+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Não consigo navegar através do MK

    Fala galera blza....pessoal peço um empurrão encarecidamente, pois to começando a mecher no mk agora.

    Fiz uma configuração basica para ter acesso a internet através do MK, ligando um modem do virtua na eth2, configurando da seguinte forma e mesmo assim não consegui navegar pela maquina cliente.

    "O virtua atribui IP via dhcp"

    Vou tentar explicar para vocês me ajudarem.

    Tenho a seguintes interfaces:
    eth1_Cliente
    eth2_Virtua

    Meu Adress List esta:
    192.168.1.1/24 | 192.168.1.0 | 255.255.255.0 | eth1_Cliente

    Meu IP Pool esta:
    Name: Pool_Cliente
    Adresses: 192.168.1.2-192.168.1.10

    Meu DHCP_SERVER esta:
    interface: eth1_Cliente
    Adress Pool: Pool_Cliente
    Authoritative: no

    Networks esta:
    Adress: 192.168.1.0/24
    Gateway: 192.168.1.1
    Mascara: 24

    Agora a configuração que coloquei para a ETH2 foi esta:
    IP/DHCP_Client
    Interface: eth2_Virtua

    IP/Firewall/NAT
    Chain: srcnat
    Out Interface: eht2_Virtua
    Action: Masquerade

    IP/DNS
    DNS1
    : atribuido automatico
    DNS2: atribuido automatico

    Feito isso ele ja pegou o IP valido do virtua, junto com os DNS o que aparentemente ja estava tudo certo.

    Minha maquina recebeu o IP do DHCP certinho, mais na hora de navegar sem chance.

    Galera por gentileza se alguem souber este problema fico grato por qualquer ajuda....
    to querendo muito aprender a mecher nele, pois com isso ja vale uma experiencia.

    vlw mesmo pessoal.

  2. #2

    Padrão

    Voce já deu uma olhada no wiki aqui no forum???
    Tutoriais/Wireless/guia-passoa-passo-mikrotik - UnderLinux Wiki

    O teu Pool é só para 9 ip's???
    Leia o guia passo-a-passo no wiki e refasa a sua configuração.

  3. #3

    Padrão

    Olá amigo, obrigado pela força....

    Então ja li sim....na verdade até segui este tutorial
    https://under-linux.org/forums/mikro...sso-passo.html

    Mais só fiz diferente na parte de conexão ao invés de ser pppoe eu deixei como Dhcp client.

    Meu Pool de 9 ips é só para teste.

    Se tiver alguma outra coisa que eu tenha que fazer ficarei grato em saber.
    vlwww

  4. #4

    Padrão

    Amigo, ja q o Mk pego o Ip, e DNS do Virtua... verifica dentro dele primeiro se ta navegando, vai no Terminal e pinga um site pra fora....www.terra por ex. depois, como vc ta usando DHCP no Mk, pra acesso pros clientes, la em Firewall so cria uma regra de mascaramento dessa faixa sua...
    ip> firewall> nat
    add chain=srcnat src-address=192.168.1.0/24 action=masquerade
    pronto, se nao navegar, se tem q ver seu profile no DHCP Server, se ta correto.

  5. #5

    Padrão

    Aka vlw pela dica...fiz o que voce mandou mais nao tive sucesso

    A eth2 esta pegando o IP corretamente pelo que eu vejo

    Mais quando fui no terminal e dei

    ping www.terra.com.br

    ele não me respondeu nada....

    Eu tenho que fazer algo a mais quando crio o DHCP_Client e coloco a eth2 para receber a internet?

    vlw pela força...

  6. #6

    Padrão

    O que vc pode fazer é colocar o ip direto, ve qual ip ele pega... e coloca manualmente,.. cria o ip la em IP adres, direciona a Eth pra ele, e vai em Ip, Route, e adiciona o Gateway,, e adiciona tbm la em ip> DNS> os Dns, e testa a navegação...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por aka2005 Ver Post
    O que vc pode fazer é colocar o ip direto, ve qual ip ele pega... e coloca manualmente,.. cria o ip la em IP adres, direciona a Eth pra ele, e vai em Ip, Route, e adiciona o Gateway,, e adiciona tbm la em ip> DNS> os Dns, e testa a navegação...
    Faça isso que o aka2005 falou e de dentro do MK pinga um terra da vida, mas o ideal ainda seria fazer o MK autenticar sua ADSL, no wiki mostra como se faz isso.
    Fico no aguardo resultado.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Aka, magnus, valeu pelas dicas cara....mais não sei como consegui fazer funcionar de outro jeito.

    1 - Meu Mk quando eu instalei ele eu setei o IP através do setup ficando deste jeito
    ip/adress: 192.168.1.1/24
    esse gateway eu deixei padrao conforme o setup me ofereceu:
    192.168.1.254

    Até aqui aparentemente estava tudo certo e fiz os mesmo procedimentos como aprendi nos tutoriais para funcionar a net.

    Mais eu reparei algo diferente nessa seção ROUTE ai então resolvi bater um print screen para vocês que são Expert ver o pq não estava funcionando deste jeito e o pq funcionou do outro.

    MK Não funcionando
    http://www.wifiprovider.com.br/pictu...uncionando.jpg

    MK Funcionando
    http://www.wifiprovider.com.br/pictu...uncionando.jpg

    Obs: O MK funcionou quando eu não setei o IP no console, só quando setei dentro dele através do WINBOX.

    Se vocês puderem me explicar o pq disso ficarei muito feliz....pois resolver problema sem saber o motivo é um crime.

    vlw galera.
    bem simples, voce não pode colocar gateway em mais de uma placa..
    falto agradecer.. []'s

  9. #9

    Padrão

    então as configurações que eu fiz foram da mesma forma o que diferenciou foi que a que nao funcionou eu setei no console.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    então as configurações que eu fiz foram da mesma forma o que diferenciou foi que a que nao funcionou eu setei no console.
    O problema nao foi a forma q voce configurou (com winbox ou terminal), mas sim o q voce configurou em ROUTE na primeira img tem um gateway em cada placa(assim não funciona), na outra img não. Suas configurações estão diferentes.

  11. #11

    Padrão

    Então magnus mais eu nem cheguei a mecher nessa parte de ROUTE quando fiz as duas configurações.

    Por isso achei o problema quando coloquei o IP através do terminal.

    Quando adicionei o DHCP_Client ele ja jogou essas configs direto no ROUTE.

  12. #12
    Mikrotiando..
    Ingresso
    Sep 2007
    Localização
    São Paulo
    Posts
    326
    Posts de Blog
    2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gustavinho69 Ver Post
    Fala galera blza....pessoal peço um empurrão encarecidamente, pois to começando a mecher no mk agora.

    Fiz uma configuração basica para ter acesso a internet através do MK, ligando um modem do virtua na eth2, configurando da seguinte forma e mesmo assim não consegui navegar pela maquina cliente.

    "O virtua atribui IP via dhcp"

    Vou tentar explicar para vocês me ajudarem.

    Tenho a seguintes interfaces:
    eth1_Cliente
    eth2_Virtua

    Meu Adress List esta:
    192.168.1.1/24 | 192.168.1.0 | 255.255.255.0 | eth1_Cliente

    Meu IP Pool esta:
    Name: Pool_Cliente
    Adresses: 192.168.1.2-192.168.1.10

    Meu DHCP_SERVER esta:
    interface: eth1_Cliente
    Adress Pool: Pool_Cliente
    Authoritative: no

    Networks esta:
    Adress: 192.168.1.0/24
    Gateway: 192.168.1.1
    Mascara: 24

    Agora a configuração que coloquei para a ETH2 foi esta:
    IP/DHCP_Client
    Interface: eth2_Virtua

    IP/Firewall/NAT
    Chain: srcnat
    Out Interface: eht2_Virtua
    Action: Masquerade

    IP/DNS
    DNS1
    : atribuido automatico
    DNS2: atribuido automatico

    Feito isso ele ja pegou o IP valido do virtua, junto com os DNS o que aparentemente ja estava tudo certo.

    Minha maquina recebeu o IP do DHCP certinho, mais na hora de navegar sem chance.

    Galera por gentileza se alguem souber este problema fico grato por qualquer ajuda....
    to querendo muito aprender a mecher nele, pois com isso ja vale uma experiencia.

    vlw mesmo pessoal.
    amigo se vc tiver feito bridge, remove a interface do modem (no seu caso:eth2),
    de: bridge ---> ports.
    fazendo isso tenho certeza que navega!
    ja passei por isso!
    abraços.

  13. #13

    Padrão

    Olá amigo, obrigado por sua resposta.....só consegui fazer ele funcionar setando os IPs através do winbox...quando setei pelo console ele não navegava....

    de uma olhada nas imagens do post acima....vlwwwss

  14. #14