Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Reciclando alguns conceitos em Wi-Fi

    Muita coisa boa tem sido discutida no forum. Muitas destas informações acabam ficando espalhadas. Por isso gostaria de ver alguns conceitos reunidos como orientações básicas. Dois pontos que eu gostaria de ver discutidos são:

    1 - A capacidade de processamento de uma Routerboard é importante. E muito se fala sobre o desempenho dos cartões, mas estes, existem poucas opções homologadas. Mas existe diferença de desempenho tanto do cartão como da RB, quando esta está configurada como bridge, deixando assim todo o processamento para o servidor?

    2 - A poluição em 2.4 está ficando muito grande. Se migrarmos para 5.8 pelo menos por enquanto pode melhorar. Mas como fica o desempenho da rede com a distribuição em 5.8 em locais onde a interferencia em 2.4 não é problema? Já que com frequencias mais altas, a visada torna-se cada vêz mais crítica, este desempenho poderia ser inferior ao de uma rede em 2.4? Sem falar na questão de custos com a implantação de equipamentos em clientes e o menor número de canais disponíveis em 5.8

  2. #2

    Padrão

    Olá 1929,

    como vai? A frequência de 2.4GHz vai ficar cada vez pior, pois tem aparecido redes demais em todas as cidades e isso vai beneficar as operadoras que estiverem operando na frequência de 3.5GHz. Como não terão concorrências, com melhores equipamentos e melhor infraestrutura poderão prestar melhores serviços.

    Não vejo viabilidade operar redes para clientes em 5.8GHz devido ao custo do equipamento e a falta de antenas homologadas para distribuição de sinal, como omnis e painéis.

    Na verdade todos vão ficar "empurrando com a barriga" até quando for possível utilizar essas duas frequências para distribuição de sinal em provedores; ou até quando aparecer alguma resolução da Anatel proibindo o uso dessas frequências em provedor de serviços.

  3. #3

    Padrão

    Pegou pesado com a Anatel em Marcelo?

    Mas na prática não é de duvidar que um dia aconteça ísto, com a desculpa de "moralizar" a frequencia, e assim favorecer os grandes. No passado eram contra privatizações e agora estão facilitando as fusões.

    E quanto as RB, saberia me dizer alguma coisa?

  4. #4

    Padrão

    Olha,

    RB433AH é uma boa: 680MHz (pode chegar a 800MHz) e 128MB de memória RAM. Utilizando 3 cartões R52H produz um bom resultado.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Olha,

    RB433AH é uma boa: 680MHz (pode chegar a 800MHz) e 128MB de memória RAM. Utilizando 3 cartões R52H produz um bom resultado.
    Esta é uma das opções. Outra seria RB600 ou Alix 2C2.

    Mas a minha dúvida é: se configurar estas placas em bridge, vai exigir muito menos em processamento?
    Estas RB seriam mais indicadas para usar com o Mikrotik instalado nelas?
    Se for assim, não daria para usar outras RB mais econômicas e configurar tudo em bridge?

  6. #6

    Padrão

    RB600 tem menos processamento, pois é de uma geração anterior a RB433AH. A vantagem dela é que existem adaptadores para ampliar o uso para 6 ou 8 cartões mini-PCI.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    RB600 tem menos processamento, pois é de uma geração anterior a RB433AH. A vantagem dela é que existem adaptadores para ampliar o uso para 6 ou 8 cartões mini-PCI.
    Voce alguma vêz usou tudo em bridge para ver se há diferença de desempenho com mais processamento ou menos processamento?

  8. #8

    Padrão

    Sim, tem diferença.
    Entretanto, para poucos clientes quase não se nota. À medida que vão aumentando o tráfego e o número de clientes fica perceptível a diferença. Quer um exemplo simples? Faça uma bridge com 200 clientes. No exemplo 1 utilize uma RB133 e no exemplo 2 utilize uma RB433AH. Então verá a diferença.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    Sim, tem diferença.
    Entretanto, para poucos clientes quase não se nota. À medida que vão aumentando o tráfego e o número de clientes fica perceptível a diferença. Quer um exemplo simples? Faça uma bridge com 200 clientes. No exemplo 1 utilize uma RB133 e no exemplo 2 utilize uma RB433AH. Então verá a diferença.
    É que eu vou precisar fazer alguns pontos de acesso espalhados, visto que a cidade apesar de pequena é em altos e baixos. Não muito acentuados mas pode dar zonas de sombra. Então eu pensei, em vêz de colocar uma RB parruda, colocaria várias mais simples distribuindo e na base colocaria também RBs com menos processamento, uma distribuindo e outras recebendo dos pontos de acessos mais distantes. Assim, eu nunca teria um numero tão grande de usuários em cada uma delas. E deixo o servidor em baixo fazendo o serviço pesado. Acho que ficaria mais econômico, já que dos pontos distantes não vou poder abrir mão.

  10. #10

    Padrão

    bons questionamentos ...

  11. #11

    Padrão

    1929,

    células menores e bem distribuidas são a melhor solução. Não fica mais barato como você pensa, mas disponibiliza melhor o sinal. Entretanto, tem a questão do radio espectro: quanto mais células mais poluído ficará o espectro radio-elétrico.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MarceloGOIAS Ver Post
    1929,

    células menores e bem distribuidas são a melhor solução. Não fica mais barato como você pensa, mas disponibiliza melhor o sinal. Entretanto, tem a questão do radio espectro: quanto mais células mais poluído ficará o espectro radio-elétrico.
    Em resumo: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come.

    Mesmo o custo sendo mais alto pela instalação de mais torres, acho mais seguro ter mais células. Afinal, já tenho 3 torres, se colocar mais 3 fecho a cobertura que preciso. E se tiver que substituir RB por algum problema, fica menos oneroso depois.

    Só o que me preocupa é a questão do processamento. Eu imaginava que se fica em bridge o processamento iria para quase zero. E aí ter mais mhz ou menos seria secundário.

  13. #13

    Padrão

    amigos a frequencia de 2,4ghz tah tao escrota e abandonada que nem a Anatel fiscaliza mais !

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    amigos a frequencia de 2,4ghz tah tao escrota e abandonada que nem a Anatel fiscaliza mais !
    Pois tu sabe que eu já estou achando o mesmo. Dentro de Porto Alegre e arredores está minado de redes clandestinas.
    Se lá do lado da agencia deles, eles não fiscalizam, tu acha que eles vão viajar para o interior?
    Mas como "seguro morreu de velho" é bom não facilitar.
    Meu concorrente aqui faz 3 anos sem registro e agora que diz ter encaminhado está ameaçando todo mundo. Cara de pau.

  15. #15

    Padrão

    Amigos, vcs estão equivocados, a tia Ana fiscaliza sim, prova disso é que em 2 anos ja sofri 4 fiscalizações, inclusive com equipamento lacrado, e a multa tb é bem baratim, R$2000 e lá se vai, é só denunciar que eles vem correndo..... quanto ao tópico fecho com o marcelo "células menores e bem distribuidas são a melhor solução". Ha ....ja ouviram falarar em OSWAVE ...pesquisem ....otima alternativa para ambiente poluido.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jodrix Ver Post
    Amigos, vcs estão equivocados, a tia Ana fiscaliza sim, prova disso é que em 2 anos ja sofri 4 fiscalizações, inclusive com equipamento lacrado, e a multa tb é bem baratim, R$2000 e lá se vai, é só denunciar que eles vem correndo..... quanto ao tópico fecho com o marcelo "células menores e bem distribuidas são a melhor solução". Ha ....ja ouviram falarar em OSWAVE ...pesquisem ....otima alternativa para ambiente poluido.
    Tchê! Tu estás em Porto Alegre ou interior. Tá minado de rede por tudo que é lado.

    Onde eu acho para comprar este firmware, o Oswave. E outro detalhe: parece que ele só é compatível com alguns chipset da Atheros?

    Se tu usas ele, conta para nós mais detalhes das vantagens dele.

  17. #17

    Padrão

    O Jodrix mexeu com a curiosidade.

    Não tem muita coisa na net.
    Mas basicamente o Oswave aceita NanoStation, Ovislink 5000. Rádios com chipset Atheros, mas não todos atheros.
    Tem alguns recursos a mais para filtrar interferencias e parece que é muito mais estável.

    Manda aí Jodrix. Tu está com a palavra.

  18. #18

    Padrão

    Opa pessoal..

    Bem, de 90 dias pra cá, mudou tanta coisa aqui na empresa que nem sei por onde começar.

    Antes, tinha um FULL de 2mb intelig, agora tenho 2mb de outra operadora regional (de amigo) bem mais barato, que vem por um par de CANOPY BH10 +- 18km, entra em um 900mhz provisório, vai para uma pop meu, distribui, entra em um aprouter 2.4 e vai pra outro á 1km, e chega na minha torre principal, de ferro, bonitona etc.. onde tenho o maior fluxo, uns 90 distribuídos nos 4 aprouter com 4 TSM de 12 homologada. antes que perguntem, chove muito, tem raio, tem maresia e troco um de vez em quando, a última vez foi á uns 6 meses. Todos ligados com fonte AT de pc. Agora, que estou pensando em, ou colocar um kit com 6 NANO Station ou 2 rb com cartões, ou deixar como está eheheheh

    Tudo funciona bem, pelo menos quando meu enlace de 900mhz nao dá uma travada, mas tbm coitado.. tem tanta árvore que nem cupim passa, e ainda chega uns 4mb.

    Pois é. Agora, comprei a outra parte da empresa, não tenho mais sócios e posso decidir sozinho (vou chegar onde quero, lá em baixo). Penso em investir mais, bem mais na infra, e depois rasgar nas instalações, só com ´radio etc.... coisa prática e rápida para o instalador. Deixar a coisa fina

    O que acontece, é que penso em colocar tudo nas routerboard, tudo, menos os canopy eheheheheh. Meus enlaces menores, AP como bridge (tenho um MK só que controla tudo, IP+MAC, banda, etc....)

    Mas tem um problema, essa merd* tá ficando tenso, tem ap, omni que nego faz em casa, (essa é a Omni da Tigre, pra não pagar mico), tem sinal pra todo lado, tem sinal tão forte aqui que parece wimax, se eu me trancar dentro do banheiro e afundar o notebook dentro do vazo ele acha sinal.

    Ninguém controla, mas tem uma agência que é pior que e a ANATEL, são os CLIENTEL, eles falam mau mesmo, quando o negócio não presta, e muita gente ja tá ligada nessa coisa de clandestinidade, compartilhamento, um enxergar o pc do outro etc... cliente tá ficando exigente, pelo menos por aqui. Não to 100% legal ainda, não falo de anatel, falo de impostos etc.... mas tá tudo caminhando para que em janeiro esteja tudo certo.

    O dia que eu pagar 2.000 de imposto por mes, eu to morrendo de rir, sabe por que, dois motivos.. 1-Jesus pagou impostos.. 2-) Com um boleto desse tamanho de imposto eu to com faturamento de pelo menos 20.000, dependendo do imposto, então, que mau tem, se o governo vai enfiar na b*nda, problema dele, minha parte eu fiz.

    Então, já foi o desabafo, agora as partes, que vivi com as RB e cartões.

    1-) RB, fonte FODA (disculpem a palavra), naõ adianta, tem que ser fonte boa.
    2-) Mais que dois cartões ? Jamais, minha parceira de link, tem 4 TSM em 2 RB-333 eu acho, não lembro, cada uma com dois cartões, mais ou menos uns 250 clientes, nunca abriu as pernas, mas tem uma que, para testes fizemos NAT, surpresa ? 100% de processamento.

    3-) Antena base? TSM, já testei de tudo, não troco elas por nada, além de gaúchas, são ótimas tenho 4 á 3 anos perfeitas, na beira do mar, uma inclusive, sem fita isolante, de propósito, pra ver no que dá e não deu em nada.

    4-) Interferência: eu usava 100mw, e acabei em 63mw, num tem jeito, alinha direito e vai uma dica, importante. Em clientes próximos, menos de 1 km, visada boa, use antenas de 12dbi, essas aquarios e similares, homologadas. Lembrem-se, um cliente é um equipamento de rádio frequencia, que emite tbm certo ? não é como muita gente pensa, tipo, só recebe. Logo, diminuindo a antena pra 12, vc diminui a sensibilidade de todo o circuito para ruídos.

    5-) 5.8 ? Não tá distante não, tem muita coisa entrando no mercado, inclusive o nano station, e se todo mundo ficar se cagando em usar, num vai baixar nunca, ou vocês já se esquecerao quanto que custava uma placa pci wireless á 4 anos atras ? Quanto mais gente usar, mais vai vender, e mais barato vai ficar.

    Por enquanto é só.. ah.. to pedindo uns NanoStation 5 pra ver qual é deles.

    Abraços

  19. #19

    Padrão

    Caramba, Alam
    Parece novela da Globo, que enrola de tudo que é lado, mas sempre acaba bem. Um amigo meu que tem um provedor com cerca de 300 usuários, só agora está partindo para RB. Até agora ele só tinha AP da Aprouter e é só elogios.
    Eu vi ao vivo e a cores. Ele pingou em cerca de 20 IP da rede e nenhum passou de 10ms. Ap cliente ele usa ovislink 5460.
    E para gerenciar tudo isso ele está usando o Netunne. Nunca travou .

    Só fiquei com um grilo. Tu tens que trocar de vêz em quando as TSM. Antena deste preço devia durar a vida toda.
    Eles deviam se preocupar com estes detalhes, como a marezia, afinal dizem que já são 16 países, fora todos os orgãos federais que eles fecharam venda a pouco e mais o mercado interno. Eu não sei como eles conseguem atender tudo. O pavilhão deles é pequeno. Quem passa na frente, se não conhece nem dá bolas.

    A minha preocupação com tudo em 5.8 é a presença de obstáculos, já que é uma frequencia que também exige visada e acho que é mais sensível ainda do que a 2.4 quanto a este aspecto de obstáculos.
    Eu aqui não posso me queixar de interferencias, felizmente. Por isso é que estou um pouco relutante em abraçar o 5.8.
    Mas se for confirmado o preço bem mais baixo dos Nano Loco e do Bullet, aí pode ser uma saída para 5.8, já que equipamento para cliente estava difícil achar algo compatível com o bolso.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Caramba, Alam
    Parece novela da Globo, que enrola de tudo que é lado, mas sempre acaba bem. Um amigo meu que tem um provedor com cerca de 300 usuários, só agora está partindo para RB. Até agora ele só tinha AP da Aprouter e é só elogios.
    Eu vi ao vivo e a cores. Ele pingou em cerca de 20 IP da rede e nenhum passou de 10ms. Ap cliente ele usa ovislink 5460.
    E para gerenciar tudo isso ele está usando o Netunne. Nunca travou .

    Só fiquei com um grilo. Tu tens que trocar de vêz em quando as TSM. Antena deste preço devia durar a vida toda.
    Eles deviam se preocupar com estes detalhes, como a marezia, afinal dizem que já são 16 países, fora todos os orgãos federais que eles fecharam venda a pouco e mais o mercado interno. Eu não sei como eles conseguem atender tudo. O pavilhão deles é pequeno. Quem passa na frente, se não conhece nem dá bolas.

    A minha preocupação com tudo em 5.8 é a presença de obstáculos, já que é uma frequencia que também exige visada e acho que é mais sensível ainda do que a 2.4 quanto a este aspecto de obstáculos.
    Eu aqui não posso me queixar de interferencias, felizmente. Por isso é que estou um pouco relutante em abraçar o 5.8.
    Mas se for confirmado o preço bem mais baixo dos Nano Loco e do Bullet, aí pode ser uma saída para 5.8, já que equipamento para cliente estava difícil achar algo compatível com o bolso.
    As antenas eu nunca troquei, tem 3 anos, eu falei que de vez em quando troco um rádio, as antenas são ótimas.

    Aquela coisa de um cliente ter uma árvorezinha na frete, e mesmo assim a gente instala, em 5.8 acaba, mas 98% dos meus clientes tem visada limpa. Mas por outro lado, o fresnel do 5.8 é bem menor, o que ajuda. e a capacidade do link aumenta.. é mais estável.

    Abraços