Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ajuda Com 5,8 Ghz

    Olá Amigos do fórum!

    Tenho o seguinte cenário.

    Tenho um PTP numa distancia de 4,5 km e consigo no Maximo 5 mega utilizado duas antenas de grade hyperlink de 22dbi de um lado a engenius XXXX plus e do outro a AG530 na freqüência 5785, mas se eu colocar no canal 5600 consigo 14mega

    Alguém sabe o porquê disso?

    Pelo que me disseram não posso usar as freqüências a baixo de 5725

    Então como faço pra conseguir uns 20 mega de velocidade real

    o que os amigos sugerem ?

    Obs.: Usei anteriormente duas zirok de 60 cm e nem funcionou!

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Ao que parece existe interferência no espectro. A legislação permite canais em 5.4 (existe uma faixa especifica, consulte a res. 365) mas é preciso fazer DFS (Dynamic Frequency Selection), o qual, quem usa costuma desativar (só não deixar a fiscalização pegar...hehehehe).

  3. #3

    Question

    Olá Sergio

    Estou colocando as telas que peguei no meu MK gostaria que desse uma analisada pra ver se pode ser isso mesmo!

    A propósito no mk level 4 tem como eu selecionar o canal 5725 ? Ou 5735 ou isso seria somente para o level 6 em superchanel ?

    Quanto você acha que teria que dar neste meu equipamento?

    Estou usando rgc213 será que não e o caso de usar lmr400?

    Existe algum cartão homologado mais potente do que estes que estou usando?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tela2.JPG
Visualizações:	153
Tamanho: 	49,7 KB
ID:      	3036   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tela3.JPG
Visualizações:	130
Tamanho: 	121,8 KB
ID:      	3037  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         tela1.JPG
Visualizações:	130
Tamanho: 	27,6 KB
ID:      	3038  

  4. #4
    Moderador Avatar de Magal
    Ingresso
    Mar 2007
    Localização
    Rio de Janeiro
    Posts
    2.041
    Posts de Blog
    118

    Padrão

    Nobre Sérgio, vou dar o meu pitaco: Usando DFS melhora bem, pois ele faz com que o sistema automaticamente escolha o canal menos poluído.

    Abs


    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Ao que parece existe interferência no espectro. A legislação permite canais em 5.4 (existe uma faixa especifica, consulte a res. 365) mas é preciso fazer DFS (Dynamic Frequency Selection), o qual, quem usa costuma desativar (só não deixar a fiscalização pegar...hehehehe).

  5. #5

    Question

    Se usar DFS mode não vai ficar caindo a conexão ?

  6. #6

    Padrão

    Olá,

    se for interferência tenta mudar a posição da antena (de vertical para horizontal), talvez melhore.

  7. #7

    Padrão

    Bom dia, Amigo se vc tirar o RGC e substituir pelo LMR ja ajuda tambem um pouco, pois o RGC e indicado para redes ate 3 Ghz, acima disso so usando o LMR 400 ou ainda melhor o LMR 600 .

  8. #8

    Padrão

    Nos tinhamos aqui um caso parecido, foi trocado as antenas e nada, ai colocamos 2 ovislink 5000, e solucionou, mesmo usando o rgc213, esta trafegando 15mb a frequencia de 5805.

  9. #9

    Padrão

    Pessoal Sera que é Cartão saturado ?

    Pois meu sinal fica com -60 na frequencia 5600 e quando eu troco pra 5785 fica com -85 !

  10. #10

    Padrão

    Quanto ao enlace do Giovani, de uma verificada na zona de fresnel, se não possui obstáculos próximos na direção do enlace... Tenho link aqui nessa distancia com Zirok 455 (24 dbi) e Edimax 7210 dando cerca de 8Mbps. Também tenho um outro enlace de 9,53Kms utilizando 2x antenas Geenge 33dbi + 2x WLA-5000AP com cerca de 20Mbps de throughput.

    Só um comentario a respeito do cabo rgc213 citado pelo "americanexplorer", o cabo RGC213 comum normalmente é para uso em ate 3 ou 3.5GHz, no entanto o modelo Premium da Datalink (em torno de 5,50 o metro nas eletronicas) suporta até 10GHz conforme consta no proprio datasheet (http://www.afdatalink.com.br/datasheet/dlc213pr.pdf). É uma boa alternativa em custos e inclusive o modelo Premium possui uma perda menor que o modelo comum...

    Abraços a todos!

    Marcelo Piaz Vianna

  11. #11

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por mvianna Ver Post
    Quanto ao enlace do Giovani, de uma verificada na zona de fresnel, se não possui obstáculos próximos na direção do enlace... Tenho link aqui nessa distancia com Zirok 455 (24 dbi) e Edimax 7210 dando cerca de 8Mbps. Também tenho um outro enlace de 9,53Kms utilizando 2x antenas Geenge 33dbi + 2x WLA-5000AP com cerca de 20Mbps de throughput.

    Só um comentario a respeito do cabo rgc213 citado pelo "americanexplorer", o cabo RGC213 comum normalmente é para uso em ate 3 ou 3.5GHz, no entanto o modelo Premium da Datalink (em torno de 5,50 o metro nas eletronicas) suporta até 10GHz conforme consta no proprio datasheet (http://www.afdatalink.com.br/datasheet/dlc213pr.pdf). É uma boa alternativa em custos e inclusive o modelo Premium possui uma perda menor que o modelo comum...

    Abraços a todos!

    Marcelo Piaz Vianna
    Olá Amigo

    Sobre a visada ta perfeita... Mas vou seguir sua sugestão e comprar este cabo também vou substituir a AG530 por um EMP-EnGenius-Plus juntamente vou trocar as antenas. Vou colocar 2 de 27 dbi Hyperlink ,
    Vamos ver no que vai dar!

    Quando chegar o material que já encomendei e colocar no local, E posto o resultado!

    Abraços!

  12. #12

    Padrão

    Realmente,

    se estiver fazendo esse ponto a ponto com cabo RGC58 com mais de 1 metro e com EMP-8602 está pedindo problemas. Ponha cabos os menores possível. O problema não é somente a perda no nível do sinal (RGC58 = 0,6 dB por metro de perda), mas também pelo ruído que cresce assustadoramente.

    Exemplo: se você tem uma torre com 4 painéis e está usando 2 metros de cabo RGC58 por painél o nível de saturação ficará insustentável. Resumindo: 8 metros de cabo RGC58 é o máximo que se pode usar em uma torre. Inclui somar cabos dos painéis e de ponto a ponto, se por ventura existir.

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Se usar DFS mode não vai ficar caindo a conexão ?
    Normalmente é isto que acontece, mas em equipamentos dotados de firmwares específicos junto com outras ferramentas/opções isto não ocorre com tanta frequencia, mas ocorre.

  14. #14
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Giovani.couto Ver Post
    Olá Amigo

    Sobre a visada ta perfeita... Mas vou seguir sua sugestão e comprar este cabo também vou substituir a AG530 por um EMP-EnGenius-Plus juntamente vou trocar as antenas. Vou colocar 2 de 27 dbi Hyperlink ,
    Vamos ver no que vai dar!

    Quando chegar o material que já encomendei e colocar no local, E posto o resultado!

    Abraços!

    Se esta pensando em trocar, tente encontrar um equipamento homologado, mas que não seja o engenius, uma vez que, trata-se de cartão problemático e com alguns lotes mais propensos a problemas que outros.

    As antenas, se puder, use disco (como as Hyper de 29 dbi), pois possuem uma relação frente costas e rejeição a polarização inversa melhor que a grade.

  15. #15

    Thumbs up

    Olá Pessoal

    Gostaria de agradecer a todos que me ajudaram, meu equipamento novo não chegou ainda, mas este fim de semana ficou insustentável o link... Ai peguei minha ultima Engenius e coloquei no lugar da AG530 utilizando os mesmo equipamentos citados acima
    Resultado 26 mega em Half duplex e 13 Full duplex!

  16. #16

    Padrão

    Problema resolvido e com cartão Homologado.....só que o cartão realmente está propicio a dar problemas com frequencia, tenha deles de reserva aí para se parar não ter que correr para trocar....rs

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por BrunoAMEX Ver Post
    Problema resolvido e com cartão Homologado.....só que o cartão realmente está propicio a dar problemas com frequencia, tenha deles de reserva aí para se parar não ter que correr para trocar....rs

    Olá Amigo !

    Quais tipos de problemas ?

    Existe no mercado outro cartão homologado que seja melhor ?

  18. #18

    Padrão

    Não existe, por isso que te disse que resolveu aí com cartão homologado, pq infelizmente estamos amarrados a esse cartão, o grande problema que ouço desse cartão aqui é sinal baixo depois de um tempo, mas como ja foi mencionado aqui é dificil te dizer que acontece com todos os cartões pois depende muito do lote. Agora um dica, quando for configurar ou fazer teste de bancada não fazer sem antena no cartão, pois a potencia fica toda ali e isso pode danificar a saída do cartão ocasionando sinal baixo

  19. #19

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por BrunoAMEX Ver Post
    Não existe, por isso que te disse que resolveu aí com cartão homologado, pq infelizmente estamos amarrados a esse cartão, o grande problema que ouço desse cartão aqui é sinal baixo depois de um tempo, mas como ja foi mencionado aqui é dificil te dizer que acontece com todos os cartões pois depende muito do lote. Agora um dica, quando for configurar ou fazer teste de bancada não fazer sem antena no cartão, pois a potencia fica toda ali e isso pode danificar a saída do cartão ocasionando sinal baixo
    Ok!
    Vou seguir seu conselho !

  20. #20

    Padrão Link 6mb é poko!

    Pq vc não usa o nstreme nas duas routers? soluciona seu problema. deve ir para uns 13MB Full Duplex. o.o