+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Software LinkPlanner da Motorola Duvidas.

    Olá Amigos,

    Gostaria da ajuda de vocês sobre a seguinte duvida:

    Estou usando o Link Planner para simular e calcular uns links, mas as vezes o mesmo me da essa imagem abaixo, e nao entendi bem pois a meu ver a visada está limpa e a zona de fresnel está desobstruida.

    Porque a linha vermelha??? o que ela significa??


    http://br.geocities.com/sk8assis/Untitled-1_r2_c2.jpg


    Outra duvida que surgiu agora: há algum problema fazer o link nesse angulo?? Creio que não mas quem tem maior experiencia pode confirmar..


    Abraços
    Última edição por rogeriosims; 29-10-2008 às 21:38.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Olá Amigos,

    Gostaria da ajuda de vocês sobre a seguinte duvida:

    Estou usando o Link Planner para simular e calcular uns links, mas as vezes o mesmo me da essa imagem abaixo, e nao entendi bem pois a meu ver a visada está limpa e a zona de fresnel está desobstruida.

    Porque a linha vermelha??? o que ela significa??


    http://br.geocities.com/sk8assis/Untitled-1_r2_c2.jpg


    Outra duvida que surgiu agora: há algum problema fazer o link nesse angulo?? Creio que não mas quem tem maior experiencia pode confirmar..


    Abraços
    Tudo bem gde amigo!!!

    Analisando a imagem em anexo, vou lhe dar umas dicas...

    - No campo License, procure a opção FCC, CANADA, TAIWAN, BRASIL, pq isso? Nesta opção tem maior número de frequencias compatives com nossa legislação em vigor.

    - No campo Product, procure PTP58300 é o modelo do BH 10 e BH 30, escolho ele por ser mais parecido com nossos rádios habituais, as Router Boards.

    - Em Configuration at Each End, vc define o tipo de antena, por explo uso uma hyperlink de 90’ e 29 dbi, altere os campos clicando na opção Other...

    - Name - Nome da antena
    - Diameter - Diametro da antena (por explo: 60, 90, 120, 160)
    - Polarity -Simple, ou seja, Rx e TX no mesmo rádio-card.
    - Gain - Escolha 5.8, lembrando de alterar em Band para 5.8 no campo Equipament.

    Uma outra dica importante é que para se ter um bom resultado importante, a zona de fresnel terá sempre estar livre, sem obstáculos ou impedimentos.

    Outro programa excelente é o Hydra, muito bom para quem pretende fazer enlaces...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lmriga Ver Post
    Tudo bem gde amigo!!!

    Analisando a imagem em anexo, vou lhe dar umas dicas...

    - No campo License, procure a opção FCC, CANADA, TAIWAN, BRASIL, pq isso? Nesta opção tem maior número de frequencias compatives com nossa legislação em vigor.

    - No campo Product, procure PTP58300 é o modelo do BH 10 e BH 30, escolho ele por ser mais parecido com nossos rádios habituais, as Router Boards.

    - Em Configuration at Each End, vc define o tipo de antena, por explo uso uma hyperlink de 90’ e 29 dbi, altere os campos clicando na opção Other...

    - Name - Nome da antena
    - Diameter - Diametro da antena (por explo: 60, 90, 120, 160)
    - Polarity -Simple, ou seja, Rx e TX no mesmo rádio-card.
    - Gain - Escolha 5.8, lembrando de alterar em Band para 5.8 no campo Equipament.

    Uma outra dica importante é que para se ter um bom resultado importante, a zona de fresnel terá sempre estar livre, sem obstáculos ou impedimentos.

    Outro programa excelente é o Hydra, muito bom para quem pretende fazer enlaces...
    Muito obrigado pelas valiosas dicas.

    Vou fazer essas alterações e ver o que dá.

    Aquela linha é mesmo uma obstrução da zona de fresnel? ou é uma margem de segurança?

    Sobre aquelas opções de interferencia é legal usa-las?

    Vou dar uma olhada no Hydra.

    Abraço,

    Atualização:::
    Tem como você passar o link desse Hydra? to buscando aqui no google e vi uns aparelhos.
    Meu ingles e pessimo.
    Última edição por rogeriosims; 30-10-2008 às 09:15.

  4. #4

    Padrão

    Respondendo sua pergunta amigo,

    a linha vermelha o link planner te da como ponto mais próximo a zona de fresnel, ele traça esta linha vermelha pra mostrar que nesse ponto esta muito próximo, é bom analisar se nao há arvores no local que pode ser obstrução ja que o software analisa somente a parte de topografia ok ??

    Bom ja o campo interferencia , é extremamente importante voce inserir o piso de interferencia tanto no ponto local como no remoto, pois se nestes pontos a interferencia vai influenciar direto no desempenho de link. Caso voce nao comheca o piso analisando com analisador de espectro, voce pode inserir -81 que é um valor nao muito poluido mas também nao muito limpo. Lembrando que o ideal é voce analisar o espectro em cada ponta pra verifificar qual e o piso de ruido.

    Outra dica que te passo é que esse softaware da motorola so faz o calculo para a familia PTP da motorola que sao mudulacoes em fase (PSK ) usando OFDM, nao vale para os radios wi-fi em CCK e FSK ok.

    Outro software legal alem desse que o amigo indicou, da pra usar o radio mobile que é bem legal.

    Espero que posso lhe ajudar.

    Sds
    Leonardo M

  5. #5

    Padrão

    Opa,

    Leo obrigado pelas dicas. eu estou usando o radio mobile tambem, estou fazendo o teste com os dois, o da motorola e bem legal por causa da integração com o google earth. o radio mobile ainda chega la. rsrs

    Será que não da pra modificar o link planner pra outros tipos de radio e pra 2.4?

    Abraço,

  6. #6

    Padrão

    Ja chegou caro amigo,

    a versao 9 do radio mobile faz sim integracao com o google earth, quando voce salva ele ja gera o arquivo do google.

    Bom quanto a modificação do link planner acredito que nao.

    Mas tente o radio mobile usando SRTM ( precisao maior )

    SDS
    Leonardo Meissner
    Motorola Wireless Field Engineer


  7. #7

    Padrão

    Otima noticia Leo.

    Nas opções de salvar do RM agora tem opção do kml? banaca, quando chegar em casa vou dar uma fuçada nele.


    Abraço

  8. #8

    Padrão

    Na verdade nao é um export mas quando tu da um save all ele ja gera na pasta onde tu esta gravando.

    Precisando de ajuda é só postar.


    SDS
    Leonardo Meissner
    Motorola Wireless Field Engineer