+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema com Routerboard 600

    Bom dia,

    Trabalho em um provedor de internet a radio, utilizo uma RB600 com firmware 3.10 (licença nivel 4) e o que acontece é que de tantas em tantas horas ela está se reinicializando sozinha, diz que deu erro critico e se reinicializa, derrubando todos e nem sempre qdo ela volta o pessoal consegue conectar, as vezes preciso reiniciar ela manualmente para voltar.

    Utilizo sistema hotspot nela, onde os logins estão armazenados em outro servidor e são controlados por user manager (servidor com licença nivel 6 - firmware 3.14 x86).

    ela da uma mensagem que deu "system critical error ...(alguma coisa).. case 1"

    ela está com poucos clientes, pois a torre é nova, deve ter uns 60... 80 clientes apenas, todos ligados nela através de antenas wireless 5.8ghz (totalizando 5 antenas, que são blocos de um residencial que estavam em 2.4ghz e passamos para 5.8 nessa torre, usavam outra torre qdo eram 2.4)

    alguém ja teve esse problema com RB600?

  2. #2

    Padrão

    Todos os seus clientes estão a 5.8 Ghz? eles tao com R$ pra pagar uma instalação hem?

    Mas voltando ao caso, qual a fonte que voce esta usando nessa RB? Qualquer coisa abaixo de 12V 3A faz ela ficar louca.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Todos os seus clientes estão a 5.8 Ghz? eles tao com R$ pra pagar uma instalação hem?

    Mas voltando ao caso, qual a fonte que voce esta usando nessa RB? Qualquer coisa abaixo de 12V 3A faz ela ficar louca.
    realmente eu achei muito desnecessario a sua primeira linha de comentário.

    bom eu tinha dito no post acima "(totalizando 5 antenas, que são blocos de um residencial que estavam em 2.4ghz e passamos para 5.8 nessa torre, usavam outra torre qdo eram 2.4)", ou seja, o equipamento é nosso, são 5 antenas que utilizam routerboards tbem.

    12v?... usamos fonte 24v.

    alguém ai tem ideia do que esteja acontecendo nela?

  4. #4

    Padrão

    Bem amigos,

    realmente fonte com corrente abaixo de 3 ou 4 ampères dá nisso. Mas parece ser erro de gravação do Mikrotik na memória flash da RB (MK pode estar corrompido ou mesmo defeito na flash).

    Já fui criticado por defender PC AP, mas cada vez mais fico satisfeito com computador em torres. Ponho 400 ou mesmo 500 clientes por torre continua trabalhando normalmente. Geralmente as RBs ao passar de 80 clientes, não importando o número de cartões, começam a dar problemas de latência.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Squinzani Ver Post
    realmente eu achei muito desnecessario a sua primeira linha de comentário.

    bom eu tinha dito no post acima "(totalizando 5 antenas, que são blocos de um residencial que estavam em 2.4ghz e passamos para 5.8 nessa torre, usavam outra torre qdo eram 2.4)", ou seja, o equipamento é nosso, são 5 antenas que utilizam routerboards tbem.

    12v?... usamos fonte 24v.

    alguém ai tem ideia do que esteja acontecendo nela?
    Rapazinho, vc é muito soberbo... pede ajuda e ja da uma pedrada em quem tenta te ajudar?

    ela está com poucos clientes, pois a torre é nova, deve ter uns 60... 80 clientes apenas, todos ligados nela através de antenas wireless 5.8ghz
    Nessa frase voce falou que seus 80 cientes estão com 5.8Ghz, isso sim que é desnecessario falar, uma RB não reinicia so por causa do espectro de frequencia.

    Quando falei em
    Qualquer coisa abaixo de 12V 3A faz ela ficar louca.
    Eu não afirmei que vc estava usando fonte de 12 eu so salientei que SE voce estivesse com uma fonte abaixo dessas especificações a RB reiniciaria (mesmo porque com 80 clientes e um pico de 50 online ela não aguentaria por falta de CORRENTE pra alimenta-la.)

    Quando você falou
    12v?... usamos fonte 24v.
    deu a entender que a replica de sua pergunta foi uma insignificância... o que voce não sabe é que RBs funciona com fontes a partir de 12 a 48V. da no mesmo por uma de 12 ou 24V, o regulador da RB so deixa passar 12v para os circuitos da placa, portanto seu desdem com a resposta reflete sua falta de conhecimento na área. Sua RB está com falta de corrente ou um defeito nos cartoes ou ate mesmo no processador ou memorias da RB. Procure a garantia.

    Quando voce entrar no forum pra pedir ajuda ponha sua mente pra aceitar qualquer sugestão, pois se voce soubesse qual era o defeito em sua RB não teria postado nada aqui.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Rapazinho, vc é muito soberbo... pede ajuda e ja da uma pedrada em quem tenta te ajudar?

    foi sobre seu comentario sobre 5.8, achei que vc tinha vindo zuar o topico...


    Nessa frase voce falou que seus 80 cientes estão com 5.8Ghz, isso sim que é desnecessario falar, uma RB não reinicia so por causa do espectro de frequencia.

    eu apenas comentei para dar mais informações, para que quem ler o topico possa ter ideia que não tem muitos clientes nela.

    Quando falei em Eu não afirmei que vc estava usando fonte de 12 eu so salientei que SE voce estivesse com uma fonte abaixo dessas especificações a RB reiniciaria (mesmo porque com 80 clientes e um pico de 50 online ela não aguentaria por falta de CORRENTE pra alimenta-la.)


    Quando você falou deu a entender que a replica de sua pergunta foi uma insignificância... o que voce não sabe é que RBs funciona com fontes a partir de 12 a 48V. da no mesmo por uma de 12 ou 24V, o regulador da RB so deixa passar 12v para os circuitos da placa, portanto seu desdem com a resposta reflete sua falta de conhecimento na área. Sua RB está com falta de corrente ou um defeito nos cartoes ou ate mesmo no processador ou memorias da RB. Procure a garantia.

    vc pediu se estava em 12v, eu respondi que não... está em 24v, porém verificando hj, vi que ela é 24v 0.8A

    Quando voce entrar no forum pra pedir ajuda ponha sua mente pra aceitar qualquer sugestão, pois se voce soubesse qual era o defeito em sua RB não teria postado nada aqui.
    respondi nas linhas em vermelho, acho que aconteceu um mal entendido...
    mas de boa, postei no forum para ter sugestões e resolver meu problema.

  7. #7

    Padrão

    Olha,

    fonte de 0.8 Ampère só para ponto a ponto. Com 80 clientes aconselhável fonte de 4A.

  8. #8

    Padrão

    Poderia me indicar locais aonde encontro fonte para a RB com 3...4A ?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Squinzani Ver Post
    Poderia me indicar locais aonde encontro fonte para a RB com 3...4A ?
    Geralmente construo esse tipo de fonte, pois é meio difícil de ser encontrada. Caso queira uma solução barata use uma fonte ATX comum de pelo menos 400W. Pegue o fio amarelo (positivo, 12v) e um preto e faça uma adaptação para usar na sua RB. Ou seja, ou contruo a fonte ou uso uma ATX.