+ Responder ao Tópico

1. Claro... switches l2 trabalham apenas na camadade de enlace, que é a camada a qual a ethernet faz parte... Ja switches l3 trabalham tabem com endereço ip e mascada de sub-rede, porem o foco principal do switche nao é ser uma aparelho com capacidade de roteamento e de camada de rede, mas sim um aparelho menos robusto e mais leve, com pacacidade de traabalhar com endereçamento mac. Se vc quer trabalhar com protocolos de camada de enlace, use um switch, se quiser trabalhar com camada de rede, use um roteador e nao um switch. É claro tbm que há casos, e casos.

Não Registrado
    Bem galera, quagga por quagga mikrotik tambem é rsrsrsrs, poderia usar até mikrotik, mais nao sei se ele suporta bi-processamento e mais de 1Gb de ram, sem falar que os discos do servidor que adquiri da DELL são SAS em Raid5, e tambem esta com interfaces de fibra e fontes redundantes, acho que maquina é bem robusta para este proposito, Hoje tenho tres opções, Linux+Quagga, Vyatta=Debian+Quagga e Mikrotik, Atualmente um cisco ou um juniper com esses recursos não estão ao meu alcance r$r$r$r$, então gostaria da opnião de vcs para eu conseguir escolher a melhor opção,

Obrigado.

3. Citação Postado originalmente por Não Registrado Ver Post
    Bem galera, quagga por quagga mikrotik tambem é rsrsrsrs, poderia usar até mikrotik, mais nao sei se ele suporta bi-processamento e mais de 1Gb de ram, sem falar que os discos do servidor que adquiri da DELL são SAS em Raid5, e tambem esta com interfaces de fibra e fontes redundantes, acho que maquina é bem robusta para este proposito, Hoje tenho tres opções, Linux+Quagga, Vyatta=Debian+Quagga e Mikrotik, Atualmente um cisco ou um juniper com esses recursos não estão ao meu alcance r$r$r$r$, então gostaria da opnião de vcs para eu conseguir escolher a melhor opção,

Obrigado.
    O Mikrotik 2.9 era Quagga. Os atuais ROS 3x. não são Quagga.

Há outras opções como FreeBSD + OpenBGPd.

Porque tanta capacidade de I/O de disco numa máquina que faz roteamento ?

Ricardo Freitas
    Bem FreeBDS+OpenBGPd tambem é um opção, então na verdade esta maquina foi comprada no ano passado para ser backup do nosso firewall, mas como ela não esta sendo usada vamos usar ela como roteador, vc sabe me dizer se o mikrotik suporta mais de 1GB de ram? eu especifiquei errado qto o tamanho do link da telefonica, hj temos 100MB e estamos usando 86MB e ja estamos migrando para 155Mb, por isso uma maquina tao parruda, creio eu que uma RB1000 nao suporte este trafego...

Obrigado

5. Citação Postado originalmente por Ricardo Freitas Ver Post
    Bem FreeBDS+OpenBGPd tambem é um opção, então na verdade esta maquina foi comprada no ano passado para ser backup do nosso firewall, mas como ela não esta sendo usada vamos usar ela como roteador, vc sabe me dizer se o mikrotik suporta mais de 1GB de ram? eu especifiquei errado qto o tamanho do link da telefonica, hj temos 100MB e estamos usando 86MB e ja estamos migrando para 155Mb, por isso uma maquina tao parruda, creio eu que uma RB1000 nao suporte este trafego...

Obrigado
    Tem gente com RB-1000 rodando com esse tráfego, mas x86 é melhor para o crescimento futuro.
    Minha questão era com o I/O de disco, com 2 discos SAS, enquanto para um appliance o melhor é usar CF-SATA.

O Mikrotik ROS 3.x suporta 2GB em tese (nunca testei), e o ROS 4.x beta prevê suportar 3.5-4 GB.
    A limitação de 1GB era da versão 2.9.x. O que não significa que todo 3.x funcione com 2GB, foi um dos temas de bugs, supostamente corrigidos.

Tópicos Similares

1. configurar bgp - cisco 2800 series
    Por felix no fórum Cisco
    Respostas: 3
    Último Post: 18-01-2012, 08:58
  2. Como configurar BGP com uma operadora?
    Por Rador no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2011, 15:49
  3. Não consigo configurar firewall
    Por buosinet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2004, 19:09
  4. como configurar perl-5.6.1
    Por haysar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-06-2002, 22:39
  5. Não consigo configurar firewall