+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes causando interferencia

    Boa noite!

    Utilizo em minha torre ponto a ponto com airaya e para emitir sinal para os clientes, AP2000. Possuo 3, cada uma com um cartão e uma antena setorial 12dbi.
    Durante o dia, os clientes ficam normais, pingam direto sem perda alguma, mas a noite há muita perda.
    Hoje consegui monitorar alguns clientes durante um temporal. Acredito que alguns tenham desligado as maquinas pois aqui a energia não é boa e cai muito raio. Os clientes que permaneceram ligados, começaram a pingar muito bem, sem perda.
    Será que tenho que trocar antena ou rádios para evitar esta interferencia? Alguem tem alguma idéia?
    Obrigada!

  2. #2

    Padrão

    Eu tive um problema com muita perca de pacotes e era o número de conexões simultaneas, chegava em horário de pico, ultrapassava o número de conexões e o rádio começava a descartar solicitações dos clientes, assim a rede ficava lenta.
    Mas eu utilizo o Ikarus.

  3. #3

    Padrão

    Pode ser que seu rádio ja não esta mais suportando a capacidade de clientes, ai na hora do pico ocorre essa lentidão!
    Pois o cliente causar intereferencia eu acho meio dificiu.

  4. #4

    Padrão Lentidão

    Bom dia,

    Pelos fatos explicados seu problema está aparentando sobrecarga nos equipamentos mesmo. Como deve já ter notado, durante o dia a quantidade de clientes deve ser bem menor, tão logo os equipamentos trabalham bem. A noite o numero de usuários online e navegando deve ser bem maior.

    Voce disse utilizar 3 rádios diferentes, sendo 1 para cada antena certo? Os 3 estão com o mesmo problema? Qual a canal utilizado em cada um deles?

    Verifique a quantidade de clientes simultaneos em cada um quando a rede estiver com lentidão.

    Para quem trabalha com rádios, esse acompanhamento se torna mais dificil comparado a quem utiliza Mikrotik seja PC c/ placas wireless ou RB`s, pois no MK vc consegue acompanhar cada cliente separadamente, vendo troughtput maximo de cada um, nivel de sinal, relacao sinal ruido...

    Posta ai estas informações dando mais detalhes para que possamos tentar ajudá-lo.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luock Ver Post
    Bom dia,

    Pelos fatos explicados seu problema está aparentando sobrecarga nos equipamentos mesmo. Como deve já ter notado, durante o dia a quantidade de clientes deve ser bem menor, tão logo os equipamentos trabalham bem. A noite o numero de usuários online e navegando deve ser bem maior.

    Voce disse utilizar 3 rádios diferentes, sendo 1 para cada antena certo? Os 3 estão com o mesmo problema? Qual a canal utilizado em cada um deles?

    Verifique a quantidade de clientes simultaneos em cada um quando a rede estiver com lentidão.

    Para quem trabalha com rádios, esse acompanhamento se torna mais dificil comparado a quem utiliza Mikrotik seja PC c/ placas wireless ou RB`s, pois no MK vc consegue acompanhar cada cliente separadamente, vendo troughtput maximo de cada um, nivel de sinal, relacao sinal ruido...

    Posta ai estas informações dando mais detalhes para que possamos tentar ajudá-lo.

    Boa tarde, tudo bem?

    Separamos os radio justamente por achar que tinha muitos clientes. Mas o máximo que possuímos em cada equipamento são 50 clientes simultaneos.
    Certo, 1 antena para cada rádio, nos canais 8, 11 e 4. Outros canais, há muita perda nos clientes.

    Nunca usei mikrotik, mas andei lendo e ja pensei em trocar...

    Obrigada! Camila

  6. #6

    Padrão

    Utilize Router Board que vai resolver seu problema.