Página 3 de 16 PrimeiroPrimeiro 12345678 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #41
    Moderador Avatar de gamineiro
    Ingresso
    Jan 2008
    Localização
    RS
    Posts
    423
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Valeu mesmo. Vou dar uma vasculhada na net.

    Abraço

  2. #42

    Padrão

    Olá Amigos,

    Antes de mais nada gostaria de dizer que este tópico está muito bom... Trás inumera informações muito valiosas.

    Bem, gostaria de saber o seguinte:

    Vou fazer o BGP, porem possuo dois links com tamanhos diferentes, um da EBT com 8 MB e outro da BRT com 2 MB. Como posso estar fazendo para balancear estes links?

    []´s

    DrO

  3. #43

    Padrão

    voce precisa fazer prepend no link menor ..

    anunciando um caminho de maior 'custo' (maior path) pelo link menor

  4. #44

    Padrão

    Oi Alexandre,

    Obrigado pelo resposta imediata.
    Tu terias como me dar um exemplo deste processo?

    []´s

    DrO

  5. #45

  6. #46

    Padrão

    Alexandre,

    Me tira uma dúvida. Estou adquirindo um AS também, e estou em dúvida quanto ao roteador.
    Fui fazer a cotação de um Cisco e ficou por R$ 15.000,00. Achei um pouco salgado.
    Estou pensando em colocar um servidor dell rodando o quagga ou até mesmo um mikrotik numa rb1000. Ambas as alternativas ficariam bem mais em conta que a Cisco.
    Mas em termos de perfomançe, manutenção, estabilidade... O que você poderia falar de cada solução, e qual indica.

    Abraco.

  7. #47

    Padrão

    olha só.. aposto na rb1000 porem.. prefiro um CISCO !!

    para receber um full-routing voce precisa de um router com no minimo 512mb de ram !!

  8. #48

    Padrão

    Senhores,

    Configurei o BGP da maneira como o pessoal falou.

    Tenho algumas dúvidas:

    1 - No Router ID eu devo colocar o primeiro IP da minha AS, no caso foi esse que defini como loopback ou devo colocar o IP do meu roteador (aquele que a operadora passa pra gente)?

    2 - As rotas que recebo estão em azul, ou seja, não está sendo reconhecido a interface.
    Eu sei que as rotas corretas tem que ficar em preto.

    Alguém pode me ajudar???

    Grato.

  9. #49

    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Cascavel, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    41

    Padrão

    Flavio,

    em Router ID você vai colocar o IP da sua loopback.

    Com relação as rotas ficarem todas em azul, isto pode estar relacioando com a configuração da sua loopback (pelo menos aqui assim o foi). Quando eu configurei corretamente a loopback as rotas normalizaram (ficaram em preto).

    att

  10. #50

    Padrão

    Amigo,

    Não abusando, mas já abausando....rs.rs......como faço para configurar corretamente a loopback?
    O pessoal tem falado que em roteadores mikrotik não precisa configurar a loopback.

    Grato.

  11. #51

    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Cascavel, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    41

    Padrão

    Realmente o pessoal tem falado que não precisa criar um loopback.
    Aqui as rotas só estabilizaram após a criação do loopback. Pode ser que eu fiz alguma coisa errada mas....

    Da uma olhada em meu post em BGP em Mikrotik - Página 8 ali mostra como fiz.

    att

  12. #52

    Padrão

    loopback deve ter mascara 255.255.255.255 !!! nao esqueça disso..

  13. #53

    Padrão

    MAravilhoso tópico. EU tinha inumeras dúvidas sobre BGP, li o tópico inteiro e matei todas as dúvidas.

    Alexandre, que tal montar um Wiki, que contenha links de explicação sobre ASN e BGP, como full-routing e o parcial? E ensinando montar algum deles no MKT.
    Eu ajudo a editar. Se me passarem uma documentação.

    Abraços e eu agradeço em nome dos demais por tornarem cada vez mais o forum mais rico.

  14. #54

    Padrão Varios Links

    Ola Pessoal uma duvida cruel, tenho 4 cidades com links de 30mb 20mb 20mb e 6mb essas cidades não estao interligadas, tudo Link da BRT, minha duvida é?
    - vou poder dividir minha classe do AS para cada link ou isso é concentrado somente no router que divulgara as rotas bgp?

  15. #55

    Padrão

    O ideal seria voce concentrar seu link em um ponto apenas.. mas caso nao seja possivel..

    em cada router voce pode divulgar o seu as ... e cada cidade vc pode definir o bloco.. ex:

    seu as: ABYYY
    seu bloco: 189.0.0.0/20

    cidade a: 189.0.0.0/22
    cidade b: 189.0.4.0/22
    cidade c: 189.0.8.0/22
    cidade d: 189.0.12.0/22

    basta no anuncio de cada router.. vc divulgar apenas o bloco daquela cidade (ao inves de divultar o /20 completo) ex:

    no router da cidade a:

    router bgp ABYYY
    network 189.0.0.0 255.255.252.0
    neighbor 200.200.200.200 remote-as xxxxxx
    ....
    no router da cidade b:

    router bgp ABYYY
    network 189.0.4.0 255.255.252.0
    neighbot 201.202.203.204 remote-as xxxxxx
    ....


    Citação Postado originalmente por kidbahia Ver Post
    Ola Pessoal uma duvida cruel, tenho 4 cidades com links de 30mb 20mb 20mb e 6mb essas cidades não estao interligadas, tudo Link da BRT, minha duvida é?
    - vou poder dividir minha classe do AS para cada link ou isso é concentrado somente no router que divulgara as rotas bgp?

  16. #56

    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Cascavel, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    41

    Padrão

    Muito interessante... em breve terei (espero) uma dessas duas situações...

    Todos os meus routers chegando a um PTT e fazer o BGP lá.

    E agora conforme sugerido acima seção BGP em cada router.... O problema disso é ter que ativar a seção com a operadora... haja paciência... comigo as vezes que tive que fazer esta ativação levaram quase 2 horas para fazerem a seção subir... e olha que aqui estava tudo configuradinho...

    Aproveitando...
    O diretor de TI esta cogitando a hipótese de mudar o BGP do Mikrotik pro Quagga, pois segundo passaram para ele este é mais estável e tem tempos de respostas melhores que o do MK.
    Alguem já trabalhou com o Quagga ou tem tido grandes problemas com BGP em Mikrotik?

  17. #57

  18. #58

    Padrão

    Alexandre, o pessoal me falou que tem provedores que nao aceitam divulgar rotas maiores que /21 principalmente sites internacionais.. confere essa informacao?

  19. #59

    Padrão

    sim.. tipo se tu tentar divulgar 15 blocos /24 no lugar de divulgar 1 /20 ... pelomenos teus anuncios aqui pra mim vai ser filtrados.. a politica aqui eh ateh /23 ... e as operadoras tambem adotam algo desse tipo

  20. #60

    Padrão

    amigos..
    uma dúvida que tenho. hoje nao tenho ainda AS, e quem fornece tudo é a operadora.

    onde eu pego o link deles, eles tem apenas um Switch cisco comum que distribui para todos os clientes deles.
    Minha dúvida é de como eles fazem para travar os bloques de IP que eles me forncem, para que se eu colocar algum outro (deles tambem, mas nao liberado pra mim) esse ip não funcione de maneira alguma?


    valeu