Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão Muito obrigado

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Esse é um dos motivos que não se tem receitas prontas aqui no forum. Cada caso é um caso e mesmo assim, existem várias formas de se encarar e resolver a questão.

    Pelo que eu entendi, o que ele quer é um balanceamento mas apenas direcionando cada range de ips para sair por um determinado link (adsl).

    Se for isso vá na caixa "Pesquisar" no canto superior esquerdo do forum e esqueva: "LOADBALANCE POR GRUPO",
    isso vai trazer diversas dicas.

    Algumas que encontrei:

    Tutoriais/Wireless/Load Balance Free - UnderLinux Wiki

    https://under-linux.org/forums/mikro...re-adsl-3.html

    Se não for isso, volte ao assunto.

    É claro que existem outras abordagens.
    FINALMENTE RESOLVIDO

    Amigo muito obrigado pela ajuda, vc e Mr RG (que me ajudou num outro post) colocaram este tutorial ( Tutoriais/Wireless/Load Balance Free - UnderLinux Wiki ) e eu por várias vezes disse que não funcionava, mas eu estava enganado, funciona sim, só que TODOS do fórum esqueçeram de dizer que NÃO FUNCIONA COM WEB-PROXY bastou eu desativar o web-proxy que funcionou tudo ok. MUITO OBRIGADO A TODOS, um grande abraço.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Gente pelo amor de Deus o cara simplesmente quer separar os dois links na saida, e não um load balance ... é simples demais ... basta marcar as duas rotas do adsl na entrada, criar dois ranges de ips distintos, e fazer o redirecionamento via Interface na saida !
    Amigo senão conseguir resolver o seu problema me add no msn que a gente negocia !
    [email protected]
    Abraços !
    Realmente é simples, a forma com que os "foristas" colocam as soluções é que são confusas.

    Eu coloquei dois links como sugestão e vou colocar mais um:

    http://wiki.mikrotik.com/wiki/Load_B...tiple_Gateways

    Onde ensina a efetuar marcação de pacotes com base em faixas de endereços IP e cria gateways de saída distintos para cada faixa.

    O site do Mikrotik dá o nome de Load Balancing, estou confiando nessa nomenclatura.

    PS: Um outro complicador, que já foge ao meu pouco conhecimento, é uma possível incompatibilidade com webproxy...

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    FINALMENTE RESOLVIDO
    Amigo muito obrigado pela ajuda, vc e Mr RG (que me ajudou num outro post) colocaram este tutorial ( Tutoriais/Wireless/Load Balance Free - UnderLinux Wiki ) e eu por várias vezes disse que não funcionava, mas eu estava enganado, funciona sim, só que TODOS do fórum esqueçeram de dizer que NÃO FUNCIONA COM WEB-PROXY bastou eu desativar o web-proxy que funcionou tudo ok. MUITO OBRIGADO A TODOS, um grande abraço.
    Aí já fugiria ao meu pouco conhecimento do assunto, pois não uso webproxy.


    Mas se vale mais uma peruada, digo, comentário, no Mikrotik me parece ser possível fazer qualquer coisa, desde que se apliquem as regras certas. Quem sabe não funciona com webproxy? :-)

  4. #24

    Padrão

    talves alguem ja tenha falado, mas vo postar a minha solução
    vc tem um link a radio para receber 2 links

    solução
    cada modem adsl deve ter estar numa classe diferente,ex:
    modem1 - 10.1.1.1/24
    modem2 - 10.1.2.1/24

    la no seu servidor, coloca um ap recebendo o sinal dos links, e liga num switch
    feito isso, no teu server, coloca duas eth ligada nesse switch que ta ligado o ap q ta recebendo os links

    as eth do server ficaria assim:
    eth1 - 10.1.1.2/24 com o gateway 10.1.1.1
    eth2 - 10.1.2.2/24 com o gateway 10.1.2.1

    nesse mesmo server vai ter outras duas eth ligados nas tuas 2 omni

    agora é so fazer o balanceamento da forma q vc quiser

    ou joga todos os usuarios da omni1 para a eth1.. etc...
    existe varios meios possiveis de balancear. mas o interessante é vc por duas placa d rede recebendo os links, pois se trata de dois links, e para balancear certo é necessario dois gateways diferentes

  5. #25

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    FINALMENTE RESOLVIDO

    Amigo muito obrigado pela ajuda, vc e Mr RG (que me ajudou num outro post) colocaram este tutorial ( Tutoriais/Wireless/Load Balance Free - UnderLinux Wiki ) e eu por várias vezes disse que não funcionava, mas eu estava enganado, funciona sim, só que TODOS do fórum esqueçeram de dizer que NÃO FUNCIONA COM WEB-PROXY bastou eu desativar o web-proxy que funcionou tudo ok. MUITO OBRIGADO A TODOS, um grande abraço.

    OK Sargento, parabéns por ter conseguido... De fato, já que vc usa web-proxy, o que ocorre é que o web-proxy só funciona no link padrão e por isso toda navegação vai de fato sair só por um link, por isso foi sua confusão pois quando vc ía testar, vc pensava que apenas um dos links está atendendo a todos, mas o restante dos serviços sai pelo link designado...
    Agora se ainda vc quiser voltar a usar o web-proxy atendendo somente os clientes que usam o link padrão, tb é possível.

    Abç,

  6. #26

    Padrão

    Citação Postado originalmente por iron Ver Post
    OK Sargento, parabéns por ter conseguido... De fato, já que vc usa web-proxy, o que ocorre é que o web-proxy só funciona no link padrão e por isso toda navegação vai de fato sair só por um link, por isso foi sua confusão pois quando vc ía testar, vc pensava que apenas um dos links está atendendo a todos, mas o restante dos serviços sai pelo link designado...
    Agora se ainda vc quiser voltar a usar o web-proxy atendendo somente os clientes que usam o link padrão, tb é possível.

    Abç,
    Isso, deixei o web-proxy atendendo apenas os clientes do link padrão. Sobre a sugestão do amigo no outro post anterior, Minha primeira tentativa foi essa mesma, por um AP recebendo ligado num Switch, mas não sei porque ficou lentíssimo, já a plaquinha recebendo é muito mais rápido. Caso queiram ver como ficou eu posto as screens aqui.

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Realmente é simples, a forma com que os "foristas" colocam as soluções é que são confusas.

    Eu coloquei dois links como sugestão e vou colocar mais um:

    Load Balancing over Multiple Gateways - MikroTik Wiki

    Onde ensina a efetuar marcação de pacotes com base em faixas de endereços IP e cria gateways de saída distintos para cada faixa.

    O site do Mikrotik dá o nome de Load Balancing, estou confiando nessa nomenclatura.

    PS: Um outro complicador, que já foge ao meu pouco conhecimento, é uma possível incompatibilidade com webproxy...
    Eu usei o exempo das faixas de IP mas adptei para minha situação, que são duas faixas diferentes, e não uma faixa quebrada ao meio, mas foi seu tutorial que deu a luz, muito obrigado mesmo.

  8. #28

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Eu usei o exempo das faixas de IP mas adptei para minha situação, que são duas faixas diferentes, e não uma faixa quebrada ao meio, mas foi seu tutorial que deu a luz, muito obrigado mesmo.
    Demoramos, mas acertamos... :-)

    Valeu.

  9. #29

    Padrão

    AMIGO ME ADD AI NO MSN [email protected] eu tenho a solução pro seu problema!!

  10. #30

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lfaria Ver Post
    Demoramos, mas acertamos... :-)

    Valeu.
    Eu é que agradeço :-)

    Você merece uma "recompensa" :-) manda MP pra mim.

    Aproveitando o tópico :-) Meu Servidor MK é um Athlon XP 1.6 Ghz, 512 de RAM DDR, HD de 20 GB, tenho 32 clientes nele e esses dois links, o principal de 1MB e o novo de 600k (em breve 1MB também) no link principal deixei 30 clientes e os novos vou colocar no novo link, 30 clientes é muito para 1MB? meus links cliente são todos de 128k up e 64 down. A máquina do MK ta boa ou preciso por outra? Tenho um Pentium 4, 2.6 Ghz se precisar.
    Última edição por SgtoMarlthon; 27-10-2008 às 13:17.

  11. #31

    Padrão

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Eu é que agradeço :-)
    Você merece uma "recompensa" :-) manda MP pra mim.
    Ops...

    Citação Postado originalmente por SgtoMarlthon Ver Post
    Aproveitando o tópico :-) Meu Servidor MK é um Athlon XP 1.6 Ghz, 512 de RAM DDR, HD de 20 GB, tenho 32 clientes nele e esses dois links, o principal de 1MB e o novo de 600k (em breve 1MB também) no link principal deixei 30 clientes e os novos vou colocar no novo link, 30 clientes é muito para 1MB? meus links cliente são todos de 128k up e 64 down. A máquina do MK ta boa ou preciso por outra? Tenho um Pentium 4, 2.6 Ghz se precisar.
    A máquina em si, só para distribuir está ótima. Se for com proxy, aí já fica diferente...

    Eu uso um Celeron 1200 velho, 256 Mb e um HD de 512 Mb (isso mesmo, Mb, estranhamente vivo, mas moribundo) para gerir uma rede com 13 computadores, sendo 8 de uma Lan House.

    Se o seu link é adsl, vai ter que monitorar constantemente pois para provedor não é o ideal. Você pode até considerar o load balance, como alguns sugeriram. Mas somente se fizer muito bem feito, senão é dor de cabeça.

    Alguém por aí disse para estudar muito, e é isso que vai fazer tu tirar "leite" desse Mk.

  12. #32

    Padrão

    postado originalmente por sgtomarlthon https://under-linux.org/forums/image...s/viewpost.gif
    aproveitando o tópico :-) meu servidor mk é um athlon xp 1.6 ghz, 512 de ram ddr, hd de 20 gb, tenho 32 clientes nele e esses dois links, o principal de 1mb e o novo de 600k (em breve 1mb também) no link principal deixei 30 clientes e os novos vou colocar no novo link, 30 clientes é muito para 1mb? Meus links cliente são todos de 128k up e 64 down. A máquina do mk ta boa ou preciso por outra? Tenho um pentium 4, 2.6 ghz se precisar.
    nao seria 128k down e 64k up ?

  13. #33

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 14735 Ver Post
    nao seria 128k down e 64k up ?
    Isso, desculpe :-)