+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mk pc-ap

    Boa Noite,
    estou montando um pc ap e gostaria de saber como proceder para fazer uma ligaçao direta de energia. caso falte energia, na hora que chegar ele ligar sozinho, eu acho que seja alguma coisa q se faça na fonte do pc para ele ligar sozinho.
    obg.

  2. #2

    Padrão

    Qual a sua placa mae?

    Verifique se na bios da mesma não há opção de religamento automatico (Restore on AC power Loss), fica em power management.

    religamento automatico do computador - Pesquisa Google

    Abraço,

  3. #3

    Padrão

    Bom dia,

    utilize um capacitor eletrolítico de 100 microfaraday por 16volts para fazer com que a placa religue automaticamente após o retorno da energia. O capacitor deve ser soldado nos meus contatos que ligam a placa por meio do botão de ligar do gabinete. Não tem erro.

  4. #4

    Padrão Assim também funciona!

    Caso a sua placa mãe não tiver a opção (Restore on AC power Loss) como o amigo sitou na parte de cima então pegue os fios "cinza e verde" que estão no conector de 20 ou 24 pinos que liga na placa mãe e emende-os assim a fonte só ira desligar caso vc desemende os fios.

  5. #5

    Padrão

    ola plabo eu posso tirar esse fios o conector e emendar. sem esses dois fios no conector liga normalmente?????? esse dois fios faz alguma falta no conector.

  6. #6

    Padrão Sim

    Pode remover esses fios do conector não vai ter problema, a unica coisa é que se vc der o comando shutdown atraves do software ele não vai desligar a fonte, ela vai continuar ligada até que vc desemende os dois fios, vc pode fazer um botão dentro da caixa com esses dois fios ligado nele, assim vc vai desligar somente atreves desse botão.


    Citação Postado originalmente por ThyagoComputer Ver Post
    ola plabo eu posso tirar esse fios o conector e emendar. sem esses dois fios no conector liga normalmente?????? esse dois fios faz alguma falta no conector.

  7. #7

    Padrão

    Olá,

    nem toda placa-mãe liga fazendo essa gambiarra preto com verde. Além disso deixa o sistema em curto, risco de incêndio e outros problemas. Estudei elétrica, eletrônica e telecomunicações: sei do que estou falando. Estas placas que citei não são tão antigas assim. Uso processador AMD e Intel. A caixa tem de ter ventilador grande: daqueles de 110v/220v. As melhores placas para Mikrotik PC são DWL-G510 B1, DWL-G520 (sem o +), DWL-AG530, Senao NL-2511CD Ext2.

  8. #8

    Padrão

    Bom tarde amigo.
    Bom pra você que estudou e se formou isso é pra poucos, agora referente a "gambiarra" o funcionamento de qualquer fonte ATX referente ao CURTO e ao INCENDIO, elá e controlada por um C.I que desarma o circuito em caso de curto, sobrecarga entre outros fatores que podem incidir em um "incendio" ou queima do equipamento. Bom eu poderia ficar aqui te explicando tudo sobre fonte e placa mãe, mas não estou aqui pra isso. E meu amigo pode fazer isso sem medo. e outro detalhe não é o fio preto e verde como o amigo citou abaixo e sim o " CINZA e VERDE".

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olá,

    nem toda placa-mãe liga fazendo essa gambiarra preto com verde. Além disso deixa o sistema em curto, risco de incêndio e outros problemas. Estudei elétrica, eletrônica e telecomunicações: sei do que estou falando. Estas placas que citei não são tão antigas assim. Uso processador AMD e Intel. A caixa tem de ter ventilador grande: daqueles de 110v/220v. As melhores placas para Mikrotik PC são DWL-G510 B1, DWL-G520 (sem o +), DWL-AG530, Senao NL-2511CD Ext2.

  9. #9

    Padrão

    Não,

    não faça isso. Maneira incorreta. Use o capacitor. O preto e o verde também ligam a fonte. A função desse C.I. é justamente desarmar a fonte. Não se pode ligar uma fonte ATX como se liga uma fonte AT.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Bom dia,

    utilize um capacitor eletrolítico de 100 microfaraday por 16volts para fazer com que a placa religue automaticamente após o retorno da energia. O capacitor deve ser soldado nos meus contatos que ligam a placa por meio do botão de ligar do gabinete. Não tem erro.
    tentei kara mais nao obtive sucesso, quando coloco o capacitor e ligo o computador ele liga mas quando passa uns 4 segundos desliga denovo..

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ThyagoComputer Ver Post
    tentei kara mais nao obtive sucesso, quando coloco o capacitor e ligo o computador ele liga mas quando passa uns 4 segundos desliga denovo..

    Qual é mesmo a placa-mãe?

    Algumas só ligam com capacitores de 470, 1000 ou 2200 microfarad.

  12. #12

    Cool

    afinal de contas qual é a melhor maneira de religar altomaticamente o pc-ap?
    fio verde e preto, verde e cinza, etc ...
    tem algum jeito que funcione com todas as placas mãe se tratando de fontes ATX?
    ja vi que algumas tem uma opção na propia Bios outras tem um Jumper na placa que liga o pc sozinho e alguns PC novos ander percebendo que liga direto tbm .
    fiz o teste em uma placa aki um amigo falou que era so juntar os fios preto e verde e falou que nao precisava remover eles do conector aki nao ligou nem a pau desse jeito hehe
    então qual seria a melhor maneira de se fazer isso sem causar danos e riscos na placa mãe?

  13. #13

    Padrão Todas as maneiras ja citadas funcionam, so que em alguns casos nao... ai vai uma infa

    utilizando um rele temporizado.... coloca ele ligado no 110v que alimenta a fonte, quando ele for energizado ele vai armar por um determinado tempo, ex 2 segundos e depois desarma... os contatos armados vc liga nos pinos lig/deslig da fonte....
    isso simula o botao ligando automaticamente quando chega energia e apos 2 segundos o botao e desprecionado... acho q ficou claro...
    ai mais uma opcao...


    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    afinal de contas qual é a melhor maneira de religar altomaticamente o pc-ap?
    fio verde e preto, verde e cinza, etc ...
    tem algum jeito que funcione com todas as placas mãe se tratando de fontes ATX?
    ja vi que algumas tem uma opção na propia Bios outras tem um Jumper na placa que liga o pc sozinho e alguns PC novos ander percebendo que liga direto tbm .
    fiz o teste em uma placa aki um amigo falou que era so juntar os fios preto e verde e falou que nao precisava remover eles do conector aki nao ligou nem a pau desse jeito hehe
    então qual seria a melhor maneira de se fazer isso sem causar danos e riscos na placa mãe?

  14. #14

    Padrão

    Aqui tem a opção de Restore AC power loss ou algo parecido, habilitei ela ai usei o pc um pouco só que depois ele não quis mais ligar, não ligava de jeito nenhum... deixei ele quieto e fui viajar, quando voltei desmontei tudo e montei de novo ai voltou a ligar.

    PS: Eu fiz o teste desligando e ligando o estabilizador ai tinha hora que ele ameaçava ligar e nada.

    Alguém já passou por algo parecido?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lipeiori Ver Post
    Aqui tem a opção de Restore AC power loss ou algo parecido, habilitei ela ai usei o pc um pouco só que depois ele não quis mais ligar, não ligava de jeito nenhum... deixei ele quieto e fui viajar, quando voltei desmontei tudo e montei de novo ai voltou a ligar.

    PS: Eu fiz o teste desligando e ligando o estabilizador ai tinha hora que ele ameaçava ligar e nada.

    Alguém já passou por algo parecido?
    Já passei por isso no caso usando a opção da placa mãe pelo setup, percebi q se fizer isso consequentemente em curto periodo de tempo a placa ñ religava, percebi tb a mesma situação qdo um certo dia a energia faltava e voltava, faltava e voltava em intervalos de 2 a 3 segundos, nem meu servidor e nem meu pc-ap ligaram, mas em espaços maiores de tempo funcionaram normalmente....

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Qual é mesmo a placa-mãe?

    Algumas só ligam com capacitores de 470, 1000 ou 2200 microfarad.
    olá eu consegui fazer a placa mae ligar com capacitor de 400v 2.2uF.
    será q tem algun problema eu usar esse capacitor?

  17. #17

    Padrão

    Boa Tarde,
    até que fim consegui fazer.
    pelo o q eu observei o capacitor entra en curto por uns 2 segundos fazendo a placa mae ligar, depois desses 2 segundos ele sai de curto fazendo com que a placa mae nao desligue. os outros capacitores que testei ele demoram sair de curto por isso que a placa mae desliga. sege a foto de como ficou,, vleu pelas dicas ....
    flwwwwww.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Imag001.jpg
Visualizações:	142
Tamanho: 	66,3 KB
ID:      	3625  

  18. #18

    Padrão

    Olá,

    na verdade a função do capacitor é armazenar cargas elétricas por determinado tempo. Quando apertamos o botão do ATX do gabinete damos esse curto momentâneo (momentâneo mesmo, apenas o suficiente para armar o sistema). Então o capacitor retém a carga elétrica por frações de segundos armando a fonte e, por conseguinte, a placa-mãe; ou seja, o capacitor provoca o curto momentâneo e não permanente. Caso o curto fosse permanente o sistema desarmaria (desligaria), pois se depois de ligado o computador você apertar o botão e permanecer com o dedo pressionando esse mesmo botão ele desliga.

    Entendeu por que um capacitor e não, por exemplo, um resistor?

  19. #19

    Padrão

    isso mesmo,
    e essa maneira é simples e eficaz, melhor do que unir os fios verde e cinza, ou um relé temporizado. qualquer placa de circuitos velha vc encontra capacitores de eletrolítico, só é procurar um q sirva na placa mae, q no meu caso serviu um capacitor de 400v2.2uF....
    gostei muinto, vlewwwwww..
    flwwwwww

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ThyagoComputer Ver Post
    isso mesmo,
    e essa maneira é simples e eficaz, melhor do que unir os fios verde e cinza, ou um relé temporizado. qualquer placa de circuitos velha vc encontra capacitores de eletrolítico, só é procurar um q sirva na placa mae, q no meu caso serviu um capacitor de 400v2.2uF....
    gostei muinto, vlewwwwww..
    flwwwwww

    De nada.

    O importante nesse capacitor é a capacitância, no caso 2.2 microfarad. Quanto a tensão (voltagem) não precisa ser tão alta assim. Os capacitores mais adequados estão entre 16V e 25V.

    Lembrando que a capacitância varia de placa para placa. Algumas só ligam com capacitores de 25, 100, 470, 1000 ou 2200 microfarad.