+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Ótimo hein, mas uma dúvida que não quer calar surgiu ... e nos clientes, o que usariamos para conectar com a base, tendo em vista que o equipamento além de receber um sinal de qualidade sem visada tambem precisa ter capacidade de responder as requisiçُes e enviar os pedidos para a base que é seu gateway, também sem visada ... o que a Wavion oferece ...
    Última edição por ayco; 26-11-2008 às 17:25.

  2. #62

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    Ótimo hein, mas uma dúvida que não quer calar surgiu ... e nos clientes, o que usariamos para conectar com a base, tendo em vista que o equipamento além de receber um sinal de qualidade sem visada tambem precisa ter capacidade de responder as requisiçُes e enviar os pedidos para a base que é seu gateway, também sem visada ... o que a Wavion oferece ...
    O equipamento é totalmente compatível com protocolo 802.11 b/g.

    Assim, é só aproveitar o que se tem. O usuário UsadosMac, relatou que só colocou uma antena externa de 12 dbi no notebook e foi 3km longe e atrás de uma elevação, totalmente sem visada e conectou. Só com a placa tradicional no notebook e a antena externa.
    E ele disse que só colocou o rádio em cima da casa dele. Agora vai levantar direitinho no lugar definitivo.
    Eu estou achando bom demais. Será que vai chover na nossa horta? tomara que sim.

    Editando: mas se colocar um AP com MIMO, no cliente deve ficar muito melhor. O problema é o custo

  3. #63

    Padrão

    Outra curiosidade rss... qual será a potência de saida de cada radio/antena desse equipamento, me ocorreu um pensamento bobo enquanto concluia um trabalho aqui, eles usam frequência de 900 mghz pelas ondas serem maior aumentando assim sua profundidade e sua capacidade de contornar obstáculos, até ai blz, no mimo sabemos que pegaram um wifi convencional, colocaram mais transmissores/antenas e optimizaram o software que faz o controle do envio/recebimento de dados para a nova realidade que é conseguir reorganizar tudo de maneira mais eficiente mesmo com a disparidade de tempo entre a entrega dos bits de um mesmo pacote de dados porque ele usa superficies refletoras para melhorar sua funcionalidade em ambientes indoor, então reflete em superficies diferentes e ocasiona diferentes velocidades de entrega das frações de dados que ele terá que reorganizar, então será que essa empresa fez a mesma coisa, juntou vários rádios e optimizou um firmware ou apenas juntou os rádios ... talvez alguém ja tenha escrito algo sobre isso e eu não tenha conseguido acompanhar, mas seria muiiiiito interessante se alguém como esse rapaz citado ai em cima que comprou um pudesse participar desse debate pra nós tirar certas dúvidas e podermos passar nossas perguntas a ele para que o mesmo fizesse testes a fim de conhecer mais a tecnologia empregada e repassar a nós, afinal se a coisa toda for só um case bonito com equipamentos já encontrados no mercado a preços mais atraentes derrepente para quem tem interesse nessa solução possa existir meios de se conseguir o mesmo resultado sem gastar os 20k que disseram que custa o brinquedo .

  4. #64

    Padrão

    Pelo que li no data sheet, são seis rádios integrados que trabalham em conjunto.
    É pura tecnologia MIMO. Aproveita o máximo das reflexões.
    Não é um rádio para cada setor. Todos estão sempre envolvidos na conexão. Mesmo que por ex. fosse um só usuário num dado momento, todos os rádios irão trabalhar em conjunto.

    Nas especificações diz que é 100mW. Não sei dizer se é por rádio. Mas ele é transparente quanto a isso. É como se fosse um só rádio instalado

  5. #65

    Padrão

    Eu estou estudando uma opção para nosso tema de debate nesse post, wimax 5.8 ghz com alcançe superior ao prometido por esse equipamento da wavion tanto com LOS quanto NLOS, a um custo tambem inferior ... só estou com dificuldades para encontrar informaçoes concretas em relação aos valores, os caras nem pra por o valor dos produtos no site , mas uma fabricante chamada Airspan tem um adaptador usb chamado Mimax que é quadribanda, e tambem possuem as bases micromax que segundo informaçoes coletadas na internet e tambem de um post de um usuario aqui do forum ela deve custar em torno de 6000 dolares e o dispositivo usb para receber ficaria em torno de 50 dolares pelo que pude encontrar, mas as informaçoes ainda estao dispersas, que falta faz o diaxo do ingles agora, se alguem for fluente no ingles e quiser mandar um email para a empresa é só falar ai ... porque se é pra investir em algo caro assim então vamos atacar em algo com mais sobrevida no mercado ( wimax ), alias o que me chama atenção é será que nós somos tão pereba assim que não tem um consultor dessa tecnologia no forum ? eu mesmo ja postei falando sobre conhecimento que rende divisas são os dominados por poucos, mas o pessoal ai ao menos os partners que tem intenção em vender ... que tão dar as caras e falar sobre o assunto, o pessoal ja esta ficando aflito com isso, eu estou meio ocupado para preparar um material sobre wimax bacana pro pessoal mas prometo fim de semana vou tentar tirar umas 3 horas pra fazer um pequeno resumo das possibilidades dentro do que aprendi em teoria nos treinamentos de wireless.

    olha o site da empresa --> Airspan

    Tem alguem com capital e interesse em desenvolver um projeto piloto nessa area ? porque se tiver e quiser converssar eu me candidato como analista atrás de desafios nessa área que ao meu ver é o que vai movimentar o mercado de transmissão de dados nos próximos anos no mercado corporativo e depois no mercado doméstico, além do setor público que é atualmente o maior consumidor dessa tecnologia ... dizem que quando se importa tecnologia sem similar no mercado nacional o governo cobra uma taxa muito baixa de imposto, então dependendo do andar da carruagem uma associação para importar esses equipamentos poderia ser descutida, outra hora eu posto mais detalhes sobre essa frequencia, alcançe com e sem visada, banda disponivel, vantagens e outros detalhes, e eu sei que tem gente aqui que entende disso umas 100 vezes mais do que eu, então gente boa será que ninguém tem uns minutos ai pra falar abertamente com a galera ?
    Última edição por ayco; 26-11-2008 às 22:20.

  6. #66

    Padrão

    Bem,

    sobre questões técnicas e operacionais o que você precisa saber?

  7. #67

    Padrão

    Boa noite amigo Marcelo goiás, obrigado pelo retorno, bom acho que seria interessante a gente falar um pouco sobre o real alcançe do wimax 5.8 Ghz, Alcance com Linha de Visada (LOS) de 7 a 8 km
    Alcance sem Linha de Visada (NLOS) de 3 a 4 km, até onde sei, o que já é uma vantagem sobre outros sistemas, o valor pelo que pude levantar em pesquisas na internet tambem ficam abaixo dos 20k dolares que pedem no sistema wavion, o dispositivo usb que citei ele tambem trabalha com tecnologia mimo wimax, possui sistema quadriband que possibilita roaming em qualquer frequencia que se queira entre 2 a 5 ghz, então amigo se voce puder confirmar esses dados, assim tambem como o possivel alcançe desse receptor usb, alem de disponibilizar valores se vocè tiver acesso a alguma lista de preço de algum vendedor de tecnologia wimax, e uma coisa interessante que pude perceber em relação ao tópico, ele iniciou com o tema soluçao para mobilidade sem visada o que eu creio que para pequenos provedores é algo ainda pouco provavel de se conseguir, pelos custos e falta de padronizaçao desse segmento com mobilidade, então agora ja estamos discutindo acesso Nlos, afinal um acesso nomadico ja esta de bom tamanho para nossa realidade. Obrigado desde já e retorno mais tarde.


    Obs: por favor se alguém ja trabalhou em projeto muni wifi / metro wireless e tiver o projeto para a gente descutir eu gostaria muito de participar de um novo tópico sobre o uso dessas novas tecnologias para essas aplicações que estão ganhando corpo e que eu não quero ficar de fora.
    Última edição por ayco; 26-11-2008 às 22:21.

  8. #68

    Padrão

    alguem sabe alguma coisa dos equipamentos wimax em 2.4 da navini e da proxim que são moveis como os que a computech implantou em porto alegre e parece que a neovia tambem trabalha em são paulo?

  9. #69

    Padrão

    Bem,

    uma boa estação/equipamento WiMax para 500 clientes custa entre R$ 40.000,00 (uma recém lançada no Brasil e R$ 500.000,00. Mas tenho preço de estações para 1.000 clientes que custam entre R$ 1.000.000,00 e R$ 3.000.000,00. Não estão inclusos torres, equipamentos de enlaces, sistemas de nobreaks, pára-raios, etc.

    Aplicações sem linha de visada: o WiMax foi desenvolvido pensando na "cidade de concreto", como prédios e grandes contruções. Esses edifícios refletem, difratam ou refratam o sinal de rádio posssibilitando desvios até chegada ao usuário final. Conforme a intensidade/nível do sinal o mesmo vai desviando até que chegue ao seu "destino" ou seja disperso pelo caminho. O protocolo que definiu o WiMax é robusto e mais imunes a interferências do que o protocolo de rede sem fio correntemente usados (Wi-Fi/Wireless).

    Aplicações com linha de visada: como toda onda em alta frequência o sinal chegará até onde o nível/intensidade permita, pois encontra poucos obstáculos como poluição, o próprio ar, interferências de outras ondas de rádio e o fenômeno da dispersão da luz/energia. Resistência do ar??? Isso mesmo, no vácuo o sinal encontra menos resistência a sua propagação.
    Com linha de visada é possível criar células de 50KM quadrados ou mais e com velocidades/banda maiores do que redes sem fio b/g.

    Bem, vamos discutindo o assunto ou até mesmo criar um tutorial de WiMax....rsrs

  10. #70

    Padrão

    boa noite marcelo voce sabe o preço do equipamento cliente para uma base dessa de 40.000,00 wimax?

  11. #71

    Padrão

    aqui amigos o tópico de outro companheiro falando sobre a soluçao que eu citei .. incluindo valores, eu vou entrar me contato com esse colega pedir se ele pode passar o contato desse representante dessa marca de equipamentos wimax, porque esta com preço muiiiiito abaixo do que nosso amigo marcelo passou, então se realmente tiver um preço tão atraente creio que se torne uma boa opção não é mesmo

    topico com o post sobre o equipamento wimax 5.8 a bom preço -- > https://under-linux.org/forums/wirel...ax-5-8ghz.html

  12. #72

    Padrão

    Ae galera, tem a WDCNet.com.br que comercializa produtos Wimax da Aperto Networks.

  13. #73

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Ae galera, tem a WDCNet.com.br que comercializa produtos Wimax da Aperto Networks.
    aperto deve ser o preço hehe...
    mais uma coisa, pode trabalhar com wimax asim ??? ou precisa de liçens aespecial ???

  14. #74

    Padrão

    Na freqüência de 5ghz vc pode, é livre...
    Desde que para comercializar vc tenha SCM

  15. #75

    Padrão

    Citação Postado originalmente por islan Ver Post
    Na freqüência de 5ghz vc pode, é livre...
    Desde que para comercializar vc tenha SCM
    ta mas wimax em 5.8 sera que funcionaria ?????

    nesa frequencia qualquer obstaculo e um problema...

  16. #76

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    aqui amigos o tópico de outro companheiro falando sobre a soluçao que eu citei .. incluindo valores, eu vou entrar me contato com esse colega pedir se ele pode passar o contato desse representante dessa marca de equipamentos wimax, porque esta com preço muiiiiito abaixo do que nosso amigo marcelo passou, então se realmente tiver um preço tão atraente creio que se torne uma boa opção não é mesmo

    topico com o post sobre o equipamento wimax 5.8 a bom preço -- > https://under-linux.org/forums/wirel...ax-5-8ghz.html

    Já tinha visto o site da Airspan
    Problema é que Airspan não tem no Brasil, e além disso, 12.000 dolares fica mais caro sem falar no imposto que vem por cima depois.

  17. #77

    Padrão

    Boa tarde pessoas, bom pessoal pareçe que para os que querem iniciar as atividades no fornecimento de internet móvel de verdade já é possivel com um adaptador para notebook pcmcia ou algo assim da samsung chamado wibro ... ele permite que voce tenha conexão no padrao movel do wimax ... agora quem ai tem grana pra montar um projeto de wimax com mobilidade ?
    a tecnologia ja existe e funcional, agora o custo rss... ai fica dificil, mas para quem quer prover net com NLOS, entenda-se linha de visada parcialmente interrompida, porque essa historia de eu moro dentro da poço do metro, ou atrás de uma montanha onde o sol nasce ai eu não acredito que nada chegue porque mesmo aproveitando toda a potencia de multiplas e simultâneas conexões ainda assim existe um negócio chamada de área de sombra de sinal, e nesses pontos só mesmo instalando repetidores amigos. bom wimax 5.8 e wibro, acho que essa é a melhor solução até o momento em termos de funcionalidades para o assunto desse tópico, se alguém ai tiver grana pra investir eu já disse, me contrata que eu estou dentro desse tipo de projeto deve ser pra lá de interessante participar de experências com tecnologias tão recentes, lembrando que poucas empresas no mundo tem produtos comerciais implantados com wimax, então se você quer ser um pioneiro ... muita sorte e sucesso !
    Última edição por ayco; 29-11-2008 às 14:33.

  18. #78

    Padrão Airspan

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    Boa noite amigo Marcelo goiás, obrigado pelo retorno, bom acho que seria interessante a gente falar um pouco sobre o real alcançe do wimax 5.8 Ghz, Alcance com Linha de Visada (LOS) de 7 a 8 km
    Alcance sem Linha de Visada (NLOS) de 3 a 4 km, até onde sei, o que já é uma vantagem sobre outros sistemas, o valor pelo que pude levantar em pesquisas na internet tambem ficam abaixo dos 20k dolares que pedem no sistema wavion, o dispositivo usb que citei ele tambem trabalha com tecnologia mimo wimax, possui sistema quadriband que possibilita roaming em qualquer frequencia que se queira entre 2 a 5 ghz, então amigo se voce puder confirmar esses dados, assim tambem como o possivel alcançe desse receptor usb, alem de disponibilizar valores se vocè tiver acesso a alguma lista de preço de algum vendedor de tecnologia wimax, e uma coisa interessante que pude perceber em relação ao tópico, ele iniciou com o tema soluçao para mobilidade sem visada o que eu creio que para pequenos provedores é algo ainda pouco provavel de se conseguir, pelos custos e falta de padronizaçao desse segmento com mobilidade, então agora ja estamos discutindo acesso Nlos, afinal um acesso nomadico ja esta de bom tamanho para nossa realidade. Obrigado desde já e retorno mais tarde.


    Obs: por favor se alguém ja trabalhou em projeto muni wifi / metro wireless e tiver o projeto para a gente descutir eu gostaria muito de participar de um novo tópico sobre o uso dessas novas tecnologias para essas aplicações que estão ganhando corpo e que eu não quero ficar de fora.

    Tinha um consultor no Brasil há uns 1 ano e meio atras, era o pessoal da Mude www.mude.com.br, soh q o sistema da airspan naum emplacou no Brasil. O motivo, um provedor da Australia implantou a solução da airspan e disse q naum funcionava corretamente, naum cumpria o prometido q naum se tratava de um equipamento wimax e sim o wifi turbinado. Para ser wimax o produto tem de ser certificado pelo Forum Wimax www.wimaxforum.org, consultando os produtos wimax jah certificado apenas as CPEs da airspan e uma base estacao de frequencia licenciada.

  19. #79

  20. #80

    Padrão

    Citação Postado originalmente por izaufernandes Ver Post
    Já estão vendendo aqui no brasil o wbs-24000

    Link: 5TI Outro Parks WBS2400-POE-BR Estação Base Wi-Fi
    O que achei estranho no site deles é que não citam a Parks, que é o importador oficial e o responsável pela homologação. Todos os outros representantes citam isso.

    E o preço do UsadosMac está melhor, mas ele nem anunciou ainda no site. Familia Cintra - Revenda Autorizada Apple