+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Parcerias SCM e R52H

    Boa tarde amigos do Under-Linux!
    Seguinte estou montando um provedor onde pretendo conseguir pelo menos uns 800 clientes de cara, e mais tarde chegar até uns 2.000...

    Bom, já tenho uma torre com uns 40 metros onde tenho uma boa visada da cidade, pretendo colocar 4 setoriais utilizando cartões r52H porém eles não são legalizados ne... então terei que usar os engenius EMP-8602, pelos meus calculos com essa torre com 4 setorias poderei apenas ter uma faixa de 400 cliente, 100 em cada cartão, estou certo? Utilizaria um PC AP com 4 PCI's e uma memória flash.
    Teria alguma outra configuração que eu pudesse almentar esse numero de clientes em apenas 1 torre? Ou teria mesmo que colocar mais uma torre?
    Desde já agradeço aos amigos!

    E em relações a parcerias, entrei em contato com algumas empresas porém sem sucesso... alguem me indica alguma empresa?

    Obrigado Amigos!
    Última edição por thiagotp26; 29-10-2008 às 17:07.

  2. #2

    Padrão

    Amigo, vc não vai conseguir colocar 100 usuários simultaneos em cada cartão não. Aqui em horário de pico, chega a 52 e fica muito lento, já estou montando uma nova torre para dividir estes clientes.
    O ideal é de 30 a 35 usuários simultaneos em cada cartão.

  3. #3

    Padrão

    Se eu colocar uns 80 clientes sendo que desses 80 apenas uns 40 simultanios... será que rola?
    Já tenho um cadastro grande de possíveis clientes, quero colocar a máximo possível em uma torre ai qns tiver chegando a uns 300 clientes já começo a implementar mais uma torre.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Se eu colocar uns 80 clientes sendo que desses 80 apenas uns 40 simultanios... será que rola?
    Já tenho um cadastro grande de possíveis clientes, quero colocar a máximo possível em uma torre ai qns tiver chegando a uns 300 clientes já começo a implementar mais uma torre.

    MInha rede é com ag520 mikrotik montado em plca mãe e já te digo, ja vi 40 usuarios on line e fica bom acredito que mais que isso ja não fiuca legal.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Se eu colocar uns 80 clientes sendo que desses 80 apenas uns 40 simultanios... será que rola?
    Já tenho um cadastro grande de possíveis clientes, quero colocar a máximo possível em uma torre ai qns tiver chegando a uns 300 clientes já começo a implementar mais uma torre.
    Como tua torre é alta, e se chegar neste número de saturação e ainda tiver mercado em redor da torre, é só montar outro esquema igual e colocar mais abaixo na torre.
    Mas pode esquecer estes números altos por cartão.
    O que pode fazer é colocar uma RB600A que tem 4 slots para cartão e depois colocar uma expansão. Tem para 2 e para 4 cartões.
    Painel? Lasca os paineis da EMCTest. São homologados e acho que os mais econômicos do mercado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wimigasltda Ver Post
    MInha rede é com ag520 mikrotik montado em plca mãe e já te digo, ja vi 40 usuarios on line e fica bom acredito que mais que isso ja não fiuca legal.


    Pow cara, pelo procurei sobre essas placas não falaram muito bem delas não... Até mesmo que não funcionam bem com o MK e vc deve estar falando das placas G520 pq AG520 não existe, oq existe são AG530 e G520.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Como tua torre é alta, e se chegar neste número de saturação e ainda tiver mercado em redor da torre, é só montar outro esquema igual e colocar mais abaixo na torre.
    Mas pode esquecer estes números altos por cartão.
    O que pode fazer é colocar uma RB600A que tem 4 slots para cartão e depois colocar uma expansão. Tem para 2 e para 4 cartões.
    Painel? Lasca os paineis da EMCTest. São homologados e acho que os mais econômicos do mercado.
    Muito obrigado pro suas dicas!
    Mas como seria essa expansão? nunca ouvi falar disso... Vc teria algum link onde poderia dar um olhada ou mesmo um site que venda esse tipo de aparelho?
    Em relação a RB600, eu colocarei um PC AP, não seria melhor colocar mais um PC AP, ou um RB seria melhor e pq seria? e em relação as antenas qual seria uma distancia ideal para não haver interferencia entre as demais acima. Esse painel da EMCtest também vou da uma pesquisada dobre elas.

    Desculpa as perguntas, mas iria me ajudar bastante!

    Desde ja agradeço!!!

  8. #8

    Padrão

    cara faz como disse o 1929 , se vc tem um torre de 40mt vc tera problemas com clientes proximos, entao se eu fosse vc, colocaria 2 rb600a (sao muiito boas e se vc tiver um switch 10/100/1000, funfa legal com ele ai vc vai ter uma folga boa), 1 das rb no topo da torre e outra na metade com uns 20 a 25 mt, com 4 setoriais da sua preferencia homologada, prefiro as pluton HORIZONTAIS. e usas repetidoras cara pra folgar teus cartoes, e se liga usa us engenius q sao homologados, a ANATEL num da bobeira n... e pra fechar procura saber aki no forum sobre o BULLET da ubitiquin q eu um otimo ap cliente. rsr flww...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Muito obrigado pro suas dicas!
    Mas como seria essa expansão? nunca ouvi falar disso... Vc teria algum link onde poderia dar um olhada ou mesmo um site que venda esse tipo de aparelho?
    Em relação a RB600, eu colocarei um PC AP, não seria melhor colocar mais um PC AP, ou um RB seria melhor e pq seria? e em relação as antenas qual seria uma distancia ideal para não haver interferencia entre as demais acima. Esse painel da EMCtest também vou da uma pesquisada dobre elas.

    Desculpa as perguntas, mas iria me ajudar bastante!

    Desde ja agradeço!!!
    Até no Mercado Livre tem quem vende a RB e também a extensão.

    Para complicar um pouquinho: só vejo uma desvantagem no uso se uma só RB com expansão - se ela queimar, fica toda a rede fora do ar, enquanto que dividir em duas RBs ou mesmo dois PC-AP, se um queima o outro pode continuar. Vai ser só a metade dos clientes reclamando.

  10. #10

    Padrão

    Também acho que a dica boa seria um pc-AP, pu duas rb 600 uma no meio da torre e outra la em cima.
    Pois voce vai ter condições de atender essa capacidade que precisa, e com uma qualidade boa!

  11. #11

    Padrão

    cara vao por mim as rb sao de uso profissional mesmo, ainda mais q vc quer homologar. entao eh a melhor solucao aii segue o link da espansora...

    Routerboard mikrotik RB 604 (4 slot/expansora) - Linkteck Wireless

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por guiangelus Ver Post
    cara faz como disse o 1929 , se vc tem um torre de 40mt vc tera problemas com clientes proximos, entao se eu fosse vc, colocaria 2 rb600a (sao muiito boas e se vc tiver um switch 10/100/1000, funfa legal com ele ai vc vai ter uma folga boa), 1 das rb no topo da torre e outra na metade com uns 20 a 25 mt, com 4 setoriais da sua preferencia homologada, prefiro as pluton HORIZONTAIS. e usas repetidoras cara pra folgar teus cartoes, e se liga usa us engenius q sao homologados, a ANATEL num da bobeira n... e pra fechar procura saber aki no forum sobre o BULLET da ubitiquin q eu um otimo ap cliente. rsr flww...

    Cara, desculpa mas não entendi... "colocaria 2 rb600 com 4 setoriais" colocaria 2 setoriais para uma RB600 e as outras 2 setoriais para a outra RB600? Ou colocarai as 2 RB600 com 4 setorias cada? E o lançe do switch, ta querendo dizer pra cabear para os clientes mais próximos é isso?
    Vlw!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thiagotp26 Ver Post
    Cara, desculpa mas não entendi... "colocaria 2 rb600 com 4 setoriais" colocaria 2 setoriais para uma RB600 e as outras 2 setoriais para a outra RB600? Ou colocarai as 2 RB600 com 4 setorias cada? E o lançe do switch, ta querendo dizer pra cabear para os clientes mais próximos é isso?
    Vlw!
    vc colocaria 4 antena 90º num rb, ou 3 de 120º.. e ou mesmo na outra... o lance do switch se vc for usar um switch aconselho um de 10/100/1000, nao pra cabear os clientes, mas se vc for ter q usar.. ele aguenta mais trafego, e o bom eh q as rb600 tem 3x 10/100/1000... quando eu terminar o meu CPD ai.. mando a foto pra vc v

  14. #14

    Padrão

    Estou acompanhando a discução, mas no meu ponto de vista, o que foi dito é para você colocar as duas routerboard com 4 paineis cada uma, um kit vc coloca na ponta da torre e outro no meio da torre, assim vc conseguirá dividir os clientes entre as duas routerboard.
    Quanto ao switch, é para você ligar as duas routerboard no servidor.
    No meu ponto de vista é isso.

  15. #15

    Padrão

    Amigos do forúm, muito obrigado mesmo pela ajuda de vcs todos!
    Ainda vejo que existem pessoas boas que compartilham informações sem cobrar por isso, e isso achamos aqui!
    O que precisar e puder ajudar também estarei a disposição.

    Só mais um dúvida, em relação a ligar as 2 RB's através do switch, como faço a comunicação entre elas?
    Crio uma interface Ether em uma uma recebendo os dados da outra? E a faixa de ip? e o SSID seria o mesmo??

    Desculpa a pergunta, mas sou novato ainda com relação a redes wireless e mikrotik.

    Mas sei que posso contar os amigos aqui. Brigadão!

  16. #16

    Padrão

    Amigo,

    Recaptulando:

    Você tem uma torre de 40m.

    A torre e bastante alta entao você pode ter problemas para fazer o enlace com clientes proximos, considerando o angulo de irradiação vertical dos paineis.

    o pessoal sugeriu pra você criar duas celular na sua torre. uma pros clientes proximos (mais baixa 20m) outra pra longe ( no topo da torre).

    Para isso você vai precisar. de 2 rb600, 8 paineis setoriais de 90º (ou 6 de 120º caso ache melhor), um switch para interligar as duas Rbs. (caso voce tenha o servidor na base da torre vai liga-lo tambem ao switch).

    A configuração das rbs vai ser normal, as duas devem estar na mesma faixa de ip do servidor. ex. 192.168.2.1 192.168.2.2 192.168.2.3.

    Cria uma ether pra elas e faz bridge na wireless.

    Sobre o ssid, usa diferente para cada celula e para cada painel.
    ex. celula 1 - prefixo celula1
    Celula 2 - prefixo celula2

    painel1 celula1 = celula1p1 - painel 2 celula1 = celula1p2.

    pra você saber em que celula e em que painel cada um de seus clientes ta conectado.

    Qualquer duvida manda ai

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigo,

    Recaptulando:

    Você tem uma torre de 40m.

    A torre e bastante alta entao você pode ter problemas para fazer o enlace com clientes proximos, considerando o angulo de irradiação vertical dos paineis.

    o pessoal sugeriu pra você criar duas celular na sua torre. uma pros clientes proximos (mais baixa 20m) outra pra longe ( no topo da torre).

    Para isso você vai precisar. de 2 rb600, 8 paineis setoriais de 90º (ou 6 de 120º caso ache melhor), um switch para interligar as duas Rbs. (caso voce tenha o servidor na base da torre vai liga-lo tambem ao switch).

    A configuração das rbs vai ser normal, as duas devem estar na mesma faixa de ip do servidor. ex. 192.168.2.1 192.168.2.2 192.168.2.3.

    Cria uma ether pra elas e faz bridge na wireless.

    Sobre o ssid, usa diferente para cada celula e para cada painel.
    ex. celula 1 - prefixo celula1
    Celula 2 - prefixo celula2

    painel1 celula1 = celula1p1 - painel 2 celula1 = celula1p2.

    pra você saber em que celula e em que painel cada um de seus clientes ta conectado.

    Qualquer duvida manda ai

    Vlw mesmo amigão, muito boa sua explicação!

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    Estou acompanhando a discução, mas no meu ponto de vista, o que foi dito é para você colocar as duas routerboard com 4 paineis cada uma, um kit vc coloca na ponta da torre e outro no meio da torre, assim vc conseguirá dividir os clientes entre as duas routerboard.
    Quanto ao switch, é para você ligar as duas routerboard no servidor.
    No meu ponto de vista é isso.
    issso garoto!!!