+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link Full X Frame Relay, Qual a diferença na pratica???

    Na teoria sabemos que tem diferença, mas gostaria de saber a opinião de quem usa, ja usou, relação custo beneficio e outras mais.

    Agradeço a colaboração, isso vai ser fundamental para a contratação de meu link.

  2. #2

    Padrão

    Na verdades são 02 coisas distintas..vamos lá
    LINK FULL= é o link com 100 % (ou 99,98%) de disponibilidade.
    FRAME RELAY= é a tecnologia empregada pelas operadoras (mais usada pela telefonica) para a disponibilidade do link.

    Vc poderá ter um link FULL usando outra tecnologia como o PPP, e também poderá ter um LINK com CIR em Frame Relay. O CIR eh a porcentagem de disponibilidade do link, qto mais alto, mais se aproxima do LINK FULL.

    Dica: Nunca pegue link com CIR pra provedor...e se puder, também não pegue Frame Relay..no mundo soh nós e a Africa usa essa #@$¨#&#%%¨!!!!

    Victor Corrêa

  3. #3

    Padrão

    Atendo várias empresas e já implantei uns 8 FR desses, com cir de 40% se não me engano, em 50% dos casos, ficava sempre lento, dentro do CIR, ou seja no limite.
    Tanto que aqui no estado a tecnologia foi abolida, nao vende mais pela embratel e Oi, quem tinha foi migrado para full pelo mesmo preço que pagava (que maravilha)

    Pra provedor, creio que seja ruim... é tipo um ADSL melhorado e legalizado com suporte. Mas tem hora que ninguém aguenta frame relay, e se você ligar reclamando, eles vão falar.. COMPROU SABENDO.

    Abraços

  4. #4

    Padrão

    Frame Relay, é destinado a intercomunicações entre empresas (PTP - Ex VPN), nestes casos funciona. Inclusive normalmente a empresa possui o link e o frame-relay para intercomunicação com os demais pontos.
    Se for para distribuição de sinal a clientes de internet, não recomendo.

  5. #5

    Padrão

    Bom dia,

    realmente no Frame Relay a operadora de telecomunicações aproveita a rede já implantada (telefônica/par metálico) e baseado no velho protocolo X-25 (e em circuitos virtuais). Ocorre que o Frame Relay é uma rede compartilhada e, por isso, existe o termo CIR em toda a estrutura. Geralmente na assinatura do contrato a operadora deixa evidente a banda garantida. Se não deixar ela está omitindo que não serão 100% de banda garantida o tempo todo.

    Resumindo: frame relay não pode ser comparado a um link cheio (full / 100%) em que um "canal" é aberto entre a origem e o destino, sem compartilhamento de portas e de estrutura com outros clientes.

  6. #6
    ivan_bc
    Visitante

    Padrão

    Não é só na teoria que existem diferenças não. O link full eu nunca testei, mas a pouco mais de 1 mês abrimos uma filial que acessa remotamente nós via windows TS, contratei 1 link Frame Relay 2MB com CIR de 50% (brasil telecom) em cada ponta e fechei uma vpn entre as 2. Desde o inicio tenho problemas de desempenho no link, mesmo conseguindo downloads e uploads acima dos 50% (1MB) garantidos o acesso ao windows TS é lento e vive dando pequenas travadas rapidas na tela do usuario.

    Eu diria que na pratica FR é igual um carro com motor falhando, vai tossindo, pulando, vai nos trancos, até te leva onde você precisa, mas não roda "redondo" como seria de se esperar (A Brasil Telecom já testou, monitorou meu link e disse que é assim mesmo. A consultora da empresa que me vendeu o link nem atende mais meu telefone quando vê meu número ligando).

    Ontem cedo o link caiu, então no lugar dele liguei a VPN junto a ADSL 1000/500 que usamos para navegar aqui (20 micros).

    Em resumo, agora mesmo com os só 500 de upload da adsl o pessoal da filial está achando o acesso visivelmente mais rapido e sem trancos, não querem nem que eu volte a conexão deles para o frame relay...

  7. #7

    Padrão

    Tá mal mesmo este frame relay.
    Está perdendo para uma Adsl e ainda com 20 usuários.
    Tem que pressionar eles.
    NO contrato diz que tu tem 5 dias após a instalação para recusar o serviço por não atender as especificações.
    Se tu tem o protocolo da primeira reclamação dentro destes 5 dias, já é algo de bom. Senão, eles vão ficar na deles.
    Depois que a Oi comprou a BrasilTelecom em março, as coisas ficaram ainda mais difícil. Eu já estou desconfiado que a Oi vai nos matar aos poucos.

  8. #8

    Padrão

    Mas analisando um provedor que esta começando, é vantagem começar com frame relay pelo preço?

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por FernandodeDeus Ver Post
    Mas analisando um provedor que esta começando, é vantagem começar com frame relay pelo preço?
    Eu acho que é vantagem sim, melhor que usar adsl e ter problemas qualquer hora...

    Aqui tenho 03 frame relay e não é lá essas coisas, mas tem alta disponibilidade, é muito dificil dar defeito, o problema mesmo é velocidade e ele não aguenta muito trafego, começa perder pacotes...