Página 16 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 111213141516
+ Responder ao Tópico



  1. #301

    Padrão Re: Configurar BGP

    Citação Postado originalmente por EduardoNetworks Ver Post
    vc pode me ajudar com rota bgp
    Explica ai seu problema, se eu não conseguir ajudar com certeza algum colega do fórum consegue.

  2. #302

    Padrão Re: Configurar BGP

    Amigos peco ajuda estou tentando configurar meu primeiro bgp e estou tendo algumas dificuldades estou seguindo conforme o cenario desse link http://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...GP_Multihoming porem na situacao 2 onde tenho 2 links e 2 range de ip p meus clientes quero anunciar uma range para cada link.
    Meu cenario:
    Mk As 10 gvt 50 191.168.1.1
    MK As 20 embratel 191.168.2.1
    Mk As 30 Provedor clientes 10.1.1.0/24 e 10.1.2.0/24

    queria anuncia cada bloco inteiro um p cada link e redundancia entre eles segui o exemplo cima do link e n deu certo n sei c errei na rota sei la..ja to doidin..rs por favor me ajudem

  3. #303

    Padrão Re: Configurar BGP

    Amigo peco ajuda estou tentando configurar meu primeiro bgp e estou tendo algumas dificuldades estou seguindo conforme o cenario desse linkhttp://wiki.mikrotik.com/wiki/Manual...GP_Multihoming porem na situacao 2 onde tenho 2 links e 2 range de ip p meus clientes quero anunciar uma range para cada link.
    Meu cenario:
    Mk As 10 gvt 50 191.168.1.1
    MK As 20 embratel 191.168.2.1
    Mk As 30 Provedor clientes 10.1.1.0/24 e 10.1.2.0/24

    queria anuncia cada bloco inteiro um p cada link e redundancia entre eles segui o exemplo cima do link e n deu certo n sei c errei na rota sei la..ja to doidin..rs por favor me ajuda se possivel

  4. #304

    Padrão Re: Configurar BGP

    Eduardo, os IPs acima são apenas para exemplificar ou reais ? Multihoming BGP é apenas para quem tem AS próprio e IPs públicos próprios, não para quem usa IPs das operadoras.

  5. #305

    Padrão Re: Configurar BGP

    Bom dia amigo! link embratel 192.168.20.0/28 link gvt 192.168.30.0/30 range clientes 202.210.205.0/24 e 172.100.100.0/24. como proceder amigo nessa situacao entaum?

  6. #306

    Padrão Re: Configurar BGP

    Citação Postado originalmente por EduardoNetworks Ver Post
    Bom dia amigo! link embratel 192.168.20.0/28 link gvt 192.168.30.0/30 range clientes 202.210.205.0/24 e 172.100.100.0/24. como proceder amigo nessa situacao entaum?
    Regras de NAT.

  7. #307

    Padrão Re: Configurar BGP

    No meu caso que tenho dois links dedicados, onde uma das operadoras me entrega os seguintes blocos de ips:

    187.84.xxx.xx/26
    189.45.xx.xx/26
    189.45.xx.xx/26 onde este esta quebrado dentro do mk em varios /29 entregue para algumas empresas que compram link nosso.
    189.45.xx.xx/30

    Agora contratamos um outro link dedicado da GVT onde recebemos somente um bloco de ips /29.
    Como fazer para ter redundancia de link no caso se o link da operadora A cair como fazer pra os ips publicos dessa operadora continuarem saindo pela operadora GVT e vise e versa..

  8. #308
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar BGP

    Citação Postado originalmente por infoservwireless Ver Post
    No meu caso que tenho dois links dedicados, onde uma das operadoras me entrega os seguintes blocos de ips:

    187.84.xxx.xx/26
    189.45.xx.xx/26
    189.45.xx.xx/26 onde este esta quebrado dentro do mk em varios /29 entregue para algumas empresas que compram link nosso.
    189.45.xx.xx/30

    Agora contratamos um outro link dedicado da GVT onde recebemos somente um bloco de ips /29.
    Como fazer para ter redundancia de link no caso se o link da operadora A cair como fazer pra os ips publicos dessa operadora continuarem saindo pela operadora GVT e vise e versa..
    Bom dia,

    Usando os IPs das operadoras você não vai conseguir fazer isso. Precisa ter o seu próprio ASN com o seus próprios IPs.

    Abraço

  9. #309

    Padrão Re: Configurar BGP

    Olá Alexandre,

    li todo p fórum e não encontrei muito assunto sobre os filtros, na verdade esse comentário foi um dos únicos no fórum. Sei que como boa prática devemos criar alguns filtros para impedir "sujeira" na rede etc. mas como deve ser feito isso. aonde eu sei, mas quais regras devem ser criadas, e o que eu devo considerar. Qualquer ajuda é bem vinda e agradeço desde já. Utilizo Mikrotik para o BGP.

  10. #310

    Padrão Re: Configurar BGP

    deve considerar:

    import: nao aceitar redes 'invalidas', nao aceitar sua propria rede, permitir apenas prefixos 0-24

    export: exportar apenas sua rede, nao permitir prefixos mais especificos do que 0-24..

    basico eh isso

  11. #311
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar BGP

    Bom dia,

    Gostaria de sugerir que esse tópico fosse fechado e que novos fossem abertos. Para quem busca algum material sobre BGP no Mikrotik fica um pouco confuso ler todas essas páginas.

    O material desse tópico é excelente, mas podemos ajudar mais se tópicos específicos fossem abertos para cada situação discutida aqui.

    Poderíamos discutir em um tópico sobre filtros, multihoming, iBGP, etc

    Alguém apoia?

    abraço

  12. #312

    Padrão Re: Configurar BGP

    Pessoal,

    tenho configurado um BGP em mikrotik rodando com a operadora oi, tudo ok até então. Utilizo rota parcial e tenho carregado umas 12000 rotas aproximadamente. Já coloquei ip no cliente e esse navega sem problema. O único problema que ocorre é que alguns sites como apple.com (pelo que me parece são sites internacionais) não acessam. Estou recebendo a rota default automaticamente da operadoa, ou seja, ela está configurada. Testei com traceroute e esse acha a rota default e sai da minha rede. Não sei o que pode estar ocorredno. Alguem tem alguma idéia do que possa ser ? Agradeço desde já.

  13. #313
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Configurar BGP

    Furlan, tem bgp fechado com mais alguma operadora ?

    Isso aconteceu quando tinhamos anunciado metade de cada bloco em 2 operadoras e o bloco inteiro nas 2.

    Onde para o traceroute ?
    Manda ele.

    Gabriel tambem acho ser uma boa opçao o que você sugeriu.

    Abraços.



    Citação Postado originalmente por furlan Ver Post
    Pessoal,

    tenho configurado um BGP em mikrotik rodando com a operadora oi, tudo ok até então. Utilizo rota parcial e tenho carregado umas 12000 rotas aproximadamente. Já coloquei ip no cliente e esse navega sem problema. O único problema que ocorre é que alguns sites como apple.com (pelo que me parece são sites internacionais) não acessam. Estou recebendo a rota default automaticamente da operadoa, ou seja, ela está configurada. Testei com traceroute e esse acha a rota default e sai da minha rede. Não sei o que pode estar ocorredno. Alguem tem alguma idéia do que possa ser ? Agradeço desde já.

  14. #314

    Padrão Re: Configurar BGP

    Sim, tenho 2 operadoras e anuncioamos o bloco inteiro nas duas. Não anunciamso ele em partes, apenas /22 em ambas. Porém, até o momento só ativamos uma. Pode ser isso ? Se for, o que ocorre quando cair o link com uma delas ? Teoricamente ficaria na mesma situação, não ?

  15. #315
    Patrocinador Avatar de edcomrocha
    Ingresso
    Aug 2007
    Localização
    São Paulo, Brazil, Brazil
    Posts
    834

    Padrão Re: Configurar BGP

    Tem que testar com a outra operadora somente.

    Isso pode ser problema na propria operadora.

    No nosso caso, entramos em contato com as 2 operadoras, não sei o que fizeram la, mais resolveram.

    Se quando estiver as 2 operadoras ativas, uma delas cair a outra assume automaticamente (pelo menos é isso que se espera).

    Teste simples, deixe somente uma ativada e faça o teste com site, depois somente com a outra ativa e faça o teste novamente.

    Se com uma funciona e com a outra não, já sabe que é na operadora, se não funciona com nenhuma delas o problema esta com você.


    Cuidado ao mexer nas sessões BGP, se ficar derrubando a sessão toda hora vai levar dampening (Acho que é assim que se escreve) das operadoras.


    Abraços.

  16. #316
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão Re: Configurar BGP

    Bom dia,

    Essa pergunta já poderia estar em um novo post, heheheh.

    Amigo, se você fizer o teste que o colega sugeriu, testar as operadoras individualmente e em ambas os sites abrirem normalmente, o problema NÃO é na operadora e sim nas suas políticas.

    Você se importa de nos passar qual o número do seu ASN para que possamos ajudar?

    Abraço

  17. #317

    Padrão Re: Configurar BGP

    Olá amigos, agradeço as dicas, vou testá-las com certeza. De qualquer forma a operadora me informou que devo aguardar até 5 dias para liberação do transito internacional.

  18. #318
    Avatar de Suporte
    Ingresso
    Mar 2014
    Localização
    União da Vitória
    Posts
    12

    Padrão Re: Configurar BGP

    Boa tarde

    Sei que este topico é meio antigo.

    Mas aproveitando-o, alguem conseguiu configurar os ips recebidos direto no mikrotik?
    Qual o equipamento mais indicado?

    att

  19. #319

    Padrão Re: Configurar BGP

    Citação Postado originalmente por Suporte Ver Post
    Boa tarde

    Sei que este topico é meio antigo.

    Mas aproveitando-o, alguem conseguiu configurar os ips recebidos direto no mikrotik?
    Qual o equipamento mais indicado?

    att
    Boa tarde

    Aqui utilizávamos 3 servidores Xeon com 2Gb de memória, para BGP, Cliente Residencial e para DNS (um pouco ignorante para não usar processamento), na rede tambem tinha uma RB1100 que atendia os cliente corporativos e provedores.

    Os servidores (RB e Xeon) recebiam os blocos de IPs direto, nos clientes corporativos e provedores eram criadas VLans para entrega do bloco IP ao cliente.


    Anderson

  20. #320

    Padrão Re: Configurar BGP

    Grymmar da Silva Sauro mandou bem demais.