Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Dúvidas de um novato sobre o uso do Mikrotil

    Olá pessoal do Fórum.

    Em primeiro lugar gostaria de dizer que este fórum é demais, muito esclarecedor. Além disso os membros são claramente profissionais de alto padrão, e isto só vem a elevar o nível dos artigos e materiais didáticos.

    Bom, vamos lá.

    Tenho atualmente uma rede com 20 clientes cabeados e 15 conectados a um AP Router WR254. Porém gostaria de gerenciar melhor esta rede, além de poder oferecer acesso wireless a mais pessoas. Percebo que minha conexão DSL de 2mb da telefônica já está saturando, pois atualmente não controlo a banda.

    Então pesquisei sobre o Mikrotik. Pelo que entendi, é um sistema operacional que pode tanto rodar num PC comum, quanto numa Router Board fabricada pelo próprio.

    Meu interesse maior é colocar o MK para rodar num servidor, para que este possa gerenciar toda a rede com controle de banda e autenticação de usuário, ok?

    Agora vamos às minhas dúvidas:

    1) É recomendável utilizar o Mikrotik como servidor utilizando um AP Router WR254 como bridge? É assim mesmo que devo configurar o AP, como Bridge? Fazendo isso meus clientes irão se conectar direto no servidor? Se sim, tenho que ter placa wireless no servidor ou apenas ligar um cabo do Router para o MK?

    2) Se a resposta anterior for não, devo configurar meu AP em modo AP+Bridge? Isto quer dizer que os meus clientes vão autenticar no meu AP router e serem redirecionados para o meu server MK que fará o gerenciamento e controle de banda?

    3) Se você chegou até aqui, quer dizer que o meu AP vai trabalhar autenticando clientes. Quantos clientes em média eu posso pendurar no meu AProuter sem travar? Lembrando que nesta função, teoricamente meu AP só vai autenticar e jogar para o MK, então ele não vai trabalhar tão forte, não é?


    Enfim, preciso saber se em Modo Bridge o meu AP vai jogar todo o tráfego para meu MK, se tem como fazer isso.

    PS: Pretendo montar um servidor pois tenho interesse em montar um proxy server para agilizar as conexões, deixando 256 de banda para cada cliente. Deste modo, quantos clientes posso pendurar na minha rede no total?

    Claro que futuramente quando atingir mais de 50 clientes pretendo contratar um link dedicado Embratel.

    Minha intenção é captar ao menos 100 clientes por aqui, por isso gostaria de saber a opinião de vocês em relação aos equipamentos que devo utilizar e em qual modo eles devem operar.

    Ex: Modem roteado ou não? (DLink DSL-500G)

    Muito obrigado pela atenção e qualquer ajuda será benvinda.

  2. #2

    Padrão Bem Vindo ao MK..

    1) É recomendável utilizar o Mikrotik como servidor utilizando um AP Router WR254 como bridge? É assim mesmo que devo configurar o AP, como Bridge? Fazendo isso meus clientes irão se conectar direto no servidor? Se sim, tenho que ter placa wireless no servidor ou apenas ligar um cabo do Router para o MK?

    Podes começar desta maneira sim, com o AP em Bridge, em uma omni por exemplo, com uma placa de rede no PC-AP Mikrotik, como descreves-te, sem problemas.

    Mas conforme sua rede for crescendo, aconselho a ja ir pensando e utilizar um MK ( Micro PC-AP ) com tres placas de Wireless ( aqui uso as D-Link AG 530 ) e 3 setoriais de 120..

    2) Se a resposta anterior for não, devo configurar meu AP em modo AP+Bridge? Isto quer dizer que os meus clientes vão autenticar no meu AP router e serem redirecionados para o meu server MK que fará o gerenciamento e controle de banda?

    A resposta é não e sim, pois vais deixar seu AP em modo Bridge, e o PC-AP mikrotik fara o gerenciamento e controle de banda, aqui usamos autenticação Hotspot, com controle de Login+Senha+Mac+IP..


    3) Se você chegou até aqui, quer dizer que o meu AP vai trabalhar autenticando clientes. Quantos clientes em média eu posso pendurar no meu AProuter sem travar? Lembrando que nesta função, teoricamente meu AP só vai autenticar e jogar para o MK, então ele não vai trabalhar tão forte, não é?

    Aqui voce tambem esta meio certo:

    Mas Novamente tens que entender, que quem vai fazer autenticação e controle de banda é o PC-AP Mikrotik e nao seu Radinho que vais estar em bridge..

    Por experiência estes radinhos, seja qual for a marca vão lhe dar uma banda máxima de 2MB a 3MB, no máximo.

    MATEMÁTICAMENTE DARIA UNS 15 CLIENTES A 256k..

    Mas esta matemática é pura teoria, pois na prática muitos fatores influenciam e podem diminuir bastante este valor..

    Enfim, preciso saber se em Modo Bridge o meu AP vai jogar todo o tráfego para meu MK, se tem como fazer isso.

    È assim mesmo que vai funcionar..

    PS: Pretendo montar um servidor pois tenho interesse em montar um proxy server para agilizar as conexões, deixando 256 de banda para cada cliente. Deste modo, quantos clientes posso pendurar na minha rede no total?

    O MK faz cache certim, quanto ao número de clientes, eu separo assim:

    Cadastrados e OnLine Simultanêos..

    Um MK aqui meu, com 3 plascas D-Link AG 530 e 3 setorias, tem uns 90 clientes cadastrados na base e uma média de 25 a 35 on line.. 64k e 128k ( Meu link nesta base é de 1.5 MB dedicado ) Vai tranquilo..

    Claro que futuramente quando atingir mais de 50 clientes pretendo contratar um link dedicado Embratel.

    Isso mesmo pois ADSL e Dedicado São como Corsa e Ford Fusion, sem comparação...

    Minha intenção é captar ao menos 100 clientes por aqui, por isso gostaria de saber a opinião de vocês em relação aos equipamentos que devo utilizar e em qual modo eles devem operar.

    Ex: Modem roteado ou não? (DLink DSL-500G)

    Se fores usar ADSL, pesquise aqui no forum, para configurar o MK para rotear deixando o modem em Bridge..

    Muito obrigado pela atenção e qualquer ajuda será benvinda.

  3. #3

    Smile Obrigado!

    Amigão, muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Mas me ocorreu uma dúvida:

    Mesmo trabalhando com meu AP em modo Bridge, aliviando assim o trabalho dele, pois quem vai fazer todo o serviço é o Mk, até quantos clientes poderão se conectar à minha rede via Wireless? Só 15 mesmo?


    Outra dúvida:

    Meu MK ficará como PC-AP, correto? Preciso de uma placa Wireless ou comunico via cabo com meu AP router?

    "Mas conforme sua rede for crescendo, aconselho a ja ir pensando e utilizar um MK ( Micro PC-AP ) com tres placas de Wireless ( aqui uso as D-Link AG 530 ) e 3 setoriais de 120.."

    Isto seria um PC numa caixa hermética (só os componentes) com 3 placas Wireless, e 3 setorias.. entendi.. mas porque não pode ser com 1 placa wireless e uma antena Omni? Por que não aguentaria?

    Obrigado e desculpe por tantas perguntas.

  4. #4

    Padrão Vamos La..

    Citação Postado originalmente por seiskneko123 Ver Post
    Amigão, muito obrigado pelos esclarecimentos.

    Mas me ocorreu uma dúvida:

    Mesmo trabalhando com meu AP em modo Bridge, aliviando assim o trabalho dele, pois quem vai fazer todo o serviço é o Mk, até quantos clientes poderão se conectar à minha rede via Wireless? Só 15 mesmo?


    Outra dúvida:

    Meu MK ficará como PC-AP, correto? Preciso de uma placa Wireless ou comunico via cabo com meu AP router?

    "Mas conforme sua rede for crescendo, aconselho a ja ir pensando e utilizar um MK ( Micro PC-AP ) com tres placas de Wireless ( aqui uso as D-Link AG 530 ) e 3 setoriais de 120.."

    Isto seria um PC numa caixa hermética (só os componentes) com 3 placas Wireless, e 3 setorias.. entendi.. mas porque não pode ser com 1 placa wireless e uma antena Omni? Por que não aguentaria?

    Obrigado e desculpe por tantas perguntas.
    Vou tentar explicar.

    O que podemos entender por clientes conectados.

    Podem ser 15 com 256k on line ao mesmo tempo:

    com 2 usando P2P, 4 apenas navegando, 4 vendo e-mails, 2 no youtube, 3 no MSN..Todo mundo feliz e navegando com qualidade..dentro do que conseguiras com ADSL..

    Agora podes ter sim 40 clientes on line ao mesmo tempo com a mesma ADSL:

    10 no msn, 10 no youtube, 5 vendo e-mail, 10 com P2P, 5 apenas navegando. E todos eles querendo te encher de porrada...

    È só escolher a da sua preferência..

    2 - Se usares o seu AP ( Radinho ) em bridge, vais utilizar uma placa de rede no MK ...

    3 - Quanto a caixa Hermética, depende de onde estarão suas antenas e onde estar o seu PC-AP..

    4 - Pense assim, uma caminhão toco leva 10 toneladas uma carreta 3 eixos leva 40 Toneladas..

    1 Placa/Radio/Cartão trafego igual a " X ", 3 Placas/Radios/Cartões trafego igual a 3 " X "...

  5. #5

    Padrão Ok!!

    Beleza Bnet, valeu mesmo!

    Agora esquecendo a minha conexão DSL, quantos clientes meu AP vai aguentar em modo Bridge? Suponhamos que eu tenha link dedicado de 8mb...rs... vai ficar ruim a conexão com 40 clientes, sendo 10 no youtube, 10 P2p, etc...

    Só não entendi se você quis dizer se todo mundo vai me xingar por conta da minha conexão de 2mb com 40 usuários simultâneos ou se é porque meu AP não vai aguentar (ou os dois...rs)


    Valeu!

  6. #6
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    O que o amigo esta tentando explicar, é que o gargalo não estara diretamente no seu link neste caso e sim no throughput do rádio. No rádio vc poderá ter 50 clientes associados simultaneamente mas se tiver 4 caras jogando doom entre eles , a rede senta.

  7. #7

    Padrão Entendi

    Ah, ok... entendi agora, valeu...

    A solução seria então um AP PC com MK no lugar do rádio com 3 placas wireless e 3 antenas setoriais... daí dá pra muita gente conectar... certo?

    E se eu colocar uma RB lá em cima, melhora em relação ao rádio, correto? Mas melhora quanto?

    Abraço

  8. #8

    Padrão Ja ta pegando ideia..

    Citação Postado originalmente por seiskneko123 Ver Post
    Beleza Bnet, valeu mesmo!

    Agora esquecendo a minha conexão DSL, quantos clientes meu AP vai aguentar em modo Bridge? Suponhamos que eu tenha link dedicado de 8mb...rs... vai ficar ruim a conexão com 40 clientes, sendo 10 no youtube, 10 P2p, etc...

    Só não entendi se você quis dizer se todo mundo vai me xingar por conta da minha conexão de 2mb com 40 usuários simultâneos ou se é porque meu AP não vai aguentar (ou os dois...rs)


    Valeu!
    1 - se tiveres o link de dicado e "Radinho"o gargalo vai ser só o "Radinho"..

    Imagine assim:

    Voce montou uma maquina PC-AP com um processador 2000 Mhz e 512 MB de RAM...

    Um "radinho tem em média 50 Mhz e 16 MB de RAM..

    Entende sem comparacao..

    2 - Talvez a galera do MSN ateh nao, mas provavemente todos mesmo..

  9. #9

    Padrão Ok

    Então acho que vale mais a pena colocar um Mikrotik direto na torre.

    Vi alguns kits no Mercadolivre como esse:

    MercadoLivre: Kit Provedor Profissional Internet - c/ Mikrotik - 600 mW - R$ 999.00

    Capacidade para cadastramento de 200 usuários, até 70 trafegando dados simultâneamente(1) .


    Isso é real?

    Aguenta mesmo e posso colocar um servidor só para proxy embaixo? (um PC)


    Outra alternativa, colocar esse PC na minha torre ... mas dá pra configurar proxy e mandar o MK fazer roteamento, controle de banda tudo no mesmo AP (Pentium 4 .24 1gb de memória)?

    Muito obrigado!

  10. #10

    Padrão

    Amigo,

    Da uma pesquisada aqui no forum, tem ate um topico meu falando sobre o assunto e discutindo sobre equipamentos e capacidade de clientes. se não me engano o nome do topico é pop para 400 clientes.

    Você fez certo em procurar ajuda no forum antes de comprar o kit, apesar de ele não ser ruim, você consegue coisa melhor pelo mesmo preço, da uma pesquisada.


    Abraço

  11. #11
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Vc pode colocar o mk direto na torre com proxy e controle de banda em um pc. Esse kit que o camarada ta vendendo e um bom comeco. Tudo que pensar, sempre tem prós e contra. Ex. routerboard é feita para trabalhar em ate 70 graus, o pc nao. O pc tem muito mais memoria e maior processamento do que a routerboard, mais velocidade .... Um trator na estrada é horrivel mas no campo é muito importante. Quando se fala em tecnologia não há limite, o limite e o bolsodo cliente. Antes de entrar na linha de raciociniodo que é melhor ou pior, faça um projeto da rede, leve em consideracao o crescimento. Invista em um equipamento que atenda as suas necessidades. Rede, e ainda mais sem fio, nao se sabe ao certo qual vai ser o crescimento, pois a coisa mais simples que seria apontar a direção do crescimento é algo indeterminado.

    Outra coisa, esse kit do camarada está com a fonte com baixa amperagem.

    Boa sorte !

  12. #12

    Padrão

    Galera como sou novato tmbm com Mikrotik vai umas perguntinhas pra galera que ja é fera.

    1 - Tenho eth1 Rede eth2 Link.

    2 - Neste caso meu DHCP vai trabalhar distribuindo pela eth1 então gostaria de saber se é possivel eu fazer varios RANGES de IP saindo pela mesma eth, fazendo uma divisão tipo assim:
    * 192.168.1.1 - Predio do Fulano
    * 192.168.2.2 - Condominio do Ciclano
    * 172.10.10.1 - Casas da rua Beltrano
    tendo cada IP amarrado com o mac de acordo com os ranges?

    3 - Quando amarra o IPxMAC o dhcp distribui este IP ou ele só funciona setando manualmente na maquina? (pois amarrei aqui o ipxmac e não distribuiu, só manualmente)

    4 - Fiz um teste com HotSpot e percebi que ele cria uma outra faixa de IP....neste caso eu teria que optar em usar só a faixa de ip do Hotspot ou só a do DHCP para fornecer para os clientes?

    5 - Em um outro sistema que utilizo para cada cliente eu crio subredes com mascara /30 tipo:
    * 10.10.1.1/30
    * 10.10.2.1/30
    * 10.10.3.1/30
    No MK vocês usam algo parecido para que os clientes não se enchergam ou fazem de outra maneira?

    Galera desculpem tantas perguntas, mais minha curiosidade e vontade de aprender é maior que isso.
    Agradeço aqueles que puderem ajudar...Obrigado

  13. #13

    Padrão

    Amigo,

    Vá ao 4shared.com e faça uma busca por mikrotik você vai encontrar varios tutoriais e manuais sobre o sistema, em portuques, aqui no forum no wiki tambem tem um muito bom, sem contar os que você pode encontrar em post pelo forum atraves da pesquisa.

    Começa lendo o manual assim você vai conseguir quase tudo rapidamente.

    Abraço,

  14. #14

    Padrão

    Sim amigo ja tenho todo este material, o problema que a maioria mostra apenas os métodos de se criar e não uma forma explicativa do funcionamento do sistema.

  15. #15

    Padrão

    Prezado Gustavo para que sua mk gerencie os ranges escolhidos você tem duas possibilidades criar uma range que compreenda varias redes da classe c
    ou criar varios servidoresDhcp sendo cada um para a classe determinada.
    Agora que vai lá e cria dois servidores dhcp com setup sendo um para cada classe ao terminar vá em leases e começa a dar nome aos bois .. vc pode clicar no "+" e setar por mac os seus clientes setando o ip e o mac e em server vc aponta o server que opera na classe do cliente criado.
    Sempre que esse cliente conectar ele vai fazer a solcitação de ip e sera respondido pelo servidor que a ele foi atribuido na lease.
    No mais acho que você tem que elaborar um projeto real para aplicar na rede se precisar de ajuda ae pode me procurar na shturbo
    Última edição por wesleyspeed; 17-11-2008 às 00:36.

  16. #16

    Padrão

    wesley, obrigado por sua explicação....deu pra entender o que você quis dizer, mais ainda tenho algumas duvidas que são complicadas de achar em posts aqui no forum....
    no caso como te procuraria nesse shturbo? abraçãoo vlww mesmo

  17. #17

    Thumbs up Consegui

    Bom pessoal.

    Antes queria dizer que este Fórum foi muito esclarecedor para mim, e aliás, continua sendo...

    Já tinha alguma experiência em Linux (desde o Conectiva 4.0 - Velho é a mãe! rs...) então não foi muito difícil aprender o básico do básico do Mk...

    Como não tenho muitos clientes via rádio ainda, o que fiz:

    Montei um servidor Mikrotik (PC) embaixo... ele faz tudo: conecta à internet via PPOE ADSL, faz o roteamento, controle de banda, Hotspot, etc...

    Também configurei o Proxy com cache Full.. ficou 10!!!! Os usuários baixam arquivos já baixados anteriormente direto do server sem estourar a banda (acredito eu, vejam no anexo) ..

    Então o meu aprouter Wr254 (que não é tão fraco) está fazendo só uma Bridge para o MK, na verdade, AP + Bridge, os usuários se autenticam e caem no servidor... Não tem nada no AP, nenhuma regra, nenhum controle... ele tá rodando bem suave na caixa hermética com antena Hyperlink 15dbi, diga-se de passagem: Oh anteninha 10!!! Muito boa... troquei minha Aquarios 12 dbi por essa Hyperlink e senti muita, mas muita diferença na qualidade de conexão dos meus clientes.

    Já ouvi relatos de pessoas que dizem ter 70 clientes Wireless com pico de 45 on-line simultâneos num G220 (que teoricamente se equivale ao meu Aprouter Wr254) .. então vou pagar para ver.

    Não vai ser rápida essa aquisição de mais 60 usuários, isso vai acontecer gradativamente, é claro. Assim vou analisando o desempenho do AP e a necessidade de colocar mais um (ou dois) APs, substituindo minha Omni por setoriais.

    Claro que com mais 60 usuários já vou de Link dedicado , antes que alguém pergunte...rs...

    Então é isso pessoal, valeu!

    Se alguém precisar de ajuda, na medida do que eu puder ajudar, estou às ordens.

    Por último vejam meu Print e analisem se está tudo ok, por favor.


    Muito obrigado,


    Sergio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk.jpg
Visualizações:	113
Tamanho: 	73,0 KB
ID:      	3070  

  18. #18

    Padrão

    Cara muito massa seu cache full....demais mesmo....

    Bom se você puder dar uma força nas perguntas que fiz...fico grato...por enquanto só tenho algumas teorias do MK pois ainda nao consegui entender algumas coisas como o hotspot....

    Mais vlww

  19. #19

    Padrão Seguir as dicas

    Gustavo, acho que você deve seguir as dicas do amigo acima.

    Criar vários servidores DHCP ...

    Criar os Hotspots correspondentes.. se eu não me engano você pode associar cada faixa de IP a um hotspot diferente...

    Depois amarra o MAC ao IP ...

    E ir testando.. eu fiz assim cara... não sabia absolutamente nada de Mikrotik... fui criando as configurações e testando...


    QQ coisa posta aí...


    Valeu,


    Sergio

  20. #20

    Padrão

    Ahan to fazendo alguns testes aqui mais em partes.....
    Tipo o que eu não entendi é que se eu crio uma faixa pro hotspot no Pool, pq ele cria uma outra quando vai ativar ele?

    vlww sergio..abraço