+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Antena Long Wire simples

    Olá colegas.
    Recentemente comprei um rádio chinês que pega ondas curtas.
    Olhando os tipos de antena, a mais fácil com certeza é a Long Wire, que é um fio esticado basicamente.
    Porém me veio uma dúvida.

    Arrumei um fio de uns 20 metros.
    Caso eu só tenha 10 metros em linha reta disponíveis, posso esticar o fio indo e voltando, ou dando voltas, ou em "L", ou seria melhor cortar ele e deixar só 10 metros?







  2. #2

    Padrão Re: Antena Long Wire simples

    O fio não deve ter dobras ou curvas. Entre 20mts dobrado e 10mts reto vá de 10 mts.

    Só não esqueça que há técnicas de esticamento e de conexão.

    Explicação simples sobre long wire: https://www.ondascurtas.com/artigos/...ire-domestica/

  3. #3

    Padrão Re: Antena Long Wire simples

    Li que se fosse ter uma dobra voltando, deve ter pelo menos 30cm de distância.
    Mas como em todos os tutoriais só vejo dizendo que tem que ser reto, amanhã vou acabar cortando um pedaço.

  4. #4

    Padrão Re: Antena Long Wire simples

    Chegando atrasado...

    Sobre o tamanho ideal da antena long-wire: Depende da onda.

    Se não tem espaço pra uma long-wire de 1/2 onda, simplesmente faça uma de 1/4 de onda! E se não tem espaço pra uma 1/4, cada uma de 1/8 de onda.

    Quanto maior o pedaço da onda que pegar, maior o ganho, mas pode fazer antena até de 1/16 de onda e vai ter ganho mais que 0dBi (Se erra a medida há ganho tipo -10dBm, porque SIM, pode ter ganho negativo, o nome passa a ser perda só na prática, mas toda antena tem ganho, só que as vezes ele é negativo, ou seja, chega digamos -50dBm no ar, e descendo pela antena você mede -60dBm de sinal, porque a antena está muito mal dimensiona).

    Long-wire de 1/8 de onda acho que vai ter menos de 0,5dBi de ganho, mas se o espaço é pequeno talvez uma solução seria um dipolo de 1/16! Terá o espaço de uma long-wire 1/8 mas tem talvez 1dBi a mais de ganho, e tem direcionalidade. Se quiser direcionalidade, vá de dipolo. Se não, vá de long-wire mesmo (E 1dBi não é nada pra radio-amador, uma abertura dá sinal 25dBm maior, 1dBm a mais ou a menos não é grandes coisas quando outros fatores afetam muito mais o sinal).

  5. #5

    Padrão Re: Antena Long Wire simples

    Certo amigo Rubem.
    Eu pensava que se eu fizesse uma long wire, vamos supor, de 20 metros, pegaria a onda de 20 e todas as outras anteriores por completo. Já uma onda de 40 metros eu só pegaria 1/2 onda.
    Porém penso em arrumar algum material pra construir uma antena Loop com capacitor variável, pois dizem ser melhor que uma long wire de vários metros.

  6. #6

    Padrão Re: Antena Long Wire simples

    A diferença entre pegar a onda inteira e só metade dela é digamos 2dBm, não é muito significativo geralmente.

    Se diminuir pra 1/4 de onda, cai mais 2dBm, se diminuir pra 1/8 mais 2dBm, aí sim temos 6dBm de diferença, e um sinal de 6dBm de intensidade já torna uma rádio OC audível.

    Só que... se uma rádio está muito longe, e tem potência pra chegar até você digamos lá pelos -73dBm (50uV), e a sensibilidade do rádio for um pouco acima disso, tipo -70dBm, não é a antena que vai fazer o milagre, geralmente acaba pegando com antena externa porque a antena fica ALTA, e uma construção de concreto e árvores na altura de um rádio na mesa atenua fácil 10dBm de sinal, ou seja, se o sinal é -73dBm lá no alto acima da casa, dentro de casa será ainda pior, tipo -83dBm, sem chance de pegar, só com aberturas climáticas.

    Enfim, rádios mais caros não se preocupam com antena de onda inteira porque não é isso que faz toda a diferença, é a intensidade de sinal chegando e a posição da antena. Eu mesmo uso PX com antena de 5/8 de onda, colocar antena de onda inteira nesse caso só gasta espaço, na prática o que mata o sinal é parede e cia, o que uma parede atenua precisa 4 antenas pra resolver! Melhor colocar uma antena qualquer, mas casada com o tamanho da onda, e posicionar ela melhor, mais alta e no angulo certo (Transversal à região de onde quer pegar as rádios).