pensamento.

    Abraços.

  7. #7

    Padrão

    Os NS não foram feitos para distribuir. São feitos para usar como cliente, por isso não seguram tantos clientes. Um NS2 deve segurar até uns 10, até 15 talvez. Para distribuição o Power Station e ideal. Deve segurar até 30 clientes. Nunca testei não, mais para distribuição eu num usaria NS não.

  8. #8

    Padrão

    Eu ainda prefiro indicar uma base com Router Board, pra mim a melhor solução custo x benefício que temos hoje.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BrunoAMEX Ver Post
    Eu ainda prefiro indicar uma base com Router Board, pra mim a melhor solução custo x benefício que temos hoje.
    Sim, eu também iria com RB, afinal o MK é muito mais completo que o AirOS e acaba que nem dá tanta diferença de preço uma base com RB e uma com NS.

  10. #10

    Padrão

    Os NS não foram feitos para distribuir. São feitos para usar como cliente, por isso não seguram tantos clientes. Um NS2 deve segurar até uns 10, até 15 talvez. Para distribuição o Power Station e ideal. Deve segurar até 30 clientes. Nunca testei não, mais para distribuição eu num usaria NS não.

    (Resposta Tecweb)
    Amigo eu não usei NS (Nano Station) como vc fala para distribuir (Multiponto) eu usei o Power station 2 Para multiponto e não agüentou nem 5 clientes a 300k cada ok. Lembrando que tanto o NS2 quanto o Power Station 2 tem o mesmo hardware (mesma memória e mesmo processador). Esse equipamento não agüenta multiponto. O melhor equipamento para multiponto hoje do mercado é sem duvidas RB+card Ubiquiti.

  11. #11

    Padrão

    o nanostation na access point que vocês estão testando, está com o sistema operacional padrão? realizando quais operações? Alguém já testou instalar o mikrotik nele, e configurar o ns como bridge apenas, só recebendo sinal dos clientes e jogando pro servidor? Pois se um computador préhistórico consegue, não vejo porque não um ns.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    o nanostation na access point que vocês estão testando, está com o sistema operacional padrão? realizando quais operações? Alguém já testou instalar o mikrotik nele, e configurar o ns como bridge apenas, só recebendo sinal dos clientes e jogando pro servidor? Pois se um computador préhistórico consegue, não vejo porque não um ns.
    Já que voce falou em sistema padrão, vi um post aqui onde o companheiro elogiou o oswave instalado no Nano5.
    Disse ele que fica outro rádio.
    E se deixar como bridge, ele vai aguentar mais tranco?

    A Computech.com.br tem o mesmo oswave que eles chamam de C3 e garantem que não é cópia. Mas é igualzinho até no texto das especificações.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Gosulator Ver Post
    o nanostation na access point que vocês estão testando, está com o sistema operacional padrão? realizando quais operações? Alguém já testou instalar o mikrotik nele, e configurar o ns como bridge apenas, só recebendo sinal dos clientes e jogando pro servidor? Pois se um computador préhistórico consegue, não vejo porque não um ns.
    Os testes que fiz foi é claro com ele em modo bridge nada de regras e não agüenta trava ele deve funcionar se vc for distribuir 128k até 150k ele deve agüentar uns 15 a 20 clientes coisa que aqui na minha região é impraticável. O mínimo de banda vendida pelas operadoras aqui é de 600k a 20mb então para min ele não serve. Lembrando que vc pode colocar quantos clientes vc quiser 100 200 mas quando todos ligarem se não travar vai faltar banda. O trougput do Power station 2 em modo B com 50% de sinal fica na faixa de 2.8Mb= 2867k divide por 20 Clientes = 143k ok

  14. #14

    Padrão

    Amigos só uma duvida....

    o Powerstation só comunica com o Nanostation ou pode colocar antenas de grade para conectar a ele nos clientes?

  15. #15

    Padrão

    Sim amigo ele funciona como cliente. O modelo Power Station 2-EXT não vem com antena somente 2 saidas N Fêmea.

  16. #16

    Padrão

    Mais tipo eu consigo deixar um powerstation como AP e instalar uma antena tipo aquario no meu cliente para ele receber o sinal da Power.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Mais tipo eu consigo deixar um powerstation como AP e instalar uma antena tipo aquario no meu cliente para ele receber o sinal da Power.
    Sim, ele vai trabalhar com qualquer outro AP.

  18. #18

    Padrão

    Teoricamente então os NS terão poucas vendas. Ele é bom pra ser usado em cliente mas custa na faixa de 300 reais (inviável na maioria dos casos). Eles são ruins como AP. Não são bons em pra multiponto. O PS entao é mais caro ainda. Qual é a real vantagem deles se for calcular custoxbeneficio?

  19. #19

    Padrão

    bom voce se encarregou de falar dos pontos negativos do equipamento, agora os positivos são visor externo no proprio equipamento que te dá o nível de sinal, teste de troughput real do link, potencia de 400 mw reais do equipamento, teste de ping interno e facilidade de instalação. Pra mim essas são as maiores vantagens do nano.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BrunoAMEX Ver Post
    bom voce se encarregou de falar dos pontos negativos do equipamento, agora os positivos são visor externo no proprio equipamento que te dá o nível de sinal, teste de troughput real do link, potencia de 400 mw reais do equipamento, teste de ping interno e facilidade de instalação. Pra mim essas são as maiores vantagens do nano.
    Mas gastar em torno de 100 reais a mais em instalações só por causa de praticidade não seria o nosso caso, e 400 mw para nós é desnecessário, utilizamos potência baixa.