+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Programação

    Eae pessoal,

    Atualmente trabalho com adm. de redes, gostaria muito de aprender a programar, não conheço nada de programação. Alguém me indica algum material bacana para começar?

    Desde já agradeço,

    Abraços

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpatrinicola Ver Post
    Eae pessoal,

    Atualmente trabalho com adm. de redes, gostaria muito de aprender a programar, não conheço nada de programação. Alguém me indica algum material bacana para começar?

    Desde já agradeço,

    Abraços
    Depende de que linguagem você quer aprender.
    C/C++
    Python
    Pearl
    Java
    Ruby
    PHP
    Delphi
    ...

    Escolhe primeiro, ai agente ajdua no material...

  3. #3

    Padrão

    Antes de escolher a linguagem, você deve aprender como funciona algorítmo.

    Saudações,

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Antes de escolher a linguagem, você deve aprender como funciona algorítmo.

    Saudações,

    Como disse não conheço lhufas de programação. A linguagem que gostaria de aprender seria C/C++, creio que antes de aprender alguma linguagem em especifico devo estudar sobre lógica ou já posso cair direto em cima da linguagem?

    Muito obrigado pessoal.

  5. #5

    Padrão

    Aprenda a lógica antes (algoritmo). Depois de aprender a lógica em sí, a linguagem vai ser só uma ferramenta.

  6. #6

    Padrão

    Você me recomendaria algum material para iniciar o estudo?

    Grato.

  7. #7
    Analista de Sistemas Avatar de MDdantas
    Ingresso
    Apr 2007
    Localização
    Caruaru - Pernambuco
    Posts
    422

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpatrinicola Ver Post
    Você me recomendaria algum material para iniciar o estudo?

    Grato.
    boa noite jpatrinicola. Eu indicaria para você este livro: Fundamentos da programação de computadores. Ele vai começar a mostrar a lógica (algoritmo), como o nosso amigo grayfox falou e depois com Pascal, C/C++ e Java.

    Abraços

    https://ssl-relativa.locaweb.com.br/...8576051486.jpg

  8. #8

    Padrão

    Æ!!

    jpatrinicola,

    Bem...Como você disse que não conhece "lhufas" de programação eu vou ser beeeeem básico.

    Se quiser conhecer algoritmo e gostar de Podcasts eu recomendo você brincar um pouco com os podcasts do Guanabara.info:
    [GuanaCast 35] Construindo Algoritmos V | Guanabara.INFO

    Veja que nesse link é o quinto podcast, mas tem o link para os primeiros, portanto comece do primeiro e vá entendendo qual a idéia da lógica...
    O Podcast é engraçado e não fica enjoativo de ouvir para quem está começando.

    Você até pode começar direto com a programação sem problemas, mas brincar com lógica é interessante para quem não tem conhecimentos sobre ela.

    Há braços

  9. #9

    Padrão

    Obrigado a todos pelas valiosas informações onde dando uma vasculhada no google encontrei um livro e comprei, o livro se chama Algoritmos e Programação de Marco Medina e Cristina Ferting, editora NOVATEC. Comecei a ler estou gostando muito, espero que consiga alavancar.

    Abraços,

  10. #10

    Padrão

    Pessoal,

    Pesquisando mais um pouco descobri sobre o Anjuta Gnome IDE, alguem utiliza, sabe me dizer se é bom?

    Anjuta Integrated Development Environment

    Vlw

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpatrinicola Ver Post
    Pessoal,

    Pesquisando mais um pouco descobri sobre o Anjuta Gnome IDE, alguem utiliza, sabe me dizer se é bom?

    Anjuta Integrated Development Environment

    Vlw
    Eu utilizava na época que fiz meu TCC no Debian... É muito bom! Infelizmente no Ubuntu, por algum motivo, eu nunca consegui fazer ele ficar com as mesmas funcionalidades que no debian... Vi em algums sites que hoje em dia ele tem até integração com o Glade que é um designer de interfaces gráficas para GTK.

    Nele eu proigramava em C/C++, outro dia descobri que ele trabalha com Python também (que é minha linguagem preferida). Mas acho que o suporte ainda não é 100%... Acho que ele já deve suportar outras linguagens também...

    Deu ate vontade de tentar colocar ele pra funcionar de novo...
    Até mais...

  12. #12

    Padrão Referências para C/C++

    Para aprender C++ eu recomendaria aprender C antes. É possivel aprender C++ direto, mas desta acho que fica mais fácil.

    Um bom livro para aprender C é:
    C Programming Language -Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie (Referência para quem programa em C).

    Boas referências para aprender C++
    cplusplus.com - The C++ Resources Network - Entre em C++ tutorial
    TUTORIAL:

    Espero que tenha ajudado.

    Elmar