+ Responder ao Tópico

1. Pessoal.

Nesse post do Alexandre https://under-linux.org/f143/bgp-em-...38/#post355944 onde ele ensina passo a passo a configurar o bgp no Mk, tenho uma dúvida.

1 - Ele cita la apenas pra 1 operadora, certo? E pra essa primeira coloco o ip 189.200.200.1 na ether que vai entrar essa operadora certo? E esse Ip também é o que falei pra operadora?

2 - No caso de outra operadora, teria que passar outro ip (poderia ser o 189.200.200.2?) e colocar ele na outra ether onde essa segunda operadora vai entrar, certo?

3 - Assumindo que tenho um bloco /20. Nos 2 itens acima, como que seria feito a mascara?
    Como quero redundancia (/21 em cada operadora e caso alguma caia, delegue o /20 pra que estiver on), tenho que fazer como exatamente?

Muito obrigado.
    abraços.

2. Pessoal, deixa eu aproveitar o tópico e fazer uma pergunta. Tenho sessão BGP com 2 operadoras, OI e Unotel. Anuncio em ambas o seguinte:
    Unotel:
    Código :
     #   NETWORK              SYNCHRONIZE
     0   187.XXX.64.0/21       no         
     1   187.XXX.65.0/24       no         
     2   187.XXX.66.0/24       no         
     3   187.XXX.67.0/24       no         
     4   187.XXX.72.0/22       no         
     5   187.XXX.68.0/24       no

OI:
    Código :
     #   NETWORK              SYNCHRONIZE
     0   187.XXX.64.0/21       no         
     1   187.XXX.68.0/22       no         
     2   187.XXX.64.0/24       no         
     3   187.XXX.68.0/24       no

Como podem perceber, anuncio o /21 em ambas, e anuncios específicos para distribuir os clientes nos 2 links. Acontece que os clientes do bloco 187.XXX.68.0/24, por exemplo (acontece também em outros blocos anunciados na OI), não estão conseguindo acessar sites como hotmail.com, fiat.com.br, americanas.com, etc.. Até estou anunciando esse 187.XXX.68.0/24 em ambas operadoras para contornar esse problema temporariamente. O que poderia ser?

Outra coisa esquisita que está acontecendo é o seguinte: este anuncio do bloco 187.XXX.68.0/24 não existia na OI, ele estava dentro do 187.XXX.64.0/22, mas depois q anunciei ele uma vez, se tento remover agora, os clientes q estão nele não navegam mais, mesmo estando contidos dentro do anuncio maior /22. O que pode ser?

3. Amigos primeiro parabéns pelo tópico está realmente muito interessante e rico em informações valiosas!!!!! Me ajudou demais na ativação do meu ASN com a operadora.

Estou com algumas dúvidas que vou descrever a seguir:

A minha seção BGP já está rodando e funcionando, porém a operadora não conseguiu estabelecer a seção via interface loop-back então pergunto tem algum problema a seção ficar via serial mesmo ou terei algum tipo de problema no futuro?? Está FULL-ROUTING Estou usando Mikrotik 4.10.

Tenho uma rede bem extensa, atualmente tenho vários blocos de ip´s com a Embratel, mas pretendo retirar todos eles e passar a usar os do meu CIDR, sempre usei roteamento estático para distribuição das rotas, recebendo esse link via BGP terei alguma vantagen em distribuir dentro da minha rede usando OSPF?? Ou roteamento estático continuara me atendendo bem??

Quais cuidados devo tomar ao anunciar as rotas?? Que filtros utilizar?? Quais as melhores práticas ??

Inicialmente anunciei um /24 do meu CIDR, e está perfeito, pretendo deixar esse primeiro bloco como a WAN dos meus servidores e apontar um /26 na LAN pra dentro de cada um deles mantendo uma classe de ip´s pra cara servidor na rede e ai fazer NAT ou mesmo atribuir ip´s públicos de acordo com a necessidade e demanda, estou correto? Existe uma maneira melhor de se manusear esses blocos ??

Outra coisa que gostaria de saber é com relação a não propagação de rotas não abertura de sites etc... Uma maneira de saber por exemplo se meu router tem acesso a tudo na internet e vice versa alguma maneira analisar, vi alguns comentários de sites que não abriam por falta de propagação essas coisas.

Desde já muito obrigado a todos!!

4. pessoal,

alguem pode me dar uma luz para poder fazer com que tais blocos saiam por tais operadoras? é marcando pacote?
    e quanto a um link parar e outro assumir?

Obrigado

5. Galera,
    Adquiri o AS, recebi o bloco e o ASN do registro. E agora?
    Na pagina do registro estão me pedindo o as-in e as-out, mas não aceita o AS do meu provedor. Li a RFC mas não entendi:
    RFC 1786 Traduo Portugus.

Obrigado

Tópicos Similares

1. configurar bgp - cisco 2800 series
    Por felix no fórum Cisco
    Respostas: 3
    Último Post: 18-01-2012, 08:58
  2. Como configurar BGP com uma operadora?
    Por Rador no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2011, 15:49
  3. Não consigo configurar firewall
    Por buosinet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2004, 19:09
  4. como configurar perl-5.6.1
    Por haysar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-06-2002, 22:39
  5. Não consigo configurar firewall