Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LOOP, como resolver???

    Bom dia, estou tendo uns probleminhas com um concorrente, q supostamente está conectando 2 rádios na minha torre e está interligando eles com cabo de rede, fechando um looping... Alguem sabe me dizer o que devo fazer para q isso não ocorra?? Ja fechei com criptografia a rede mas tem hora que os clientes quando vão conectar, da como conexão falhada, ou seja, não conectam nem a pau....

  2. #2

    Padrão

    Bloqueia ele e espera a reclamacao vai la e corrige.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leopio Ver Post
    Bom dia, estou tendo uns probleminhas com um concorrente, q supostamente está conectando 2 rádios na minha torre e está interligando eles com cabo de rede, fechando um looping... Alguem sabe me dizer o que devo fazer para q isso não ocorra?? Ja fechei com criptografia a rede mas tem hora que os clientes quando vão conectar, da como conexão falhada, ou seja, não conectam nem a pau....
    E seu concorrente pode conectar na sua base assim livremente é?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    E seu concorrente pode conectar na sua base assim livremente é?

    Os rádios estão sem criptografia. Por isso.

    Será q convém add os clientes no controle de acesso?

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Bloqueia ele e espera a reclamacao vai la e corrige.

    Mas a questão é.... se for o concorrente colocando 2 rádios cliente conectados na minha torre e interliar eles via cabo de rede??? Não irá fechar o lopping??

  6. #6

    Padrão

    Eu posso estar falando besteira... Nunca testei isso com loop... Mas se voce deixar o "default forward" (mikrotiks) ou qualquer que seja a nome da opcao no meu AP que desabilita trafego entre clientes, desabilitado, na teoria os clientes no mesmo cartao nao falariam entre si portanto, o loop nao teria efeito...

    Como disse, sei que isso funciona pra broadcasts... Nunca testei com loops, mas o problema do loop eh justamente o broadcast, entao acredito que deveria resolver.

  7. #7

    Padrão

    Desabilitar o forward dos clientes wireless é obrigatório pra quem é provedor. Usar switches gerenciáveis com isolamento de portas, ou até mesmo aproveitar as portas ethernet das RBs como switch e fazer o isolamento, também é essencial.

    Convém também pelo menos cadastrar os clientes no controle de acesso. Você não pode deixar sua rede aberta desse jeito. Assim qualquer um entra e esculhamba.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Desabilitar o forward dos clientes wireless é obrigatório pra quem é provedor. Usar switches gerenciáveis com isolamento de portas, ou até mesmo aproveitar as portas ethernet das RBs como switch e fazer o isolamento, também é essencial.

    Convém também pelo menos cadastrar os clientes no controle de acesso. Você não pode deixar sua rede aberta desse jeito. Assim qualquer um entra e esculhamba.

    Aham. É isso que estou pensando em fazer nesse ponto, cadastrar todos os clientes no controle de acesso do rádio.

  9. #9

    Padrão

    Fala mais dos seus rádios aí ... daí poderemos ajudar.

    Abraços

    Alam Dias

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leopio Ver Post
    Aham. É isso que estou pensando em fazer nesse ponto, cadastrar todos os clientes no controle de acesso do rádio.
    provavelmente seu ap esta em uma bright e vc colokou wds dinamico na bright, só tirar o wds da bright e ja era loop

  11. #11

    Padrão

    ativa o protocolo RSTP nos radios.. quando ele detectar o loop ele desativa este loop...

  12. #12

    Padrão

    pra dar loop, basta conectar 1 radio com 1 cabo de rede plugado nele mesmo.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ativa o protocolo RSTP nos radios.. quando ele detectar o loop ele desativa este loop...
    Nao se o loop estiver no mesmo cartao... Pelo que entendi ele informa que eh um AP, onde 2 clientes se conectam (mesma AP, logo, mesmo cartao) e geram loop... Sendo apenas 1 cartao, o RSTP nao vai ter o que desativar... Correto?

  14. #14

    Padrão

    Bom dia, acredito que o RSTP seja o mesmo spaning tree ou algo assim que temos em switches gerenciaveis ... em switches gerenciáveis ele desativaria uma das portas, isso pode ser usado para montar alguma forma de redundancia em caso de queda de uma das portas ... deixando que o protocolo gerencie qual porta estara ativa, mas como o amigo mesmo disse por ser tratar de de um radio ligado em outro por cabo o protocolo nao terá opção para desligar a conexão , mas acredito que vale a pena testar para ver se derepente ele bloqueie a conexão que seu concorrente esteje fazendo com seu provedor, e outra coisa não sei qual o tamanho de sua estrutura nem o quanto ela é responsável por sua renda, mas se for algo que tenha importancia, sugiro que você segmente sua rede o mais rapido possivel, nós administradores de rede temos a fala idéia que manter tudo numa mesma estrutura, tendo tudo sobre a grande aza seje o melhor para se controlar a rede, mas na verdade uma rede sem segmentação se torna estremamente vulneravél em caso de ataques como esse que seu concorrente supostamente está fazendo. o comprometimento de um host da rede pode levar ao comprometimento de toda ela.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por danilosceu Ver Post
    provavelmente seu ap esta em uma bright e vc colokou wds dinamico na bright, só tirar o wds da bright e ja era loop

    O AP está em bridge mas não estou usando nenhuma opção de WDS nele.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ativa o protocolo RSTP nos radios.. quando ele detectar o loop ele desativa este loop...
    No rádio da gilink (preto, com firmware wappro) possui esse protocolo?

  17. #17

    Padrão

    voce precisa ativar isto em seu ap na bridge... ele vai detectar o loop e tomar alguma decisão..

    TESTA e veja se resolve

  18. #18

    Padrão

    Aproveitando o tópico, se eu tiver 5 pop, o link entra em um dos pop e interligar os 5 utilizando WDS, vou fechar um loop? Que problema pode dar isso?

  19. #19

    Padrão

    Bom dia, voce deixa o ponto de acesso que entra o link como o wds master e os outros como slave, wds ponto multi ponto, os wds slave nao sabem da existencia dos outros slave, apenas o master sabe dos outros wds slave porque terá em sua programação o mac dos outros wds ... wds não emite becon logo a unica forma de algum outro equipamento configurado em wds saber da sua existencia é se cadastrar seu mac no mesmo, espero ter ajudado

  20. #20

    Padrão

    Obrigado pela resposta, mas eu utilizo o Ikarus e não tem nada de WDS master ou Slave, eu já tenho um PtP fechando com Ikarus em WDS e para fechar, tive que cadastrar o MAC.
    Se eu fechar todos pontos em WDS, como vou saber se vai funcionar correto ou vai dar algum problema?