+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por felipe57 Ver Post
    1) Posso usar default route nas 2 sessões com as 2 operadoras, terei redundância?
    Só se você pedir para as duas operadoras gerarem um default-route no BGP que vai morrer junto a sessão BGP se cair. No cenário que você colocou só quem teria visiblidade por ARP ou PING no /30 seriam os roteadores que recebem a conexão, que são a RB450 e o CentOS no seu diagrama.

2. Citação Postado originalmente por felipe57 Ver Post
    2) Nos 2 links das 2 operadoras, já tenho roteadores conectados no loopback e na outra interface blocos fornecidos da própria operadora que já estão em uso.

Ou seja, o mikrotik que fechará as sessões BGP ficará atras destes roteadoeres e terá IPs na ethernet que a operadora forneceu. Então qual deve ser meu router ID para cada sessão BGP com cada operadora? Pode ser 1 IP do range de cada Operadora ou devo colocar o primeiro IP do meu AS /22 e criar rotas para a operadora chegar lá?
    O Router-ID não tem relação com encaminhamento de pacotes. Pode ser o mesmo Router-ID nas duas sessões e em geral é usado um IP do seu bloco que é o endereço da loopback desse roteador, mas isso é uma convenção apenas.

3. Blz, aqui ficou claro, obrigado.

4. Ok, mas qual seria a vantagem do Full Route? Apenas manipular melhor as rotas e filtros entre as 2 operadoras?

5. Valeu Gamineiro,

Mas algumas duvidas

1) Como vou manipular a rota default? Voce nao esta se referindo a pedir FULL Route para que eu possa manipular as rotas? Nao estou usando filtros pois a sessao BGP ainda nao esta no ar.

2) Ok, vou usar o primeiro IP do meu AS como router ID e vou criar rotas nos meus roteadores de borda atuais para fazer peering com os roteadores das operadoras.

Obrigado e Abraco

Tópicos Similares

1. configurar bgp - cisco 2800 series
    Por felix no fórum Cisco
    Respostas: 3
    Último Post: 18-01-2012, 08:58
  2. Como configurar BGP com uma operadora?
    Por Rador no fórum Redes
    Respostas: 3
    Último Post: 26-06-2011, 15:49
  3. Não consigo configurar firewall
    Por buosinet no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 5
    Último Post: 29-11-2004, 19:09
  4. como configurar perl-5.6.1
    Por haysar no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 1
    Último Post: 14-06-2002, 22:39
  5. Não consigo configurar firewall