+ Responder ao Tópico

1. Vc pode colocar o mk direto na torre com proxy e controle de banda em um pc. Esse kit que o camarada ta vendendo e um bom comeco. Tudo que pensar, sempre tem prós e contra. Ex. routerboard é feita para trabalhar em ate 70 graus, o pc nao. O pc tem muito mais memoria e maior processamento do que a routerboard, mais velocidade .... Um trator na estrada é horrivel mas no campo é muito importante. Quando se fala em tecnologia não há limite, o limite e o bolsodo cliente. Antes de entrar na linha de raciociniodo que é melhor ou pior, faça um projeto da rede, leve em consideracao o crescimento. Invista em um equipamento que atenda as suas necessidades. Rede, e ainda mais sem fio, nao se sabe ao certo qual vai ser o crescimento, pois a coisa mais simples que seria apontar a direção do crescimento é algo indeterminado.

Outra coisa, esse kit do camarada está com a fonte com baixa amperagem.

Boa sorte !

2. Galera como sou novato tmbm com Mikrotik vai umas perguntinhas pra galera que ja é fera.

1 - Tenho eth1 Rede eth2 Link.

2 - Neste caso meu DHCP vai trabalhar distribuindo pela eth1 então gostaria de saber se é possivel eu fazer varios RANGES de IP saindo pela mesma eth, fazendo uma divisão tipo assim:
    * 192.168.1.1 - Predio do Fulano
    * 192.168.2.2 - Condominio do Ciclano
    * 172.10.10.1 - Casas da rua Beltrano
    tendo cada IP amarrado com o mac de acordo com os ranges?

3 - Quando amarra o IPxMAC o dhcp distribui este IP ou ele só funciona setando manualmente na maquina? (pois amarrei aqui o ipxmac e não distribuiu, só manualmente)

4 - Fiz um teste com HotSpot e percebi que ele cria uma outra faixa de IP....neste caso eu teria que optar em usar só a faixa de ip do Hotspot ou só a do DHCP para fornecer para os clientes?

5 - Em um outro sistema que utilizo para cada cliente eu crio subredes com mascara /30 tipo:
    * 10.10.1.1/30
    * 10.10.2.1/30
    * 10.10.3.1/30
    No MK vocês usam algo parecido para que os clientes não se enchergam ou fazem de outra maneira?

Galera desculpem tantas perguntas, mais minha curiosidade e vontade de aprender é maior que isso.
    Agradeço aqueles que puderem ajudar...Obrigado

3. Amigo,

Vá ao 4shared.com e faça uma busca por mikrotik você vai encontrar varios tutoriais e manuais sobre o sistema, em portuques, aqui no forum no wiki tambem tem um muito bom, sem contar os que você pode encontrar em post pelo forum atraves da pesquisa.

Começa lendo o manual assim você vai conseguir quase tudo rapidamente.

Abraço,

4. Sim amigo ja tenho todo este material, o problema que a maioria mostra apenas os métodos de se criar e não uma forma explicativa do funcionamento do sistema.

5. Prezado Gustavo para que sua mk gerencie os ranges escolhidos você tem duas possibilidades criar uma range que compreenda varias redes da classe c
    ou criar varios servidoresDhcp sendo cada um para a classe determinada.
    Agora que vai lá e cria dois servidores dhcp com setup sendo um para cada classe ao terminar vá em leases e começa a dar nome aos bois .. vc pode clicar no "+" e setar por mac os seus clientes setando o ip e o mac e em server vc aponta o server que opera na classe do cliente criado.
    Sempre que esse cliente conectar ele vai fazer a solcitação de ip e sera respondido pelo servidor que a ele foi atribuido na lease.
    No mais acho que você tem que elaborar um projeto real para aplicar na rede se precisar de ajuda ae pode me procurar na shturbo
    Última edição por wesleyspeed; 16-11-2008 às 23:36.

Tópicos Similares

1. Duvida sobre Mikrotik - uso do "!"
    Por eneolliver no fórum Redes
    Respostas: 6
    Último Post: 28-10-2011, 10:39
  2. Duvidas de um iniciante
    Por EltonGuedes no fórum Redes
    Respostas: 11
    Último Post: 07-02-2011, 07:35
  3. Respostas: 4
    Último Post: 05-10-2008, 20:26
  4. Dúvida de um iniciante