Página 8 de 16 PrimeiroPrimeiro ... 345678910111213 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #141

    Padrão

    Se você tem BGP nas duas rotas entre o Mikrotik de cada ponta e a operadora, só fazer também BGP entre esses Mikrotik.

  2. #142

    Padrão

    rubensk


    entao o BGP so funciona se estiver liberado na operadora

    mesmo para a função de roteamento interno com os ips falsos

    ex:
    recebo o sinal da operadora no mk, tenho 3 saidas para passar, para mandar sinal para a outra cidade onde recebo outro sinal de outra operadora
    operadora -> mk -> mk <-mk <- operadora
    -> mk
    -> mk

    eu quero fazer o com que, se tirar algum aparelho do meio nao faz diferença, passa por outra rota.

    deu pra explicar?

  3. #143

    Padrão

    Citação Postado originalmente por portalbits Ver Post
    Pessoal, uma dúvida: todos vocês que estão com ASN falam que tem links grandes, de 30Mbps pra cima. Será que é possivel minha empresa, com um link de 1Mbps e outro de 2Mbps, conseguir um ASN e um bloco CIDR? Não encontrei nos documentos do Registro.BR informações sobre isso. Grato.
    Pode sim,

    tenho 2 links de 2MB, isso cai no questionário do registro...
    mas acho q eles querem mesmo é saber pra que diabos vc quer um /20...
    ou sei lá talvez só queiram a grana mesmo

  4. #144

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    pessoal..retomando. estou já esperando o ASN chegar.

    Já sei como fazer a delegação dos blocos com meu dominio e etc, agora algo que não entendo, é como que divulgo onde está cadastrado esses Ip's e o nome da empresa, igual ocorre quando vamos em alguns sites de mostrar ip e etc.

    o dns reverso sei que ja aparece com o nome do dominio, mas o nome da empresa mesmo, nao achei onde ler sobre isso.

    obrigado a todos.
    Não entendi bem...

    Mas isso é no site do registro mesmo, vc tem que delegar, e vai aparecer na sua tela de gestão, alem disso tem que fazer a configuração de in, out do AS

    alem do site do registro tem que colocar em outra como a RADB
    Eu consegui colocar em uma gratuita, ALTDB ela replica na RADB.

  5. #145

    Padrão

    Citação Postado originalmente por junaooaks Ver Post
    rubensk


    entao o BGP so funciona se estiver liberado na operadora

    mesmo para a função de roteamento interno com os ips falsos

    ex:
    recebo o sinal da operadora no mk, tenho 3 saidas para passar, para mandar sinal para a outra cidade onde recebo outro sinal de outra operadora
    operadora -> mk -> mk <-mk <- operadora
    -> mk
    -> mk

    eu quero fazer o com que, se tirar algum aparelho do meio nao faz diferença, passa por outra rota.

    deu pra explicar?
    O BGP entre seus roteadores passando pela sua estrutura não precisa de liberação da operadora.

  6. #146

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    Não entendi bem...

    Mas isso é no site do registro mesmo, vc tem que delegar, e vai aparecer na sua tela de gestão, alem disso tem que fazer a configuração de in, out do AS

    alem do site do registro tem que colocar em outra como a RADB
    Eu consegui colocar em uma gratuita, ALTDB ela replica na RADB.
    rapaz, voce falou metade ai grego pra mim..rsrs
    vou procurar sobre isso, e crieo que tambem quando tiver tudo liberado vou conseguir entender melhor.

    mas só pra voce entender melhor o que quero dizer, acesse o site What Is My IP Address? Lookup IP, Hide IP, Change IP, Trace IP and more...
    ele vai achar:

    IP Information: ISP:Nome da empresa
    Organization:Nome da empresa
    Hostname:dns reverso
    Connection: Broadband

    Gostaria de saber onde que é delegado o "ISP" e "ORGANIZATION" (no meu caso, utilizo a CTBC e apareceu ali: "COMPANHIA DE TELECOM. DO BRASIL CENTRAL"), essa é minha dúvida.

    valeu

  7. #147

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    rapaz, voce falou metade ai grego pra mim..rsrs
    vou procurar sobre isso, e crieo que tambem quando tiver tudo liberado vou conseguir entender melhor.

    mas só pra voce entender melhor o que quero dizer, acesse o site What Is My IP Address? Lookup IP, Hide IP, Change IP, Trace IP and more...
    ele vai achar:

    IP Information: ISP:Nome da empresa
    Organization:Nome da empresa
    Hostname:dns reverso
    Connection: Broadband

    Gostaria de saber onde que é delegado o "ISP" e "ORGANIZATION" (no meu caso, utilizo a CTBC e apareceu ali: "COMPANHIA DE TELECOM. DO BRASIL CENTRAL"), essa é minha dúvida.

    valeu
    No site do registro quando vc loga e vai em sistema de IPS o bloco está lá ?

    Acho que o provedor nao delegou o bloco para sua emprsa, e ele mesmo apontou o master e slave para sua empresa.

    Acho que essa informaçao de ISP o registro pega do nosso cadastro mesmo.

    faz uma pesquisa do seu ip no whois.registro.br , pode ser que esse site esteja lendo o bloco full do ISP e nao só o seu pedaço.

    de qualquer jeito vale o que ta no registro.br

  8. #148

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    exatamente, é automatico essa preferencia...

    por ex:

    seu bloco: 189.0.0.0/20

    operadora A vc anuncia:
    189.0.0.0/21
    189.0.0.0/20
    operadora B vc anuncia:
    189.0.8.0/21
    189.0.0.0/20
    Seria isso ?

    router bgp AAAAA
    bgp router-id aaa.aaa.aaa.a
    bgp log-neighbor-changes
    network aaa.aaa.aaa.0/20
    redistribute connected
    neighbor mmm.mmm.mmm.mmm remote-as MMMMM
    neighbor mmm.mmm.mmm.mmm soft-reconfiguration inbound
    neighbor mmm.mmm.mmm.mmm prefix-list anunciarB out
    neighbor mmm.mmm.mmm.mmm update-source aaa.aaa.aaa.a
    neighbor mmm.mmm.mmm.mmm ebgp-multihop 2
    neighbor eee.eee.eee.eee remote-as EEEEE
    neighbor eee.eee.eee.eee ebgp-multihop 5
    neighbor eee.eee.eee.eee update-source aaa.aaa.aaa.a
    neighbor eee.eee.eee.eee soft-reconfiguration inbound
    neighbor eee.eee.eee.eee prefix-list anunciarA out
    !
    ip prefix-list anunciarA description Blocos a serem anunciados E
    ip prefix-list anunciarA seq 5 permit aaa.aaa.0.0/21
    ip prefix-list anunciarA seq 10 permit aaa.aaa.0.0/20
    !
    ip prefix-list anunciarB description Blocos a serem anunciados M
    ip prefix-list anunciarB seq 5 permit aaa.aaa.8.0/21
    ip prefix-list anunciarB seq 10 permit aaa.aaa.0.0/20


    Eu fiz conectou de boa, recebeu as rotas... mas acho que nao rolou...
    teria que deixar um tempo pra atualizar as coisas ?

  9. #149

    Padrão

    sim.. mas em network.. vc precisa alem do /20 colocar os /21 !!



    ai teu anuncio vai "fluir"

  10. #150

    Padrão

    galera... agradeço novamente a ajuda de vocês que vem esclarecendo muitas duvidas.

    agora, a ASN ja está para sair, e preciso de mais algumas ajudinhas pra começar a entender de vez a configuração de BGP e começar a aplicar:

    1-os 2 links das operadoras vão chegar em cabos distintos, devo liga-los a um switch e apenas 1 porta da RB que fará BGP nesse witch, um uma operadora em cada porta?

    2- A saída, deverá ser por apenas 1 porta (LAN), isso é possível?

    3- Seguindo o "tutorial" da primeira página desse post, estará já certa a configuração, necessitando apenas saber qual tipo de BGP cada operadora oferece? A redundancia ja estaria funcionando?

    obrigado novamente a todos

  11. #151

    Padrão

    Citação Postado originalmente por thenet Ver Post
    galera... agradeço novamente a ajuda de vocês que vem esclarecendo muitas duvidas.

    agora, a ASN ja está para sair, e preciso de mais algumas ajudinhas pra começar a entender de vez a configuração de BGP e começar a aplicar:

    1-os 2 links das operadoras vão chegar em cabos distintos, devo liga-los a um switch e apenas 1 porta da RB que fará BGP nesse witch, um uma operadora em cada porta?

    2- A saída, deverá ser por apenas 1 porta (LAN), isso é possível?

    3- Seguindo o "tutorial" da primeira página desse post, estará já certa a configuração, necessitando apenas saber qual tipo de BGP cada operadora oferece? A redundancia ja estaria funcionando?

    obrigado novamente a todos
    1- Pode
    eu fiz varios testes aqui, e não consigo parar de fuçar...
    Ex:
    eth0 <- IP do bloco /20
    eth0:0 <- IP do ProvedorA
    eth0:1 <- IP do ProvedorB

    dependendo do provedor ele vai te passar um IP especifico só para chergar no neighbor
    se ele não fizer isso voce configura para chegar no neighbor dele com o bloco q ele te vendeu mesmo...

    outro modelo seria vc colocar um swich para cada, ou na base do cross-over...
    ai vc teria redundancia de placa de rede tambem.

    lo <- IP do bloco /20 (ao inves do tipico 127.0.0.1)
    eth0 <- IP do provedorA
    eth1 <- IP do provedor B
    eth2 <- LAN


    falando em redundancia no meu projeto eu coloquei uma T310 com hd e fonte redundante, morreu menos de R$5.000,00

    2 - Isso seria a nivel de firewall. o pessoal da LAN pode sair via NAT, servidores podem usar o firewall como gateway, eu particulamente prefiro colocar todos IPs no firewall(bgp) e redirecionar somente as portas necessarias.

    3 - Sim. mas nao deixe de testar para evitar surpresas.

  12. #152

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    1- Pode
    eu fiz varios testes aqui, e não consigo parar de fuçar...
    Ex:
    eth0 <- IP do bloco /20
    eth0:0 <- IP do ProvedorA
    eth0:1 <- IP do ProvedorB

    dependendo do provedor ele vai te passar um IP especifico só para chergar no neighbor
    se ele não fizer isso voce configura para chegar no neighbor dele com o bloco q ele te vendeu mesmo...

    outro modelo seria vc colocar um swich para cada, ou na base do cross-over...
    ai vc teria redundancia de placa de rede tambem.

    lo <- IP do bloco /20 (ao inves do tipico 127.0.0.1)
    eth0 <- IP do provedorA
    eth1 <- IP do provedor B
    eth2 <- LAN


    falando em redundancia no meu projeto eu coloquei uma T310 com hd e fonte redundante, morreu menos de R$5.000,00

    2 - Isso seria a nivel de firewall. o pessoal da LAN pode sair via NAT, servidores podem usar o firewall como gateway, eu particulamente prefiro colocar todos IPs no firewall(bgp) e redirecionar somente as portas necessarias.

    3 - Sim. mas nao deixe de testar para evitar surpresas.

    amigo. agradeço as respostas.

    e no caso 2, eu vou colocaro a Rb1000 que fará o BGP logo onde recebo os links das operadoras e irei, enviar via radio (um enlace só) até inha torre principal onde estará o gateway da rede. Por isso a necessidade de sair apenas por uma porta LAN nessa rb do BGP.

    obrigado.

  13. #153

    Padrão

    Ola pessoal tudo bem?

    Estive acompanhando o topico e percebi que tem muita gente boa no assunto BGP e gostaria de sanar algumas duvidas.

    Tenho uma bloco /20 sendo divulgado full para 2 operadoras distintas e recebo partial de cada uma delas. Tenho um link de 24 MB com a Oi e um de 14 MB com a embratel.

    O ambiente tem funcionado bem , mas nos ultimos dias percebi uma alteracao no meu tráfego de saida que esta preferencialemente saindo para a ambratel sobrecarregando bem este link que é menor deixando o link da Oi um pouco ocioso.

    Gostaria da ajuda de voces para uma dica de como posso balancear o trafego de saida da melhor forma para aproveitar melhor o link da Oi.

    Ja tentei utilizar o " local-preference" porem sem sucesso, com ele o trafego inverte, fazendo a embratel ficar ociosa...

    Se alguem puder ajudar agradeceria muito.

    Obrigado a todos

  14. #154

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    sim.. mas em network.. vc precisa alem do /20 colocar os /21 !!



    ai teu anuncio vai "fluir"
    falho vo ver se bolo uns route-map nos anuncios, tentei colocar prepend para os anuncios específicos também nao deu certo. to sempre pegando uma janela de 15min as 23:45 pra dar uma testadinha ^_^
    minha config atual de produçao eh essa:

    quando eu coloquei o prependIN as coisas pararam de sair pela embratel (ele nao recebe rota dela, mas fica com o default gateway caso a megatecom caia.)

    pelo menos 90% entra pela embratel, testei em varios sites de traceroute.
    nao a recomendo pq ela acaba fundindo os 2 links em 1, por usar um soh pra entrar e outro soh pra sair.

    router bgp NNNN
    bgp router-id n.n.n.1
    bgp log-neighbor-changes
    network n.n.n.0/20
    redistribute connected
    neighbor m.m.m.m remote-as MMMM
    neighbor m.m.m.m soft-reconfiguration inbound
    neighbor m.m.m.m prefix-list anunciar out
    neighbor m.m.m.m route-map mega_out out
    neighbor m.m.m.m update-source n.n.n.1
    neighbor m.m.m.m ebgp-multihop 2
    neighbor e.e.e.eremote-as EEEE
    neighbor e.e.e.eebgp-multihop 5
    neighbor e.e.e.eupdate-source n.n.n.1
    neighbor e.e.e.esoft-reconfiguration inbound
    neighbor e.e.e.eprefix-list anunciar out
    neighbor e.e.e.eroute-map embratel_out out
    neighbor e.e.e.eroute-map prependIN in
    !
    ip prefix-list anunciar description Blocos a serem anunciados
    ip prefix-list anunciar seq 1 permit n.n.n.0/20
    !
    ip as-path access-list MEGA permit ^MMMM_
    ip as-path access-list EMBRATEL permit ^EEEE_
    ip as-path access-list MEUAS permit ^$
    !
    route-map prependIN permit 5
    match ip address prefix-list anunciar
    set as-path prepend NNNN NNNN
    !
    route-map embratel_out permit 13
    match as-path MEUAS
    set local-preference 100
    !
    route-map embratel_out deny 15
    match as-path MEGA
    !
    route-map mega_out permit 10
    match as-path MEUAS
    set local-preference 200
    !
    route-map mega_out deny 12
    match as-path EMBRATEL

  15. #155

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rtmoraes Ver Post
    Ola pessoal tudo bem?

    Estive acompanhando o topico e percebi que tem muita gente boa no assunto BGP e gostaria de sanar algumas duvidas.

    Tenho uma bloco /20 sendo divulgado full para 2 operadoras distintas e recebo partial de cada uma delas. Tenho um link de 24 MB com a Oi e um de 14 MB com a embratel.

    O ambiente tem funcionado bem , mas nos ultimos dias percebi uma alteracao no meu tráfego de saida que esta preferencialemente saindo para a ambratel sobrecarregando bem este link que é menor deixando o link da Oi um pouco ocioso.

    Gostaria da ajuda de voces para uma dica de como posso balancear o trafego de saida da melhor forma para aproveitar melhor o link da Oi.

    Ja tentei utilizar o " local-preference" porem sem sucesso, com ele o trafego inverte, fazendo a embratel ficar ociosa...

    Se alguem puder ajudar agradeceria muito.

    Obrigado a todos
    da uma olhada nessa conf q eu postei, se vc inverter no route-map a embratel e a mega(que seria sua oi) creio que tudo vai funcionar preferencialmente via oi.

  16. #156

    Padrão

    alem no network xxx.xxx.xxx.0/20 .. deve-se informar as redes mais especificas.. senao NAO faz anuncio

  17. #157

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Criptus Ver Post
    da uma olhada nessa conf q eu postei, se vc inverter no route-map a embratel e a mega(que seria sua oi) creio que tudo vai funcionar preferencialmente via oi.

    Ola Criptus, tudo blz?

    Cara, vo dar uma analisada com calma na sua conf para entender melhor. De qualquer maneira analisando as rotas bgp no meu router tenho a seguinte situação, por exemplo a rota abaixo:

    * 74.125.63.0/24 200.216.247.246 100 0 7738 15169 i
    *> 200.251.10.6 100 0 4230 15169 i

    Qual o criterio de decisao o bgp toma neste caso onde para atingir a rede alvo tenho o mesmo numero de hops por ambas operadoras? Percebe-se que o local-preference tb é o mesmo para as duas. Se eu der um clear nas rotas recebidas pela embratel, o router passara a mandar o trafego desta rede pela Oi ?

    Obrigado

  18. #158

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rtmoraes Ver Post
    Ola Criptus, tudo blz?

    Cara, vo dar uma analisada com calma na sua conf para entender melhor. De qualquer maneira analisando as rotas bgp no meu router tenho a seguinte situação, por exemplo a rota abaixo:

    * 74.125.63.0/24 200.216.247.246 100 0 7738 15169 i
    *> 200.251.10.6 100 0 4230 15169 i

    Qual o criterio de decisao o bgp toma neste caso onde para atingir a rede alvo tenho o mesmo numero de hops por ambas operadoras? Percebe-se que o local-preference tb é o mesmo para as duas. Se eu der um clear nas rotas recebidas pela embratel, o router passara a mandar o trafego desta rede pela Oi ?

    Obrigado
    Qual o criterio de decisao o bgp toma neste caso onde para atingir a rede alvo tenho o mesmo numero de hops por ambas operadoras?

    • Isso ainda não sei, talvez ele considere o por onde veio, ou pega a primeira rota na lista.

    Percebe-se que o local-preference tb é o mesmo para as duas. Se eu der um clear nas rotas recebidas pela embratel, o router passara a mandar o trafego desta rede pela Oi ?

    • Sim, mas eles vão continuar entrando pela embratel. e o download que pega... pelo menos aqui...

    joga isso no zebra.conf pra nao dar zica se a oi cair

    ip route 0.0.0.0/0 ip_do_as
    ip route 0.0.0.0/0 ip_gwt_oi
    ip route 0.0.0.0/0 ip_embratel
    !
    ip forwarding

  19. #159

    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Cascavel, Parana, Brazil, Brazil
    Posts
    41

    Padrão re: Configurar BGP

    Olá pessoal,

    estou me batendo com os filtros por aqui... Quando sobe o BGP com a Oi ele derruba pq esta anunciando o que estou recebendo da GVT.

    Já adicionei filtros aqui mas persiste.

    [[]]'s e já agradeço pela ajuda.

  20. #160

    Padrão re: Configurar BGP

    na configuração da instancia do BGP vc deve ter colocado "redistribute bgp, redistribute ospf.. etc etc"

    voce deve marcar APENAS static e connected !


    Citação Postado originalmente por michellantunes Ver Post
    Olá pessoal,

    estou me batendo com os filtros por aqui... Quando sobe o BGP com a Oi ele derruba pq esta anunciando o que estou recebendo da GVT.

    Já adicionei filtros aqui mas persiste.

    [[]]'s e já agradeço pela ajuda.