+ Responder ao Tópico

1. AlexTrevisol, eu vou falar apenas por mim mas suspeito que mais gente que quisesse te ajudar tenha tido o mesmo problema: é difícil ajudar na sua questão de funcionamento de IPs sem olhar todas as configurações do seu roteador BGP e do seu concentrador PPPoE, mas também acho que publicar todas essas configurações seria ruim pois alguma pode te expor sem que você perceba. Há alguém de confiança que você pudesse colocar no circuito ? Quer seja um consultor pago ou um colega provedor de outra cidade, que mesmo que não conheça tanto assim tenha mais experiência de roteamento IP (mesmo que estático sem BGP ou OSPF) e possa tanto checar a parte básica quanto ser uma ponte com as pessoas aqui do fórum que estejam dispostas a ajudar.

Não entenda isto como um "nunca serão" de treinamento do BOPE, eu pelo contrário não tenho porque não achar que você aprenda os conceitos envolvidos; apenas me parece que você está precisando resolver isso mais rapidamente do que a curva de aprendizado permite no momento.

2. Pessoal obrigado a todos que ajudaram ontem á tarde conversei com o Leonardo aqui do fórum e foi bastante esclarecedor quanto as minhas duvidas.

3. Pessoal, preciso de mais um Help com BGP e Mikrotik, o Alexandre já me ajudou muito aqui, mas ainda persistem dúvidas.

Cenário:

2 links de 30 Mega com 2 operadoras diferentes;
    1 PTT;
    1 RB1100;
    1 bloco AS /22.

Conforme sugerido pelo Alexandre:

Operadora A
    Anunciar 200.218.248.0/22 e 200.218.248.0/23

Operadora B
    Anunciar 200.218.248.0/22 e 200.218.250.0/23

Depois pelo PTT anuncio o /22 e os 4 /24

Até aqui beleza, certo?

Surgem as dúvidas:

1) Posso usar default route nas 2 sessões com as 2 operadoras, terei redundância?

2) Nos 2 links das 2 operadoras, já tenho roteadores conectados no loopback e na outra interface blocos fornecidos da própria operadora que já estão em uso.

Ou seja, o mikrotik que fechará as sessões BGP ficará atras destes roteadoeres e terá IPs na ethernet que a operadora forneceu. Então qual deve ser meu router ID para cada sessão BGP com cada operadora? Pode ser 1 IP do range de cada Operadora ou devo colocar o primeiro IP do meu AS /22 e criar rotas para a operadora chegar lá?

Caso não tenha ficado claro, segue imagem em anexo.

Obrigado,

Felipe

4. Pessoal, preciso de mais um Help com BGP e Mikrotik, o Alexandre já me ajudou muito aqui, mas ainda persistem dúvidas.

Cenário:

1 PTT;
    1 RB1100;
    1 bloco AS /22.

Operadora A

Operadora B

Até aqui beleza, certo?

Surgem as dúvidas:

1) Posso usar default route nas 2 sessões com as 2 operadoras, terei redundância?

2) Nos 2 links das 2 operadoras, já tenho roteadores conectados no loopback e na outra interface blocos fornecidos da própria operadora que já estão em uso.

Ou seja, o mikrotik que fechará as sessões BGP ficará atras destes roteadoeres e terá IPs na ethernet que a operadora forneceu. Então qual deve ser meu router ID para cada sessão BGP com cada operadora? Pode ser 1 IP do range de cada Operadora ou devo colocar o primeiro IP do meu AS /22 e criar rotas para a operadora chegar lá?

Obrigado,

FelipeClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BGP.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	37,4 KB
ID:      	33496

5. Citação Postado originalmente por felipe57 Ver Post
    Pessoal, preciso de mais um Help com BGP e Mikrotik, o Alexandre já me ajudou muito aqui, mas ainda persistem dúvidas.

Cenário:

1 PTT;
    1 RB1100;
    1 bloco AS /22.

Operadora A

Operadora B

Até aqui beleza, certo?

Surgem as dúvidas:

Obrigado,

FelipeClique na imagem para uma versão maior

Nome:	         BGP.jpg
Visualizações:	77
Tamanho: 	37,4 KB
ID:      	33496
    bom dia.

1) Depende de como está confiugurado. Uma boa prática é pedir para que as operadores te enviem a rota default por BGP. Então você poderá manipulá-las como quiser. Você já está usando filtros? Quais? Eles são muito importantes, pricipalmente no seu cenário.

2) Usar a interface de loopback não é necessário para eBGP(External BGP), somente para iBGP(Internal BGP). Você deverá usar o IP da WAN do Router BGP para fazer o peer com a operadora, você e ela deverão usar a opção multi-hop, já que vocês não está diretamente conectados, ou seja, usarão IP para fazer o peering de redes diferentes.

router-id usa-se apenas 1 por roteador. Pelo que entendi, você configurou 2 instancias de BGP? Se sim, você está errado.

Você deve criar apenas uma instância e utilizá-la para todos os peers. Em router-id, você normalmente coloca o primeiro IP do seu CIDR.

Vamos falando.

Abraço

Tópicos Similares

1. configurar bgp - cisco 2800 series
    Por felix no fórum Cisco
    Respostas: 3
    Último Post: 18-01-2012, 08:58
  2. Como configurar BGP com uma operadora?
    Por Rador no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2011, 15:49
  3. Não consigo configurar firewall
    Por buosinet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2004, 19:09
  4. como configurar perl-5.6.1
    Por haysar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-06-2002, 22:39
  5. Não consigo configurar firewall