+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link em substação da cemig

    Amigos,

    Vou pegar um link da Unotel que se encontra numa substação da cemig, tenho que fazer a ultima milha. no entando como tirar o link por radio de dentro da estação da Cemig... visto a alta tensão existente em todo canto da mesma.

    Falei com o pessoal da unotel e eles disseram que o pessoal anda tirando com uns radios importados, e que não houve problema de interferencia e etc, mas o par de radio custa mais de R$ 20.000,00, ai me quebra.

    Pergunto a vocês existe algum radio que faça isso por min mais em conta?? Tipo construir uma torre lá e colocar um par de rb sei la algo assim....

    Estava pensando em usar NS5, o link e de no max 5km, mas com o problema da alta tensão, estou com medo de não dar certo.

    Estou pensando em tirar com fibra e levar pra um morro um pouco distante da substação, mas tambem vai ser muito oneroso visto ter que locar os postes.

    Conto com a ajuda de vocês.

  2. #2

    Padrão

    amigo usa os radios da
    RAD os airmux são muito bons e o preço vale a pena e fora isso tem as bridge da Parks que é wimax em 5.8Ghz e o par custa algo em torno de 7 mil

  3. #3

    Padrão

    Oi Balisteri,

    Esses radios tem um funcionamento diferenciado? modulação sei la? pra não pegar interferencia das altas tensões.

    Pergunto isso porque, inicialmente vou pegar um link de 2mb, e com duas NS5 eu conseguiria uma banda de 20mb facilmente o que atenderia satistatoriamente no momento.

    Sei que futuramente vou precisar de uma solução mais robusta, mas como estou no inicio e o capital está curto tenho que economizar..


    Grato pelo auxilio.

    Rogerio

  4. #4

    Padrão

    Ola amigo tou em São Simão-go, acho q posso te ajudar, ja fiz alguns enlace na mesma situação q vc em 5,8 e não usei Air max não... apesar q com eles é outra historia...

    Citação Postado originalmente por rogeriosims Ver Post
    Amigos,

    Vou pegar um link da Unotel que se encontra numa substação da cemig, tenho que fazer a ultima milha. no entando como tirar o link por radio de dentro da estação da Cemig... visto a alta tensão existente em todo canto da mesma.

    Falei com o pessoal da unotel e eles disseram que o pessoal anda tirando com uns radios importados, e que não houve problema de interferencia e etc, mas o par de radio custa mais de R$ 20.000,00, ai me quebra.

    Pergunto a vocês existe algum radio que faça isso por min mais em conta?? Tipo construir uma torre lá e colocar um par de rb sei la algo assim....

    Estava pensando em usar NS5, o link e de no max 5km, mas com o problema da alta tensão, estou com medo de não dar certo.

    Estou pensando em tirar com fibra e levar pra um morro um pouco distante da substação, mas tambem vai ser muito oneroso visto ter que locar os postes.

    Conto com a ajuda de vocês.

  5. #5

    Padrão

    Oi Julio,


    Gostaria que você postase maiores informações. como disse preciso tirar eses link 2mb de uma fonte de alta tensão e não tenho nen ideia de como fazer isso.

    Pensei em usar duas NS5 pra fazer o enlace mas não tenho nen ideia se vai funcionar. por isso queria a opinião dos amigos...


    Grato a todos.

    Rogerio

  6. #6

    Padrão

    Tenho um link dentro de uma sub-estação.
    Utilizo radios da orbitel para fechar este enlace sem problemas, eles custam em média uns R$ 1.900,00 cada.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por herlon2008 Ver Post
    Tenho um link dentro de uma sub-estação.
    Utilizo radios da orbitel para fechar este enlace sem problemas, eles custam em média uns R$ 1.900,00 cada.
    Olá Herlon,

    Você pega link com a unotel tambem?

  8. #8

    Padrão

    Não utilizo links da BRT e EBT.

    Necessariamente, vc necessita de um radio que detenha anti-surto para minimizar os problemas.

  9. #9

    Padrão

    Herlon,


    Esses radios orbitel eu acho pra comprar onde? direto com eles mesmo?

    Me passa um fornecedor ai.


    Abraço,

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Caros Amigos,

    Estive fazendo uns calculos aqui e gostaria da opiniao de vocês:

    Ao lado da subestação da Cemig tem um morro bem alto, e pelas simulações que fiz no radio mobile ficaria perfeito eu mandar o link de dentro da substação pra lá e de lá encaminha-ló para a cidade.

    A substação fica no pé do morro, o pico está a cerca de 800m da sede da substacão no sentido contrario dos fios e torres da mesma.

    Haveria problema em eu usar NS5?? ou teria que usar algo mais robusto mesmo? estou com medo de gastar demais sem haver necessidade. pelo RM simulando com o NS5 ficaria 40% acima do necessario para o enlace.

    Conto com a ajuda de vocês.


    Grato,

    Rogério

  12. #12

    Padrão

    Poxa pessoal,

    Vamos contribuir ai.........

  13. #13

    Padrão

    Amigo, eu acho q em principio esses Nanos vão suprir sua necessidade. Minha única dúvida é quanto ao número de requisições. Por mais que ''passe'' os 4, ou 6, ou 8 Mb, o problema acontece quando aumenta o número de requisições desse link ai. Uma outra solução boa e barata é Mk, você vai montar um enlace mais robusto e não vai gastar tanto mais com isso. já que esse será seu PTP principal, acho que compensa gastar um poko mais e garantir que esse link chegue redondinho a sua central. O próprio pessoal da Unotel falou que alguns assossiados estavam utilizando MK pra fazer esses enlaces.

    Espero ter ajudado.