Página 2 de 7 PrimeiroPrimeiro 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Rodrigo,

Segue alguns testes que fiz com um modelo de painel mais antigo da OIW, não é este modelo Hyperlink, é um antigo que a OIW vendia de 14dbi (90°/30°) e antenas da Aquario, tanto a 12dbi 60°/60º (panelinha) quanto a setorial de 90º/30°.

Comparando as Aquario com os OIW, tanto a 60° quanto a 90° da aquario melhoraram o sinal em pelo menos 3db em cada cliente, ou seja, proporcionou o dobro de potencia que os paineis antigos. Para clientes acerca de 90°, o painel de 90° realmente proporcionou um ganho melhor que o de 60°, no entanto a diferença media foi de cerca de 2db, ainda assim melhor que o sinal com os paineis antigos.

Achei interessante o painel de 60° por ser 60/60 ou seja, até clientes logo abaixo do POP conseguem um bom sinal, existe a possibilidade de se trabalhar em outra polarizacao e fora a questao de valores que você compra 4 de 60° pelo preco de 1 de 90° :P hehehe

Espero ter colaborado.

Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

2. Mais um que fechou comigo.

Eu até aposentei painel OIW de 14 e fiquei com panelinha de 12.
    Quanto ao ângulo vertical, é verdade mesmo, logo abaixo da torre tenho sinal cheio. coisa que não dava com OIW.
    Só nunca teste para distâncias maiores que 1.5 km para ver se o painel seria superior. Mas abaixo disso panelinha é show.

Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Rodrigo,

Segue alguns testes que fiz com um modelo de painel mais antigo da OIW, não é este modelo Hyperlink, é um antigo que a OIW vendia de 14dbi (90°/30°) e antenas da Aquario, tanto a 12dbi 60°/60º (panelinha) quanto a setorial de 90º/30°.

Comparando as Aquario com os OIW, tanto a 60° quanto a 90° da aquario melhoraram o sinal em pelo menos 3db em cada cliente, ou seja, proporcionou o dobro de potencia que os paineis antigos. Para clientes acerca de 90°, o painel de 90° realmente proporcionou um ganho melhor que o de 60°, no entanto a diferença media foi de cerca de 2db, ainda assim melhor que o sinal com os paineis antigos.

Achei interessante o painel de 60° por ser 60/60 ou seja, até clientes logo abaixo do POP conseguem um bom sinal, existe a possibilidade de se trabalhar em outra polarizacao e fora a questao de valores que você compra 4 de 60° pelo preco de 1 de 90° :P hehehe

Espero ter colaborado.

Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

3. Lendo a especifiação tec dos paineis EMC, ví que o angulo de abertura na vertical é bem superior aos das outras antenas,por ex hyperlink e OiW, mas na especificação está tudo muito bom, queria opinição de alguem que já trabalha com essas antenas.

No meu caso aqui eu não vou precisar atender grandes distancias, mas sim as proximidades, por isso a abertura vertical é tão importante.

Valeu a contribuição dos colegas.

T +

4. Rodrigo,

Não fiz testes ainda com o painel da EMCtest, estou com um aqui de 15dbi (90°/30°) e assim que testa-lo estarei postando os resultados...

Bom, vou lhe expor como está minha situação hoje, trabalho da seguinte forma: 2 paineis 12dbi 60°/60° Aquario na Base/POP c/ APs Edimax 7209 (APRouter) para atender cerca de 180° (hehe, isso mesmo, 2 de 60° para atender 180°) e nos clientes AP Edimax 7209 (APRouter)+Grade 25dbi Aquario, tenho cliente desde 100m de distancia do POP e os mais distantes a 1400m, forneço velocidades de 300K a 2 Mega e dificilmente tenho alguma reclamação ou problema nos clientes.

Recomendaria para você as "panelinhas" da Aquario 60°/60°, você ainda pode trabalhar na polarizacao horizontal e fugir de interferencias, atender clientes BEM próximos sem problemas e como já citei, o custo delas é muito bom, em torno de uns R$ 60,00.

De qualquer forma, com este valor vale a pena comprar ao menos uma e fazer uns testes na sua situação...

Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

5. Valeu pela força, mas no meu caso tem que casar "antena x homologação". São muitas antenas boas, mas se não tem homologação pra mim não serve.

Mesmo assim eu agradeço sua contribuição.

um grande abraço t +

Tópicos Similares

1. Qual a melhor antena setorial Hyperlink ou Oiw
    Por keniocesar no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 20-08-2009, 12:09
  2. Respostas: 10
    Último Post: 15-04-2009, 07:24
  3. duvida entre OIW ou Hyperlink
    Por nasmarq no fórum Redes
    Respostas: 20
    Último Post: 06-04-2009, 09:56