Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro 12
+ Responder ao Tópico



  1. #21

    Padrão

    O conceito de master ou slave é quem serve e quem é servido amigo, eu não disse que ia ter escrito ai wds master ou slave nas configuraçoes do seu radio, wds é uma forma de distribuiçao, ai cabe a voce definir se ela sera PTP ou PMP, se o seu radio permitir voce cadastrar mais de um mac então isso quer dizer que ele aceita PMP, e como voce vai saber se funciona ... bom testando ja é um bom começo, e depois postando pra ajudar outros que tiverem a mesma duvida, eu sempre que possivel simulo meus projetos em laboratorio para identificar e resolver alguns problemas que terei na hora da implementação, se voce ja dispõe dos equipamentos quem sabe seria uma forma de voce descobrir se funciona simulando. boa sorte.

  2. #22

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    voce precisa ativar isto em seu ap na bridge... ele vai detectar o loop e tomar alguma decisão..

    TESTA e veja se resolve
    Ativar onde?? Ele está com que nome na config de uma bridge?

    Tem uma opção aki Spanning Tree será q é ela??

  3. #23

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ayco Ver Post
    O conceito de master ou slave é quem serve e quem é servido amigo, eu não disse que ia ter escrito ai wds master ou slave nas configuraçoes do seu radio, wds é uma forma de distribuiçao, ai cabe a voce definir se ela sera PTP ou PMP, se o seu radio permitir voce cadastrar mais de um mac então isso quer dizer que ele aceita PMP, e como voce vai saber se funciona ... bom testando ja é um bom começo, e depois postando pra ajudar outros que tiverem a mesma duvida, eu sempre que possivel simulo meus projetos em laboratorio para identificar e resolver alguns problemas que terei na hora da implementação, se voce ja dispõe dos equipamentos quem sabe seria uma forma de voce descobrir se funciona simulando. boa sorte.

    Entendi...

  4. #24

    Padrão

    isso spanning tree.. ativa ela.. tem STP e RSTP .. coloca o RSTP que eh mais rapido na convergencia..


    sobre montar loops em celulas wireless WDS. eh uma boa ideia.. porem precisa ter um protocolo de roteamento, tipo OSPF ou ativar o RSTP para que nao ocorra o loop... porem tenha redundancia se um dos lados parar !!

    ospf eu indico porque consegue ate fazer balanceamento em rotas com custo igual

  5. #25

    Padrão

    se ele ta fechando loop não é no mesmo ponto de acesso, ele deve ta pegando um ponto Y e um ponto Z e fazendo o loop, dai a merda é grande

  6. #26

    Padrão

    Deixa eu soh ressaltar uma coisa aqui... Nao sei se eu entendi errado mas o loop eh causado por 2 clientes no mesmo AP certo? Mesma interface...

    Nesse caso, o RSTP nao funciona no meu entender... O RSTP tem que ter uma interface onde ele envia o frame e recebe por outra... Se ele enviar e receber pela MESMA interface (ou seja loop) ele nao vai ter como bloquear a interface pra parar com o loop visto que ele soh tem 1 interface pra bloquear... Se ele bloquear, para tudo...

    O controle de loop do RSTP soh funciona se ele receber um loop em 2 interfaces da mesma bridge...

  7. #27

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    isso spanning tree.. ativa ela.. tem STP e RSTP .. coloca o RSTP que eh mais rapido na convergencia..


    sobre montar loops em celulas wireless WDS. eh uma boa ideia.. porem precisa ter um protocolo de roteamento, tipo OSPF ou ativar o RSTP para que nao ocorra o loop... porem tenha redundancia se um dos lados parar !!

    ospf eu indico porque consegue ate fazer balanceamento em rotas com custo igual

    Alexandre, no caso do Ikarus o protocolo que você mensionou, RSTP, é o mesmo da opção STP Enable?
    Eu habilitando este protocolo em todos POP e fechando tudo com WDS, ele vai trabalhar com redundancia? Se um POP no meio cair, o link sai pelo outro lado?

  8. #28

    Padrão

    Alexandre, STP e RSTP sao basicamente a mesma coisa com a diferenca que o RSTP eh mais rapido pra agir...

    Eu nao colocaria em todos os APs... Colocaria em apenas 1, no meio do "loop"... Funciona da mesma forma controlando o loop com a diferenca que voce faz cada lado sair por um caminho diferente.... Se voce colocar em todos, corre o risco dele fechar onde voce nao quer, fazendo com que todo mundo saia por um lado e somente use o outro quando o loop cair...

  9. #29

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mtrojahn Ver Post
    Deixa eu soh ressaltar uma coisa aqui... Nao sei se eu entendi errado mas o loop eh causado por 2 clientes no mesmo AP certo? Mesma interface...

    Nesse caso, o RSTP nao funciona no meu entender... O RSTP tem que ter uma interface onde ele envia o frame e recebe por outra... Se ele enviar e receber pela MESMA interface (ou seja loop) ele nao vai ter como bloquear a interface pra parar com o loop visto que ele soh tem 1 interface pra bloquear... Se ele bloquear, para tudo...

    O controle de loop do RSTP soh funciona se ele receber um loop em 2 interfaces da mesma bridge...

    se o conflito de ip é entre 2 micros apenas entao não é loop, e sim clone de ip ou muito comun um mac igual nos 2 radios ("Licenca")

  10. #30

    Padrão

    Dah uma lidinha no que o amigo falou... Ele disse 2 bridges conectadas em 1 AP, com um cabo de rede ligado entre elas...

    Sei que a vontade de incrementar o post count eh grande, mas acho que vontade de realmente ajudar deveria preceder...