Página 7 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 23456789101112 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #121

    Padrão Consulta a tabelas de roteamento BGP

    Se eu tiver as tabelas de roteamento BGP configuradas corretamente onde exista redundância do meu bloco (ou seja desviar rota de uma OPERADORA PARA OUTRA, caso 1 caia) ... qual site posso verificar se esta realmente funcionando?

    Por favor exemplifique um caso funcionando a REDUNDÂNCIA e outro que nao ta funcionando.

    P.S.: Sei que existe site que faz consulta as rotas em BGP pelo IP ou por AS..

    Estarei no aguardo.. Obrigado.

  2. #122

    Padrão

    Você pode verificar os anúncios do seu AS visto no mundo através de looking-glass ou de acesso a route-servers. Alguns:
    ALOG Datacenters do Brasil - Looking Glass
    telnet://lg.sp.ptt.br
    telnet://route-views.routeviews.org

    regexp <numero do AS> e IPs do seu bloco são as pesquisas mais interessantes.

  3. #123

    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Cascavel, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    41

    Padrão

    Olá pessoal,

    alguem tem BGP com BRT/Oi e GVT? Tiveram algum problema para colocar tudo em funcionamento?
    Já tenho o BGP estabelecido com a Oi. Neste caso seria somente "replicar" as configurações da Oi para a GVT, mudando os ASN, Loopback?
    Como ficam a distribuição de rotas?

    Desde já agraceço.

  4. #124

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    o ASN no primeiro ano fica 2.100 reais +-- (600 do processo + 1500/ano) .. voce precisa especificar o uso de pelomenos 2000 ips ... precisa ter link com 2 ou mais operadoras, etc etc
    Registro .br


    ----

    sobre a configuração do ibgp com fail-over.. tenta assim:

    Código :
    [FONT=Tahoma]router bgp NNNN
     no synchronization
     bgp log-neighbor-changes
     network 200.200.200.0 mask 255.255.240.0
     redistribute connected
     neighbor yyy.yyy.yyy.yyy remote-as XXXX
     neighbor yyy.yyy.yyy.yyy prefix-list anunciar out
     neighbor zzz.zzz.zzz.zzz remote-as ZZZZ
     neighbor zzz.zzz.zzz.zzz prefix-list anunciar out
     neighbor zzz.zzz.zzz.zzz route-map linkprepend out
     no auto-summary
    !
    ip prefix-list anunciar description Blocos a serem anunciados
    ip prefix-list anunciar seq 5 permit 200.200.200.0/20
    !
    route-map linkprepend permit 10
     match ip address prefix-list anunciar
     set as-path prepend NNNN NNNN
     
    [/FONT]


    onde:

    NNNN - seu AS
    XXXX - AS operadora 1
    ZZZZ - AS operadora 2
    200.200.200.0/20 -> seu bloco
    yyy.yyy.yyy.yyy -> ip do neigh da operadora 1
    zzz.zzz.zzz.zzz -> ip do neigh da operadora 2

    o que acontece fazendo prepend é, voce anunciar seu bloco pelas 2 operadoras... porem o anuncio que vai para a operadora ZZZZ (backup) vai com o PATH maior .. entao a preferencia sempre vai ser via XXXX porem se a operadora 1 cair, o anuncio pela operadora 1 'morre' e o da operadora 2 fica valendo.. até que, o link volte !!


    Galera estou penando aqui,,,, esse exemplo é quase o que eu quero...
    só tem um problema...
    XXXX pra min tem que ser a saida padrao
    (exemplo se eu der um traceroute daqui... tenho que sair pelo XXXX)
    ZZZZ pra min tem que ser a entrada padrao
    (se alguem la de fora der um traceroute tem que chegar pelo ZZZZ)
    é possivel ?

  5. #125

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    Galera estou penando aqui,,,, esse exemplo é quase o que eu quero...
    só tem um problema...
    XXXX pra min tem que ser a saida padrao
    (exemplo se eu der um traceroute daqui... tenho que sair pelo XXXX)
    ZZZZ pra min tem que ser a entrada padrao
    (se alguem la de fora der um traceroute tem que chegar pelo ZZZZ)
    é possivel ?
    É possível sim. Nos anúncios que você recebe, ponha uma Local-Preference maior para que saia pelo XXX. Isso vai garantir que saia por ali.
    O retorno é mais complicado: você tem que gerar pelo link ZZZZ duas rotas mais específicas do que as anunciadas por XXX. Então se você tem um /20, pelo link XXX gere apenas o anúncio desse /20. Pelo ZZZZ gere o anúncio desse /20 e de dois /21 que são a primeira e segunda metades desse /20. Como os links /21 são mais específicos que o /20, a entrada sempre se dará pelo ZZZZ se o ZZZZ estiver no ar. Se cair o XXXX vai ser usado.

  6. #126

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    É possível sim. Nos anúncios que você recebe, ponha uma Local-Preference maior para que saia pelo XXX. Isso vai garantir que saia por ali.
    O retorno é mais complicado: você tem que gerar pelo link ZZZZ duas rotas mais específicas do que as anunciadas por XXX. Então se você tem um /20, pelo link XXX gere apenas o anúncio desse /20. Pelo ZZZZ gere o anúncio desse /20 e de dois /21 que são a primeira e segunda metades desse /20. Como os links /21 são mais específicos que o /20, a entrada sempre se dará pelo ZZZZ se o ZZZZ estiver no ar. Se cair o XXXX vai ser usado.

    entendi...

    por enquanto entrei com isso aqui, parece que ficou certo... no caso embratel é minha entrada principal e megatelecom é a saida, estou no achismo de que a entrada padrão ficou a embratel só porque ele leu primeiro ou por ter o seq menor, e o local-preference fez o controle pra sair pela megatelecom...

    Bom resumindo... isso para os clientes que acessam as paginas ficarem com a embratel
    E os funcionarios tarados que ficam navegando ficarem com a megatelecom...
    E pro diretor ver só o IP do AS na sua telinha de psicopata...


    route-map embratel_out permit 13
    match as-path MEUAS
    set local-preference 150
    !
    route-map embratel_out deny 15
    match as-path MEGA
    !
    route-map mega_out permit 10
    match as-path MEUAS
    set local-preference 100
    !
    route-map mega_out deny 12
    match as-path EMBRATEL
    !

  7. #127

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    route-map embratel_out permit 13
    match as-path MEUAS
    set local-preference 150
    Seu route-map embratel_out é para out do tráfego ou out dos anúncios BGP ? Ele está aplicado no in do BGP ?

  8. #128

    Padrão

    de in tentei jogar algumas coisas, mas deu erro entao deixei no soft pros 2

    neighbor xxx.xxx.xxx.xxx soft-reconfiguration inbound

  9. #129

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    de in tentei jogar algumas coisas, mas deu erro entao deixei no soft pros 2

    neighbor xxx.xxx.xxx.xxx soft-reconfiguration inbound
    soft reconfig é algo totalmente diferente de route-map...

  10. #130

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    Galera estou penando aqui,,,, esse exemplo é quase o que eu quero...
    só tem um problema...
    XXXX pra min tem que ser a saida padrao
    (exemplo se eu der um traceroute daqui... tenho que sair pelo XXXX)
    ZZZZ pra min tem que ser a entrada padrao
    (se alguem la de fora der um traceroute tem que chegar pelo ZZZZ)
    é possivel ?

    Há a possibilidade de fazer exatamente isso, mas dividindo o link entre as 2 operadoras e se alguma delas cair ai sim mudar tudo pra outra (igual foi explicado no quote que dei)??
    ou seja...tenho 30mb de cada operadora e divido minha faixa pra metade sair pela operadora X e metade pela Y, ai se alguma cair, a outra assume todos, isso é possível?

  11. #131

    Padrão

    sim, vc divide o bloco em 2 partes ( /21 cada)..
    anuncie 1 /21 em cada operadora.. e anuncei o /20 tambem em cada operadora..

    como o /21 eh mais especifico.. sempre vao preferir por ele.. caso caia a uma operadora.. o mais especifico para o outro bloco sera o /20. . entao.. fica show

  12. #132

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    sim, vc divide o bloco em 2 partes ( /21 cada)..
    anuncie 1 /21 em cada operadora.. e anuncei o /20 tambem em cada operadora..

    como o /21 eh mais especifico.. sempre vao preferir por ele.. caso caia a uma operadora.. o mais especifico para o outro bloco sera o /20. . entao.. fica show

    show..isso seria automatico essa "preferencia" pelo /20 caso alguma pare?
    a configuração então ficaria igual a acima da redundancia de operadoras, mas coma diferença do anuncio /21 e /20 em cada?

    obrigado.

  13. #133

    Padrão

    exatamente, é automatico essa preferencia...

    por ex:

    seu bloco: 189.0.0.0/20

    operadora A vc anuncia:
    189.0.0.0/21
    189.0.0.0/20
    operadora B vc anuncia:
    189.0.8.0/21
    189.0.0.0/20

  14. #134

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    Há a possibilidade de fazer exatamente isso, mas dividindo o link entre as 2 operadoras e se alguma delas cair ai sim mudar tudo pra outra (igual foi explicado no quote que dei)??
    ou seja...tenho 30mb de cada operadora e divido minha faixa pra metade sair pela operadora X e metade pela Y, ai se alguma cair, a outra assume todos, isso é possível?
    Isso é possível e já explicaram na thread como faz, mas eu preciso citar algo que por óbvio que pareça eu já vi gente com dificuldade... para que dividir metade do seu espaço de endereçamento dê metade da divisão de tráfego, você precisa colocar um número equilibrado de clientes em cada uma das metades.

  15. #135

    Padrão

    Pessoal, uma dúvida: todos vocês que estão com ASN falam que tem links grandes, de 30Mbps pra cima. Será que é possivel minha empresa, com um link de 1Mbps e outro de 2Mbps, conseguir um ASN e um bloco CIDR? Não encontrei nos documentos do Registro.BR informações sobre isso. Grato.

  16. #136

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalbits Ver Post
    Pessoal, uma dúvida: todos vocês que estão com ASN falam que tem links grandes, de 30Mbps pra cima. Será que é possivel minha empresa, com um link de 1Mbps e outro de 2Mbps, conseguir um ASN e um bloco CIDR? Não encontrei nos documentos do Registro.BR informações sobre isso. Grato.
    Banda não é requisito para ASN e CIDR, mas número de IPs é. Num provedor de acesso esse número aumenta com o número de clientes e também a demanda de link, por isso a correlação.

    Veja as instruções na URL abaixo:
    Registro .br - Info - Recursos de Numera

  17. #137

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rubensk Ver Post
    Isso é possível e já explicaram na thread como faz, mas eu preciso citar algo que por óbvio que pareça eu já vi gente com dificuldade... para que dividir metade do seu espaço de endereçamento dê metade da divisão de tráfego, você precisa colocar um número equilibrado de clientes em cada uma das metades.
    Essa divisao seria apenas na parte de ip's, a divisão para equilibrar os 2, isso á é feito com os gerentes que liberam os ip's no sistema. Analisamos diariamente os mrtg dos links e a quantidade de ip's usadas em cada para saber em qual link jogar cliente, como também prioridade do cliente e etc.

  18. #138

    Padrão

    pessoal..retomando. estou já esperando o ASN chegar.

    Já sei como fazer a delegação dos blocos com meu dominio e etc, agora algo que não entendo, é como que divulgo onde está cadastrado esses Ip's e o nome da empresa, igual ocorre quando vamos em alguns sites de mostrar ip e etc.

    o dns reverso sei que ja aparece com o nome do dominio, mas o nome da empresa mesmo, nao achei onde ler sobre isso.

    obrigado a todos.

  19. #139

    Padrão

    galera este tópico e fantástico

    tenho uma duvida
    recebe dois links de operadoras diferentes

    gostaria de saber se tem como fazer BGP sobre uma faixa de ips falsos, somente se uma rota cai passa por outra. as duas pontas tenho mikrotik recebendo o links das operadoras.

    tem como fazer isto?
    como eu faço isto?

  20. #140
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por junaooaks Ver Post
    galera este tópico e fantástico

    tenho uma duvida
    recebe dois links de operadoras diferentes

    gostaria de saber se tem como fazer BGP sobre uma faixa de ips falsos, somente se uma rota cai passa por outra. as duas pontas tenho mikrotik recebendo o links das operadoras.

    tem como fazer isto?
    como eu faço isto?
    Procure no fórum sobre OSPF.