+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão AJUDA - Melhor equipamento

    opa pessoal, blz ?
    Sou novo em rede wireless, atualmente estou fazendo um curso e por enquanto só aprendi o básico.. estou com uma duvida..
    A +/- 2 ano atrás comprei um roteador "Linksys WRT54GS", desde então passei a gostar de rede wireless...
    E sempre com a vontade de montar uma rede externa entre amigos... quando a idéia veio.. quis logo montar um provedor..
    mas minha mãe encheu o saco.. falo que ia terceirizar o serviço e que era ilegal.. Blz ai desanimei... esse ano me veio a vontade novamente de estar motando uma rede externa, pesquisei sobre licença etc.. mas vi que realmente ninguém tinha ela... bom ai decidi pegar e montar aqui em casa com meu roteador wireless..
    Com o dinheiro na mão comprei uma antena da Hyperlink de 15dbi, logo já montei la fora com o roteador, e fui fazer uns testes pela vila com um ipod touch do meu colega.. consegui +/- uns 400mtrs acessar a rede e navegar na internet tranqüilo em cima de uma arquibancada aqui perto de casa..
    Logo depois que montei o equipamento la fora.. percebi que dentro de casa estava lento a rede/internet.. pega 1mbps 5,5mbps.. meus irmãos só reclamava da conexão.. porque tinha hora que nem acessava... sendo que a antena fica uns 5mtrs perto dos computadores, e a uns 8mtrs de altura pegando 45% de sinal. Troquei a rede para o modo B, e para outro canal.. deu uma melhorada mas não pegava os 11mbps freqüente.. desci a antena para uns 5mtrs.. melhorou mais um pouco.. Pensei comigo que seria meu roteador.. porque a antena é boa.. o cabo rgc08 é menos de 50cm.. só pode ser o AP ja ta velhinho...
    1- Então, estou querendo trocar meu AP, Gostaria de saber se o Linksys WRT54GS é muito ruim para meu caso? se eu trocar ele vou ter uma diferença boa? estou interessado em comprar este equipamento "Ovislink WL-5460 ap c/ firmeware 4.1 wappro 400mw de potência" seria uma boa escolha ? alguém me recomenda algum outro ?
    2- Pretendo melhorar meu provedor, sempre estou dando uma olhada no forum.. Pretendo por um servidor linux rodando um proxy com cache (squid) firewall (iptables).. Atualmente to com 1 cliente (colega) nem fiz muita propaganda ainda.. porque to começando.. Futuramente implantar um Mikrotik.. aproveitando gostaria de saber sobre este curso "Curso pratico em Mikrotik RouterOS" é bom ? compensa fazer um curso com essa empresa será ?
    Fica ai um pouco da minha historia com wireless..
    Desde já GRATO pela atenção.

  2. #2

    Padrão

    Amigo,

    Realmente esse router e bem fraco, você pode trocar ele por um g220 Zinwell ou mesmo esse ovislink ai.
    Só não se fique empolgado com essa potencia de 400mw 600mw isso ai não leva a nada.
    Você deve usar o minimo de potencia necessaria para alcaçar os clientes, pois potencia em excesso causa muitos problemas.

    O problema de seu computador não estar pegando um sinal satisfatorio e devido ao lobulo de irradiação da antenas, ela não manda sinal pro pé dela. o ideal e você ligar seu pc direto no AP.

    Quando se usa omni e necessario uma distancia x da antena para pegar um sinal satisfatorio.

    Sobre o curso pra você que está começando não acho um bom investimento, quem sabe mais pra frente. por hora vá no 4shared.com - free file sharing and storage e busque por mikrotik você vai achar muito material bom. aqui no forum tem varios tutoriais da pra aprender o basico.

    Espero ter ajudado.

    Abraço

  3. #3
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Quando vai se escolher a antena, você deve antes analisar os gráficos de irradiação de sinal e ver se atende as suas necessidades. A antena que escolheu, vai irradiar o sinal para mais de 5 km, mas em compensação terá uma sombra nas proximidades porque o feche de irradiação tem uma abertura menor. Tens que analisar a onde queres atender para escolher a antena e a altura da mesma.


    "No acidente do ônibus 174 o policial queria a menos de 1m acertar o bandido, mas estava usando uma metralhadora. Resultado: Matou a refém e não atingiu o alvo”.

    Quanto ao rádio, somando a potencia do radio mais a antena já dá para fazer um estrago no espectro.

    Todo curso e forma de aprendizagem são válidos, mas como o curso é curto e são muitas informações para se assimilar. Se prepare antes, estude sobre rede, como funciona, como os pacotes tramitam na rede. Como os equipamentos recebem o sinal... As camadas tcp/ip, o que é pppoe, hotspot, roteamento... Para que o seu investimento realmente seja aproveitado.

    Qualquer dúvida, desde que se esforce para entender e poste dúvida, estou sempre pronto para ajudar.

    Boa sorte !

  4. #4

    Padrão

    Amigo, toda antena omni tem uma area de sombra.Ou seja, a regiao embaixo e muito proxima a antena o sinal e´ ruin mesmo. Se voce quer fazer um upgrade no seu prvedor, tem que estar preparado para ter um certo investimento.Primeiro defina a distancia e a regiao que voce quer atender.Depois começe a elaborar um projeto.
    Quanto a ideia de voce adquirir um servidor, isso e´ muito bom.
    Dica: 1-RB/433AH
    3-Paineis setorias de 120º
    3-Cartoes engenius 8602
    *+ fonte, caixa germetica e pigtails...
    Com esses equipamentos voce ja vai poder deixar a brincadeira mais seria.

  5. #5

    Padrão

    Valeuu, rogeriosims, interhome, samueltarga obrigado pela ajuda..
    Então pode ver por um tutorial que achei no forum que minha antena nao manda muito sinal para baixo (pé dela)..
    http://img247.imageshack.us/img247/7400/omniwk0.th.jpghttp://img247.imageshack.us/images/thpix.gif

    Como o pessoal daki de casa ta reclamando que as veses fica lento a internet, e eu nao posso erguer minha antena.. vou comprar outro AP e deixar esse LYNKSYS aki dentro de casa, porque aki é tudo wireless..
    Então pessoal, gostaria que voces me endica-se um bom ap para min comprar.. dei uma olha estou interessado nestes:

    - Oviskink WL 5460 x, 400mw, 2mb fash, 16mb SDRAM
    - Zinwell G-220 Chipset Realtek RTL 8186, 250 mW, 32mb SDRAM
    - Alfa AIP-W608 x, 400mw, 16mb SDRAM, 2mb fash
    - Oiwtech oiw-2401APG Chipset Realtek RTL 8186, 400 mW, 16mb SDRAM, 2mb fash

    Algum outro bom? Coloquei algumas caracteristicas.. nao sei ao certo qual devo levar em consideração para compra.. claro que nao vou usar os 400mw... me ajude na ecolha para min não ter problemas.. em ambos pretendo colocar firmware em portugues.. estou apenas com 1 cliente, mas nao fiz propaganda alguma.. prentendo no maximo uns 15/20 clientes ta de boas.. dps penso em investir em Mikrotik..
    desde já grato!

  6. #6

    Padrão

    Amigo,

    Já trabalhei com esse Zinwell é bom, é o pessoal aqui gosta bastante.

    Como você pensa em fazer isso ai? vai colocar outro ap pra repetir o sinal pra dentro da sua casa?

    Abraço

  7. #7

    Padrão

    O kodama KOD770 é excelente também amigo, segue a mesma linha desses equipamentos com chipset Realteck mas com o diferencial de estar vindo agora com dicipador de calor em cima do chipset para evitar aquecimentos.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BrunoAMEX Ver Post
    O kodama KOD770 é excelente também amigo, segue a mesma linha desses equipamentos com chipset Realteck mas com o diferencial de estar vindo agora com dicipador de calor em cima do chipset para evitar aquecimentos.
    Realmente Tinha esquecido dos Kodaminhas. rsrs Nunca tive problemas com ele.
    Inclusive foi adquirido da amex. rsrs

    O Zinwell tive problema com a fonte, não passava a voltagem necessaria.

    Abraço

  9. #9

    Padrão AP

    Bom....o da OIW tambem vem com dissipador de chipset...tambem vem com firmwere em portugues...e ele tem um ano de garantia...e vem com antena de 5 dbi....

    de uma olhada nesse site da oiw .:: OIWTECH Telecom Products :: Produtos Wireless de alto desempenho ::.

    eu ja vendi bastante desse radio...esta tendo uma boa aceitaçao...e nao tive nenhum problema com RMA ainda...

    Att,

  10. #10
    André Andrade*MikrotikRio Avatar de interhome
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Brasil.
    Posts
    1.116
    Posts de Blog
    15

    Padrão

    Dar conselho nunca foi bom, mas compre um ap

    http://www.snetcommerce5.com.br/ecommerce_site/index.php?pg=t1_ex_prod&codprd=85651&cd=lkjbZh4~}Wgfi&cat=hefbcd88/Ofhi&cats1=hefcYZ08%60Xhle&cdgc=ghhZgd9![Sgj&sid=nletu6bbhk2ralta876hg6k6i6-1226613575

    Vai atender, coloquei um link de um fornecedor. Veja quem vai te vender mais barato.

  11. #11

    Padrão

    Esse AP da OIW é o mesmo GLobaltronic que eu tinha aqui, rs...acho que só alteraram o nome e colocaram para vender. Aqui como o rádio não teve saída devolvemos todos.

  12. #12

    Padrão Oiw = globaltronic

    Isso mesmo! pelo que eu sei e´ a mesma placa do radio da Globaltronic. Mas o fato de alguma empresa ou algum vendedor nao conseguir vender esse radio, nao quer dizer que o radio seja ruin.
    Pois, como podemos ver no propio site do fabricante desse radio, www.oiw.com.br "modelo2401APG" ele nao e´ deve nada para os demais dessa mesma categoria de AP.


    Att,

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BrunoAMEX Ver Post
    O kodama KOD770 é excelente também amigo, segue a mesma linha desses equipamentos com chipset Realteck mas com o diferencial de estar vindo agora com dicipador de calor em cima do chipset para evitar aquecimentos.
    REALMENTE E VERDADE TENHO UMA CIDADEZINHA COM TODOS OS CLIENTES USANDO KODAMA 770 EU PARTICULARMENTE ACHO EXCELENTE.