Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Homologação - Alguém está por dentro do assunto?

    Pessoal, veja o eu ahei na net

    HOMOLOGAÇÃO
    Processo para Homologação pela Anatel.
    À seguir, dicas de como homologar seu equipamento junto à Anatel.
    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA HOMOLOGAÇÃO DE EQUIPAMENTOS JUNTO À ANATEL
    - Cópias do Manual do Usuário e Esquemas
    - Fotos da frente e trazeira com as plaquetas do FCC legíveis
    - Cópia do FCC GRANT pode ser obtido pela Internet em:
    https://gullfoss2.fcc.gov/
    - Requerimento e DARF preenchidos via Internet em:
    SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1]
    A Anatel simplificou a homologação para os equipamentos certificados pela FCC, ficando dispensados os caríssimos ensaios de laboratório.
    Após pagar o DARF de R$ 200,00, remeter todo o processo à ANATEL em Brasília ou entregar em qualquer Delegacia da Anatel nos Estados, ficando com cópia do Requerimento e DARF.
    OBS: Os equipamentos que não possuem a plaqueta de identificação do FCC devem ser submetidos à Certificação através das entidades autorizadas (ensaios de laboratório).

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Poderia indicar as fontes? Pois o link indicado, possui um certificado inválido, o que é muito estranho em tratando-se de orgão do governo.

  3. #3

    Padrão

    Ísto quer dizer que com 200,00 dá para homologar para uso próprio, se já tiver o FCC?

    E quantos anos espera pela homologação?

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    Ísto quer dizer que com 200,00 dá para homologar para uso próprio, se já tiver o FCC?

    E quantos anos espera pela homologação?

    Nao seja bobo. Não precisa esperar anos, mas uns bom de uns 18 meses uahauehauheuahae sacanagem.. mas deve morar.

    Abraços

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Nao seja bobo. Não precisa esperar anos, mas uns bom de uns 18 meses uahauehauheuahae sacanagem.. mas deve morar.

    Abraços
    É que eu tirei uma base pelo tempo de uma SCM que paga 9.000,00 e mais todo projeto e acompanhamento.
    Este negócio aí está bom demais. heheheh

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Poderia indicar as fontes? Pois o link indicado, possui um certificado inválido, o que é muito estranho em tratando-se de orgão do governo.
    Eu achei neste site: Homologação de Rádios

  7. #7

    Padrão

    muito interessante, alguem ja tem alguma experiencia prática?

  8. #8

    Padrão

    Será isso mesmo? Dá para homologar então!

  9. #9

    Padrão

    Amigos,

    Fiz uma consulta sobre o assunto pelo auto atendimento da Anatel agora e aquardar para confirmar a veracidade das informações.

    Lutei pra conseguir achar o fcc-id dos produtos.

    O codigo da Ubiquiti no fcc é SWX. atraves dele você busca todas as homologações deles.
    Pagina correta para busca: https://fjallfoss.fcc.gov/oetcf/eas/...ericSearch.cfm

    Clicando no icone tikado você tem acesso ao certificado de homologação do FCC.

    Galera, vou verificar a possibilidade de criarmos uma cooperativa e homologar diversos produtos para uso proprio da cooperativa, quem tiver alguma experiencia no assunto ou interesse entre em contato.

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    Assim que vc tiver um retorno da anatel posta ai para nós.
    Por R$ 200,00 cada provedor pode homologar um produto.
    No meu ponto de vista, uma cooperativa funcionaria caso a homologação saia no nome da cooperativa, assim, só os associados poderiam usufruir das homologações, caso contrário cada faz a homologação de um produto.

  11. #11

    Padrão

    Olha a restrição da XR2

    Modular approval. Power output listed is conducted. This module may only be installed by the OEM or an OEM integrator. The antenna(s) used for this transmitter is 3dBi gain and must be installed to provide a separation distance of at least 20 cm from all persons and must not be co-located or operating in conjunction with any other antenna or transmitter. Users and installers must be provided with antenna installation instructions and transmitter operating conditions for satisfying RF exposure compliance.

    Só pode utilizar com antena de 3dBi

  12. #12

    Padrão

    Vamo esperar a resposta da Anatel.

    Tomara que seja positiva, assim cada um homologa dentro de sua necessidade. Por exemplo.

    Eu tenho interesse no 900mhz e no XR 5. XR5 tenho dois aqui parado, doido pra usar em enlace.

    900mhz só em um enlace meu, se alguém mais quiser e for simples assim, junta todo mundo e homologa, em qualquer CNPJ, sem problema. Todo mundo só tem a ganhar. Mas 200 reais, deve tar errado, deve ser 2.000 ou 20.000 uaehauehaue e deve demorar um século.

    Abraços

  13. #13

    Padrão

    A taxa é R$ 200,00 mesmo.
    Entra na anatel SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1] faça o cadastro e vai na parte de Preencher Requerimento, lá tem o valor de R$ 200,00.
    Acho que esta informação veverdadeira mesmo.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    A taxa é R$ 200,00 mesmo.
    Entra na anatel SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.2.1] faça o cadastro e vai na parte de Preencher Requerimento, lá tem o valor de R$ 200,00.
    Acho que esta informação veverdadeira mesmo.
    Realmente Rodrigo,

    A minha duvida e em questão a eles reconhecerem o certificado do FCC, ate a ultima informação sobre o assunto que obtive junto a anatel eles não reconheciam nenhum certificado de entidade internacional. devendo realizar os ensaios em uma entidade Brasileira.

    A legislação preve os acordos de reconhecimento mutuo entre as agencias, pode ser que a anatel tenha fechado algum acordo com o FCC é agora o certificado tenha validade como ensaio.

    Mandei um email pedindo esclarecimentos, vou aquardar pra ver o que dá.

    Se algum de vocês tem acesso direto a alguem da Anatel consulte lá pra gente. rsrs

    Abraço

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigo_pagani Ver Post
    Assim que vc tiver um retorno da anatel posta ai para nós.
    Por R$ 200,00 cada provedor pode homologar um produto.
    No meu ponto de vista, uma cooperativa funcionaria caso a homologação saia no nome da cooperativa, assim, só os associados poderiam usufruir das homologações, caso contrário cada faz a homologação de um produto.
    Rodrigo,

    É preciso viabilizar o negocio da cooperativa, por exemplo se a cooperativa homologa o produto e aluga pra você já estaria legal, visto que a mesma é propriedade da cooperativa.

    Isso tem que ser avaliado, bem como a possibilidade de parceria SCM no mesmo esquema.

    Assim que terminas uns trabalhos em execução, vou estudar as leis e resoluções e consultar um Adv. e Contador sobre a viabilização do negocio.

    Realmente R$ 200,00 reais pela homologação de um produto é barato. mas e se você quiser usar, a ns5, ns2, XR2, já vão ser 3 homologações.

    No caso da cooperativa você pagaria bem menos, e poderia usar todos os produtos homologados pela mesma, alem de varios outros serviços possiveis.
    Imagina uma Unimed dos provedores. heheehehe

    Abraço,

  16. #16

    Padrão

    Concordo com o amigo Rogeriosims, em consulta no site da Anatel sobre o assunto pelo que pude entender essa informação não procede mesmo, o arquivo está com erro de idioma e as palavras com ão por exemplo aparecem um quadrado se alguem puder confirmar por favor, mas só a certificação do FCC não basta. o link é Dúvidas Freqüentes
    vejam itens 5 e 6.
    Mas pode existir algum acordo que aconteceu recentemente e que não estaja no site, vamos aguardar alguma resposta atual deles.

  17. #17

    Padrão

    Bom pelo que eu sei, um equipamento para ser homologado pela anatel passa por varios processos de verificação do equipamento... e chega a custar cerca de 30 mil reais os testes... mas é um risco pois se seu equipameto não entrar nos padrões vc perde a grana... pois isso quando for homologar equipamentos tenha certesa que ele será aprovado...

  18. #18

    Padrão blablabla

    Gente, a questão aqui é homologar um equipamento e não licença para vender internet.
    Ou sera que estou errado????

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mandrak66 Ver Post
    Gente, a questão aqui é homologar um equipamento e não licença para vender internet.
    Ou sera que estou errado????
    Mandrak estamos discutindo sobre a noticia de que a Anatel está aceitanto os certificados da FCC para homologação de produtos no Brasil sem ter que passar pelos caros ensaios.

    Sobre licensa pra venda de internet "SCM", e outra coisa totalmente diferente que não está em pauta neste topico.

    Abraço

  20. #20

    Padrão

    Por este preço vale apena cada um homologar o seu, não descarto a cooperativa também.