Página 5 de 5 PrimeiroPrimeiro 12345
+ Responder ao Tópico



  1. #81

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xnetinho Ver Post
    Caro Luciano,

    Estou indignado com o comportamento de alguns membros desse fórum que foram expostos neste tópico.

    Qnd me registrei aqui no under-linux não lembro que vc ou qualquer outro moderador pediu dinheiro pra aceitar meu registro, portanto julgo o comportamento desse cidadão incompatível com os princípios que regem este fórum, que seriam a troca e o compartilhamento de informações gratuitamente. É irrazoável, imoral e inaceitável que alguém se utilize desse espaço para adquirir o conhecimento que foi compartilhado por outros gratuitamente com a finalidade de vender aquilo que foi conseguido de graça, ao meu modesto ver isso é irrequecimento sem causa.

    Pelo aqui exposto, sugiro à vc Luciano, como moderador desse fórum, a expulsão do usuário cristianoduarte pelos fatos ocorridos neste tópico.


    Abraços.
    TFA a todos!
    xnetinho,

    O fato do usuário adiquirir conhecimento e depois querer vender serviços no fórum não é motivo para banimento.

    Desde que participo do fórum já vi usuários começarem do zero, adquirirem determinado conhecimento e depois querer vender serviço, gostaria de poder banir esse tipo de gente, mas não é assim que funciona.

    Todo mundo é livre para fazer o que quiser, respeitando as políticas do fórum.

    Att,

    Luciano

  2. #82

    Smile

    Gostei... Parabéns!! Esse passo-a-passo me ajudou muito...

    Obrigado!!

  3. #83

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá pessoal, mais uma vez venho compartilhar os conhecimentos adquiridos no dia a dia nos estudos e procura de um conhecimento cada vez maior, para prestar um serviço de qualidade aos clientes de minha rede,tenho percebido no forum que muitos aprendem, mas, poucos compartilham, nós vemos mais aqui no forum tópicos com perguntas e respostas, quando alguém soluciona o problema de alguém vem um agradecimento (as vezes) mas depois não é compartilhado (na maioria das vezes).

    Vejo tópicos em que as pessoas dizem que (PAGAM) pra quem resolver, e percebo o número grande de acessos a esse tal tópico, existem poucos tópicos como os do MAGAL, CATV, ALEXANDRE entre outros que realmente ensina a todos sem querer nada em troca, como o que aprendi até hoje com o MK todos vocês tem grande parcela de contribuição vou tentar retornar a contribuição (novamente).

    Seguinte:

    Analizando o cache de minha rede com referencias ao YOUTUBE percebi a grande besteira que é fazer cache do youtube, ou deixar que os seus arquivos entrem no cache, vou explicar porque:

    Os arquivos do YOUTUBE são dinâmicos, ou seja, todas as vezes que solicitamos um vídeo, mesmo que seja o mesmo vídeo eles vem de servidores diferentes como no exemplo do endereço do vídeo abaixo:

    http://www.youtube.com/get_videousef=0&vq=null&video_id=2wrFQesp5Qw&l=222&sk=D3EE941XrrPqDGhar5QVj5zjK7XXfs2WC&fmt_map=&t=OEgsToPDskLORXK5CAtvKg3W6PNlc0OK&hl=pt-br&plid=AARaKNO3dXeECCThAAAAoAAQIAE&t=OEgsToPDskLORXK5CAtvKg3W6PNlc0OK&OBT_fname=Apostando%20o%20toba%20no%20truco.flv


    http://www.youtube.com/get_video?usef=0&vq=null&video_id=2wrFQesp5Qw&l=222&sk=UsKTnliBz2k4fxiInDGNplRqS1t-QazQC&fmt_map=&t=OEgsToPDskJYO6N2F8iX3s28bEhMm9xS&hl=ptbr&plid=AARaKMqVnsN6sc_6AAAAoAAQIAE&t=OEgsToPDskJYO6N2F8iX3s28bEhMm9xS&OBT_fname=Apostando%20o%20toba%20no%20truco.flv

    Esse endereço pertençe ao mesmo vídeo, mas percebam que o endereço só é igual na parte vermelha do endereço, mas depois é diferente, o que isso poderá causar no cache?

    Dois arquivos repetidos com o mesmo conteúdo mas que dificilmente serão acessados uma vez mais, isso fará o cache encher rapidinho, com arquivos que contém em média 9 MEGAS CADA e que dificilmente serão acessados novamente.

    Se você leu até aqui já deve ter percebido que para quem usa o cache do Mikrotik é uma roubada fazer cache do youtube, já ví em alguns post's assim: Não faz cache do youtube, e percebi que está errado, faz sim, e já comprovei isso, cada vez que o vídeo é acessado ele vai para dentro do cache mas não é acessado novamente.

    Em dois dias de monitoramento e ''desvio dos vídeos do youtube'' do cache deixei de colocar dentro do cache quase 3 GIGAS DE ARQUIVOS desnecessários, fazendo assim com que o cache fique muito mas enchuto, não sobrecarregando o mesmo, agora como fiz isso?


    Seguinte:


    O Alexandre, quando postou os vídeos do cache full deu uma contribuição enorme a todo país, e nos mostrou uma parte da guia avançada do firewall que quase ninguém nesse Brasil usava, que é na aba ADVANCED a guia CONTENT, vamos analizar isso:

    Olha só, ali é uma função incrível do firewall do MK que determina TUDO QUE CONTER ''MARQUE'' então essa regra pode ser usada em infinitas situações para marcar, bloquear,direcionar,dropar, em muitas situações no MK no NAT, no FILTER,MANGLE, ou seja, na maioria das principais funções do firewall.

    Então, observando acima os endereços do YOUTUBE você perceberá que nas duas situações, e em todas que se referir ao youtube a palavra YOUTUBE está presente no cabeçalho, então para marcar tudo que vem do YOUTUBE só é necessário em ADVANCED CONTENT nós colocaremos a palavra youtube (minúscula) e ai tudo relacionado ao youtube será marcado no mangle com facilidade, vejam abaixo as regras que uso aqui para fazer a marcação no mangle:

    add chain=prerouting action=mark-connection new-connection-mark=YTB \
    passthrough=yes content=youtube comment="YOUTUBE" disabled=no

    add chain=postrouting action=mark-connection new-connection-mark=YTB \
    passthrough=yes content=youtube comment="" disabled=no

    add chain=prerouting action=mark-packet new-packet-mark=youtube \
    passthrough=yes connection-mark=YTB comment="" disabled=no

    add chain=postrouting action=mark-packet new-packet-mark=youtube \
    passthrough=yes connection-mark=YTB comment="" disabled=no


    A partir dessa marcação pude tratar os pacotes vindos do youtube da forma adequada para a rede, (no caso a minha),marcando a conexão no mangle e criando uma queue tree com uma velocidade ''possível'' para a minha realidade fazendo com que os meus clientes ao acessarem os vídeos do youtube tenham um mega de velocidade nesses vídeos, mas usando o link, esses vídeos não entram mais no cache, vou mostrar abaixo a regra da queue tree e depois mostrarei como exclui do meu cache:

    add name="YOUTUBE" parent=global-total packet-mark=youtube limit-at=0 \
    queue=default priority=8 max-limit=1000000 burst-limit=0 burst-threshold=0 \
    burst-time=0s disabled=no

    Feito isso eu determinei que a velocidade deles seja um mega para assitir os vídeos, ai você me perguntaria, não é demais? Ai eu usaria a mesma tese do cache full, é melhor que ele faça logo o download do vídeo do que ficar ums 5 minutos causando trafego na rede, (essa velocidade é dividida entre todos), se muitos estiverem usando o desempenho do download diminuirá, o que certamente desmotivará um acesso contínuo ao youtube.Então o seu cliente não poderá reclamar de velocidae já que certamente você estará dando a ele mais do que a velocidade contratada e quando o desempenho diminuir é por que ele voltou a ter a sua velocidade normal.

    Nada disso adiantará se esses vídeos entrarem no cache, então tirei os mesmos do cache com a utilização da mesma regra ''CONTENT'' mas agora no NAT, a regra é essa aqui abaixo:

    add chain=dstnat action=accept content=youtube comment="YOUTUBE" disabled=no

    Lembrando que essa regra deve ser adicionada antes da regra do redirecionamento no NAT.

    Bom essa é a minha contribuição, para quem puder esvaziar o cache acrescentar as regras e depois ver como o cache vai enchendo em uma velocidade muito inferior ao de costume perceberá a eficácia das regras, vale salientar que essa regra se aplica a quem usa o Mikrotik com cache, mas se aplica também aos que usam com o squid em paralelo (dependendo das configurações do squid).


    A leitura foi útil? Um agradecimento por favor...

    Sempre que ativo essa regra meus clientes reclamam de erro do proxy.

    Varios sites que eles vão abrir da a pagina de erro do meu proxy...

  4. #84

    Padrão

    Simples...Você cometeu algum erro nas configurações ou na posição da regra do NAT, observou que você foi o único nesse tópico a relacionar um problema com as regras? Então com certeza o problema é ai!

    Revise tudo com calma e coloque a regra do NAT antes da regra de redirecionamento.

  5. #85

    Thumbs up

    Medida Expetacular.
    Parabéns pelo seu topico está bem explicado. Pessoas como voce são os que fazem desse forum o melhor do brasil.
    Agora só uma pergunta roberto, voce poderia me explicar qual a função do "Content"?
    o que eu percebi é que não tem nenhum IP setado para Source e nem em Destiny, e a regra está contabilizando perfeitamente, e visualizando no Conn Track o Connection Mark está marcando o YTB para a porta 53/UDP, e estou intrigado com esse "Content", Voce poderia me dar essa explicação.
    Se for o caso eu agradeço novamente (rsrsrsrsrs).
    Obrigado pela atenção meu nobre. Sucesso para voce !

  6. #86

    Cool

    Agora, para os casos como o meu que utiliza squid em paralelo com MK encontrei "Googlando" algumas formas de cache para o youtube, apesar de não testar nenhuma, pois deixei de ser um Usuario da
    M$ e estou iniciando em Linux, estou estudadno a fundo o sistema e não entendi muito bem as formas de aplicação no sistema (Coisas de Iniciante).
    Deixarei aqui o Link da pesquisa feita por mim as quais achei interessante, que para um profissional não deve ser coisa de outro mundo OK.

    1: ECache - O cache efetivo no Squid
    2: Linux: ECache - O cache efetivo [Artigo]

    OBS: os Tutoriais são os mesmos

    Espero ter ajudado


  7. #87

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cristianoduarte Ver Post
    Adianta sim fazer cache do youtube, eu tenho aki funcionando. No meu caso, ainda uso cache full, então, os videos em cache cehgam numa velocidade estraordinaria, alem de economizar uma boa qtdade de banda, principalmente nos videos grandes.

    Por isto não concordo com a regra, de bloqueio do cache do youtube a não ser que este cache seja feito em mikrotik, que ainda não consegui descobrir uma solução para isto.
    Quem fez seu cache do youtube?

  8. #88

    Padrão

    Eu ainda nao encontrei uma solução... tem uns tutoriais bem loucos por ai ... mas tem um em especial no qual vc coloca a pagina youtube no servidor web do linux e funciona certim ... mas ainda nao ouvi ninguem dizer que isso funciona !

  9. #89

    Padrão

    Seguinte pessoALL, criei um video ensinando como instalar um servidor debian basico e nele configurar vários serviços inclusive o squid com suporte ao youtube e afins, atualizações da microsoft e antivirus tudo baseado no thundercache, o video ensina instalar o básico e um script instala e configura os demais pacotes. Segue link com video, download e explicações:

    Tutorial Debian Cache para integração com Mikrotik

  10. #90

    Padrão Massa

    Pô Roberto, chega um certo nivel de conhecimento no forum que se cruza a barreira da intelectualidadse e da ignorância e esta é a pior zona de conflito, eu consegui compreender suas colocações e concordo com garbage-out que vc esta fazendo sim, ja uso a um bom tempo. Mas rasga-cedas a parte, talvez "expressões regulares" sejam sim um caminho para o dinamismo das requisições, alias, as soluções até agora encontradas em perl para tal façanha não usam outra coisa (fora os rewrites da vida), mas em uma luz na fim do túnel para nos que ainda estamos caçando o túnel né!

    Acredito que o MK vai evoluir aponto de colocar estas dificuldades que hoje temos nativamente nas futuras distros, ja se viu que uma linguagem com PERL, PYTHON são maravilhosas, agora imagina isso nativamente rodando num MK, onde quero chegar, outro dia achei uma distro do mk que tinha um crack .npk que vc executava e ele craqueava, besteiras a parte de tudo tiro algo de bom, consegui abrir o mk a ponto de chegar no seu sistema operaciona, na raiz dele aberto dentro de uma maquina virtual, as scrips poderim ser postos diretos dentro do mk no squid não?? So precisava ver a versão que eles utilizam, se achar a ideia legal me de um toque que envio pra vc dar uma analizada, derrepente, conhecendo ele pelas visceras surja outro fio de esperança do tão sonhado cache no mk (com paginas dinamicas etudo +)

    Um forte abraço cara e parabens!

  11. #91

    Padrão

    só pra não passar em branco, mikrotik não é distribuição, é um "Router OS", de código fechado. Se ele passar a usar "mais" programas de código aberto vai infringir mais e mais a GPL e com isso terá que abrir seu fonte, coisa que duvido que eles querem fazer.

  12. #92

    Question Tô sem dormir 3 noites pensando na frase abaixo....

    Citação Postado originalmente por minelli Ver Post
    Bom L7 do youtube ñ tenho mas vai ai o que tenho talvez ajude, rssss.......

    Código :
    HTTP_Video
    http/(0\.9|1\.0|1\.1)[\x09-\x0d ][1-5][0-9][0-9][\x09-\x0d -~]*(content-type: video)
    Pelo amor, oque que é isto? É para controle de acesso do cache do Web-Proxy? Pelo que intuí, rsss..., serve além do youtube, além do terra TV e etc e tal....

    Me ajudem estou tendo pesadelos!!!

    Agradeço antecipadamente.


    TÓPICO EXCELENTE ESTE AQUI! PARABÉNS!!!

  13. #93

    Padrão não funcionou 100%

    não sei se eu fiz errado, mais creio que não tenha feito, aqui eu botei a velocidade de 1mb na queue tree mais essa velocidade só funciona pra abertura da pagina do youtube não funciona pro carregamento do video, ou seja se eu botar 1 mb ele abre a pagina mais rapido mais não carrega o video na mesma velocidade. eu testei da seguinte forma, botei 56k no queue tree e a pagina demorou uma eternidade pra carregar mais o video carregou na velocidade do cliente ou seja 600k . será que isso ocorre com mais alguem ? desde já agradeço o topico. pois atravez dele consegui fazer com o orkut .

  14. #94

    Padrão

    Esquece isso, já está ultrapassado...usa o ThunderCache e acabou o problema.