+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Ponto a Ponto de 11KM Visão direta 30 megas Possivel ?

    Galera primeiramente obrigado a todos que me responder
    tenho um projeto de um ponto a ponto com visada direta
    de 11KM de distancia, nesse enlace tenho que ter garantido
    30 megas de trafego, 30 de up e 30 de Down.
    estou fazendo uma cotação de radios Canopy motorola
    mais pelo geito são radios caros, bem caros mesmo.
    e estou a dias pesquisando na internet sobre enlance e radios
    que aguenta esse trafego, utilizo aqui mikrotik com 5.8 em todos
    meus enlances, maioria com antenas zirok e placas D-link 530
    mais não tenho experiencia com essa quantidade toda de megas
    minha pergunta é .
    será que Mikrotik com cartões Ubiquiti XR5 e Antenas Hiperlink
    32.5DBI 5.8GHZ HG5833D trabalhando em NStreme Dual daria
    banda garantida ????
    Gostaria muito da Opnião dos amigos pq tenho que investir em
    um equipamento que de essa banda, mais tambem não posso
    gastar essa grana apenas para testar, então gostaria de saber
    se realmente alguem já conseguiu essa banda em 11KM.
    Obrigado a Todos

  2. #2

    Padrão

    1500 metros com EMP-8602 e Zirok 60 cm, NsStreme, consegui 30 mega, 15 full, ping 1ms, sinal -44. Acredito que você deve conseguir com dual NSStreme e XR5 sim.

  3. #3

    Padrão

    Josue Guedes,
    Tente atenuar o seus cartões, provavelmente vais conseguir mais troughput.
    Sinal de -44 no caso do 8602 já indica saturação do receptor.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mauriciotelecom Ver Post
    Josue Guedes,
    Tente atenuar o seus cartões, provavelmente vais conseguir mais troughput.
    Sinal de -44 no caso do 8602 já indica saturação do receptor.
    Ué, é mesmo, a potência está como default, vou fazer testes então.

  5. #5

    Padrão

    Opa .......Boa tarde.

    Bom ja vi isso funcionando sim, teve um cliente meu do PARA que chegou a fechar 39 megas full com 9 km de distancia com BR 600+XR5 fazendo Nstreme com antenas plutonPTX26 de 30 dbi ficou showw de bola, comprou os equipamentos aqui comigo, se precisar tenho o contato do tecnico que fez a instalação para o meu cliente.

    Espero ter ajudado.....té mais

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por candidoamex Ver Post
    Opa .......Boa tarde.

    Bom ja vi isso funcionando sim, teve um cliente meu do PARA que chegou a fechar 39 megas full com 9 km de distancia com BR 600+XR5 fazendo Nstreme com antenas plutonPTX26 de 30 dbi ficou showw de bola, comprou os equipamentos aqui comigo, se precisar tenho o contato do tecnico que fez a instalação para o meu cliente.

    Espero ter ajudado.....té mais
    Essa pluton é aquela com 2 antenas integradas? Quanto custa?

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Essa pluton é aquela com 2 antenas integradas? Quanto custa?

    Bom Seria o seguinte:

    Nos 2 pontos do ponto a ponto, colocar 1 BR 600 com 2 cartoes XR5 e duas antenas de 30 DBI PLUTON fazendo Tx e Rx,

    Um lado do ponto a ponto mandando sinal e o outro recebendo.

    Bom a antena pluton esta saindo por R$ 414,00 a unidade.]

    Usando um total de Equipamentos = 2 BR 600 + 04 Cartoes XR5 + 4 antenas pluton + cabos LMR ou cell flex + caixas hermeticas fonte e pigs para os cartoes.

  8. #8

    Padrão Largura de Banda

    Olá amigo

    O seu problema na verdade é um tanto delicado, porém, solucionável com toda certeza.

    Rede Wi-Fi não é fuill-duplex, então entendemos que se tem 30 Mbps de banda real é algo totalmente no limite porém Half-duplex.

    Trabalhando em 5.8 aos 11 Km é tranquilamente possível vc atingir esta velocidade, porém é preciso verificar o nível de ruído exato que tem, qualidade de antena, cabos, conectores, etc. , e sair de qualquer dificuldade possível no espectro.

    Em 5.8 modo simples de operação e de preferência com sentido de tráfego não orientado, vc vai atingir no máximo estes 30 Mbps pois esta é uma caracterisitica da radio-frequencia baixa ( 5.8 Wi-Fi )

    Para ter algo nesta faixa garantido é somente com rádios digitais ou trabalhar com frequenicas elevadas ( fora da faixa livre ) mas entendo que o caso seja economia então como o colega acima sugeriu, o NS funciona mto bem, ai sim vc teria uma banda de 30 para Tx e outra para Rx ( full-duplex )

    Em meus treinamentos procuro sempre focar este evento de half e full das bandas Wi pois são o problema de quase todos os links profissionais.

    Sugiro que leia bastante sobre Nstreme e faça esta aplicação em sua rede para ter uma banda full ( isto não significa que vc terá 60 Mbps mas sim uma banda de 30 full )


    Abraços a todos

  9. #9

    Padrão

    Eu iria de Canopy BH60...

    Nunca usei os XR5.

    O ultimo enlace monstro desses que "participei" foi com rádios gigacom de 8ghz e 18ghz.. mas era pra 150full, o que foge a seu orçamento e necessidade.

    Os canopy podem ser caro agora, em torno de 7.000 doláres cada um, mas é uma tranquilidade só.

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por candidoamex Ver Post
    Bom Seria o seguinte:

    Nos 2 pontos do ponto a ponto, colocar 1 BR 600 com 2 cartoes XR5 e duas antenas de 30 DBI PLUTON fazendo Tx e Rx,

    Um lado do ponto a ponto mandando sinal e o outro recebendo.

    Bom a antena pluton esta saindo por R$ 414,00 a unidade.]

    Usando um total de Equipamentos = 2 BR 600 + 04 Cartoes XR5 + 4 antenas pluton + cabos LMR ou cell flex + caixas hermeticas fonte e pigs para os cartoes.
    Eu acho que assim deve fechar com qualidade também.

  11. #11

    Padrão

    É possivel, dependerá do rádio e do acoplamento.
    Faça um bom acoplamento rádio/cabo/antena, para que a potência do rádio não se transforme em calor. Isso se faz variando a impedância do cabo coaxial. Tal procedimento, diminui o ruido presente. As consequencias serão menor perda de pacotes e maior velocidade de processamento.