+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - instalar configurar montar servidor linux

    Boa noite amigos do forum,
    Estou iniciando agora no mundo de seridores linux...
    na minha empresa eh tudo microsoft..
    mas agora tenho a necessidade de implementar um servidor linux, e nunca mechi com linux,
    gostaria de saber se tem alguem que pode me auxiliar na istalação e configuração desse servidor..

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por newsnewcker Ver Post
    Boa noite amigos do forum,
    Estou iniciando agora no mundo de seridores linux...
    na minha empresa eh tudo microsoft..
    mas agora tenho a necessidade de implementar um servidor linux, e nunca mechi com linux,
    gostaria de saber se tem alguem que pode me auxiliar na istalação e configuração desse servidor..

    Obrigado.
    a primeira coisa que te auxilio eh pegar um livro e começar a estudar...
    pois para montar servidores vc tem que saber o minimo de linux...

    entretando ha na internaet receitas de bolo de como fazer....

    em alguns pesquisas da net achei esse site ...
    acho que servira para vc...

    Soluções Linux

    abraço

  3. #3

    Padrão

    você quer montar um servidor linux? Legal.

    Mas este servidor vai prover que tipo de serviço? Sem esta informação fica complicado de ajudar.

  4. #4

    Padrão

    hoje como estou de bom humor vou listar alguns serviços para vc poder marcar e correr atras para estudar segue abaixo um servidor para empresas pequenas onde o principal foco e o controle de usuarios. site e emails não estarão nesse servidor

    dns dhcp => dnsmasq
    dominio => samba
    msn interno => openfire
    cache de internet => squid
    relatorio de internet => sarg
    backup de dados => shell script
    roteamento e firewall => iptables

    tipo eu gosto de usar a base de dados ldap para gerenciar o user e senha (deixa uma senha unica para o usuario entrar no dominio acessar a internet abrir email etc....) agora deixe o ldap de lado por enquanto ele e bem chatinho de configurar e da umas dores de cabeças q soh Jesus na causa.
    com esses pacotes vc consegue montar uma soluçao onde todo usuario vai entrar no dominio como o microsoft com mapeamento de unidades e tudo mais quando ele for usar a internet vai pedir usuario e senha onde tudo q ele acessar vai ser gerado um relatorio para vc saber o q estao fazendo na net.
    agora se prepare para estudar muito para conseguir dominar uma soluçao como essa são muitas horas na frente do pc estudando e quebrando cabeça eu quando estou desenvolvendo algo pego meu pc da empresa deixo uma placa de rede ligada na rede interna e a outra eu ligo no meu note para simular um lab.

  5. #5

    Padrão

    Bem,

    como os colegas disseram: para montar qualquer servidor é preciso definir qual será o uso do mesmo. Para compartilhar internet é bem simples, entretanto para gerenciar usuários e controlar banda, por exemplo, aumenta um pouco em complexidade. Para gerenciar usuários, controlar banda e gerenciar/compartilhar arquivos em rede, impressão em rede e cachear páginas é mais complexo ainda.

    Primeiro defina: vai usar o(s) Linux (s) em quê?